Durante o período de aprendizagem na escola, seja ela presencial ou a distância, tem um componente que é essencial para verificar se o caminho adotado está gerando bons resultados com os alunos – a avaliação. Com o distanciamento social e o início das atividades remotas, os educadores se questionam sobre como avaliar a performance dos estudantes, dentro da legislação.
“É preciso ter a segurança de que a jornada que a escola está seguindo com os alunos está sendo bem-sucedida, e a avaliação faz parte desse momento. Caso contrário, teremos uma ‘miopia’ nesse processo e não será possível fazer ajustes no meio do caminho, se necessário”, afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.
A avaliação deve acontecer em três etapas: a coleta de dados, a manipulação dessas evidências e, a partir dessas informações, a realização da intervenção. Este momento é essencial tanto para dar uma percepção para a família sobre o trabalho que está sendo realizado pela escola, quanto para conduzir o processo de aprendizagem.
Regulamentação
Rafaela Beleboni, gerente de avaliações e indicadores de aprendizagem da Conexia Educação, explica que cada estado brasileiro está adotando um dispositivo legal para regulamentar a realização das avaliações em casa. No entanto, alerta que é fundamental registrar, de modo pormenorizado, as atividades realizadas, os conteúdos ministrados e as avaliações aplicadas, para que essas práticas possam servir como comprovação de compensação de ausência ou cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, entre outras legislações.
“Lembra do diário de classe que todo mundo tem – seja impresso ou digital? Ele é um documento que você coloca o conteúdo ministrado, a data, o objetivo de aprendizagem, faz os registros sobre a evolução e frequência dos alunos, entre outros. De algum modo, isso precisa continuar existindo para computar a questão da frequência, que faz parte da verificação da aprendizagem”, comenta. A especialista ainda lembra sobre a importância de atualizar o regimento de cada escola para contemplar e se adequar às plataformas de avaliação que serão utilizadas neste período.
Como fazer avaliações a distância
Neste momento de aprendizagem a distância, Beleboni afirma que, obrigatoriamente, a escola deve adotar uma avaliação com consulta, e tanto o envio da atividade quanto as respostas do aluno deverão ser realizadas de forma online. “O cuidado na elaboração deste instrumento de coleta é absolutamente necessário para o dado ser confiável e a intervenção do professor ser pedagogicamente positiva. Então, neste momento, a dica é: se você quer acompanhar a aprendizagem do aluno, qual é o objetivo que antecede a elaboração da sua avaliação? É que ele localize a informação explícita ou que aplique, contextualize, relacione, compare e descreva?”, explica.
A especialista ainda afirma que o nível de complexidade de uma comparação, por exemplo, é maior do que uma identificação sobre o que é um determinado assunto. Essa elaboração, inclusive para convencer os pais de que tem validade, precisa estar pautada também na escolha cognitiva dos verbos que serão utilizados na composição dessas questões, por exemplo.
Envolva a família neste processo
Para que as avaliações tenham bons resultados, é fundamental que as famílias também estejam envolvidas nesse processo.A transparência é a palavra-chave nesse momento, no sentido de esclarecer para os pais que avaliar não é só coletar dados, e que é fundamental que eles deixem os filhos errarem para que a escola possa fazer a devida intervenção”, afirma Rafaela Beleboni.
Além disso, a especialista explica que a escola vai ganhar credibilidade se ela explicitar a legislação de forma simplificada, se a avaliação estiver bem feita e se a instituição apontar as alternativas que também serão adotadas durante este processo, como mandar um calendário dos simulados que serão aplicados quando retornarem as aulas presenciais.
 
Conexia Educação
A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Rede AZ, Pueri Bilíngue, Múltiplo Escolas em Rede, High Five Bilingual School e My Life Educação Socioemocional. Saiba mais: www.conexia.com.br