O mundo está mudando e, com ele, a educação também! A dinâmica em sala de aula mudou muito nas últimas décadas e, hoje, inovação é uma das palavras-chave para que os estudantes possam ter uma ótima experiência em classe e, assim, aprender de maneira realmente eficiente.

Uma dessas novidades é o uso da programação na escola, uma iniciativa que tem ganhado muitos adeptos ao redor do mundo. Além de favorecer o contato dos estudantes com recursos digitais desde cedo, essa estratégia ajuda muito no desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e descubra quais são os benefícios e detalhes da implementação da programação na educação. Vamos lá!

Como funciona o ensino de programação nas escolas?

O uso da tecnologia nas salas de aula é uma tendência que atrai cada vez mais instituições. E não é para menos: ela traz, afinal, uma série de vantagens para a educação. Mas, afinal, como funciona o ensino da programação no Ensino Fundamental?

A programação é uma área do estudo que utiliza recursos computacionais em sala de aula. Com ela, os alunos podem criar programas, jogos, sites e muito mais e, nesse processo, aprender conceitos de Matemática, Biologia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia e todas as outras disciplinas da BNCC (Base Nacional Curricular Comum).

Na prática, o aprendizado da programação pode ser feito em aulas específicas ou nos tempos das demais disciplinas. Tudo dependerá da metodologia aplicada na escola. O que importa, no entanto, é não deixar de investir na transformação digital e começar a adaptação da sua instituição o quanto antes!

Quais são os benefícios do uso da programação na escola?

Agora, você vai ver quais são os principais benefícios da aplicação da programação no dia a dia escolar. Confira!

Facilita a aprendizagem de diversas disciplinas

Uma das principais vantagens do uso da tecnologia na educação infantil e de adolescentes é, sem dúvidas, a sua multidisciplinaridade, ou seja, a capacidade de ensinar muitos conceitos simultaneamente.

Além disso, com a implementação de estratégias como a programação, é possível trabalhar assuntos diversos de uma maneira leve, divertida e que dialogue com o dia a dia dos estudantes, aproximando-os do aprendizado.

Cria uma familiaridade do aluno com o mundo digital

No mundo de hoje, alfabetizar os alunos em Língua Portuguesa e, até mesmo, ensiná-los o básico de outros idiomas, não é o bastante. É preciso, também, trabalhar na alfabetização do âmbito on-line.

O letramento digital deve ser visto como uma das prioridades para a educação do século XXI. Afinal, esses estudantes se formarão frente a um mercado competitivo e com uso massivo de estratégias digitais.

Prepara o estudante para o mercado de trabalho

Ainda falando sobre o mercado de trabalho, é importante ressaltar que, cada vez mais, empregadores buscam profissionais com conhecimento de recursos digitais. Imagine, então, já sair da escola com uma boa bagagem, que contribuirá para a conquista de melhores colocações de emprego?

Com aulas voltadas para o âmbito da tecnologia, isso é possível. Portanto, podemos dizer que o aprofundamento em programação é um incrível diferencial competitivo para colaboradores de todas as áreas. O futuro é digital!

Trabalha competências importantes para a qualificação profissional

Outra vantagem do uso da programação nas escolas é a sua capacidade de trabalhar competências socioemocionais e habilidades essenciais para o mercado de trabalho e para a vida do estudante.

Alguns exemplos são raciocínio lógico, trabalho em equipe, criatividade, resolução de problemas, autoconfiança, habilidade de leitura e escrita, entre outros. É, portanto, uma atividade muito completa!

Promove um maior engajamento da classe

O uso da programação e a implementação de outras tecnologias, como as técnicas de gamificação, tem um efeito positivo direto sobre o engajamento da classe nos estudos. O que acontece é que muitos estudantes se sentem “entediados” com o ensino tradicional, que acaba não sendo muito estimulante para algumas pessoas.

Com a tecnologia, algo que se aproxima mais da rotina e dos hobbies dos alunos, fica muito mais fácil captar a sua atenção e obter resposta e engajamento.

Melhora o desempenho dos alunos em sala de aula

O rendimento escolar também é beneficiado pela implementação da programação na educação. A assimilação dos conteúdos com o aprendizado digital tem se mostrado muito satisfatória, fazendo com que cada vez mais estudantes se saiam bem em matérias comuns do currículo.

Isso acontece por conta do interesse dos estudantes, que cresce com a implementação de recursos digitais na educação, e também da inclusão desse recurso, que atinge positivamente estudantes com diferentes características.

Inclui diferentes tipos de inteligência

Uma das razões para a sensação de “tédio” observada por alguns estudantes com o ensino tradicional é a existência de diferentes tipos de inteligência. Há alunos, por exemplo, que aprendem mais a partir da realização de leituras. Outros, escutando o professor falar.

Tem, ainda, os que se beneficiam com o uso de recursos visuais ou sonoros. Cada pessoa é completamente única, e a programação traz um pouco de cada um desses elementos, sendo bem inclusiva.

Como implementar o ensino de programação em uma escola?

Gostou de saber todos os benefícios da implementação da transformação digital nas escolas? Agora, é hora de entender o caminho ideal para superar os desafios desse processo e fazer uma transição tranquila e adequada na metodologia da sua instituição.

A principal dica é: conte com ajuda especializada. O auxílio de uma equipe preparada e capacitada fará toda a diferença nesse processo, com a consultoria de quem realmente entende do assunto.

A Conexia Educação, por exemplo, conta com especialistas que promovem a capacitação de toda a sua equipe de forma mais eficiente. Você saberá exatamente o que precisa ser adaptado em sua instituição para que toda a implementação ocorra sem erros.

Para o ensino da ciência da computação e programação para crianças de 6 a 12 anos, a marca conta com a Ubbu, uma plataforma on-line que tem o intuito de desenvolver os jovens e ensinar conhecimentos lógicos, estratégicos e de resolução de problemas. São atividades que promovem o desenvolvimento infantil e os preparam para o futuro tecnológico que os aguarda.

O que achou de conhecer mais sobre a implementação da programação na escola? Agora que você já sabe como fazer isso e quais são os benefícios dessa prática, não perca tempo e considere o investimento nesse tipo de inovação!

Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e, assim, fazer com que pais e educadores tenham conhecimento dessa iniciativa tão benéfica para a educação como um todo.