No atual momento da educação, o principal ponto de discussão entre as escolas e as famílias é se a aprendizagem a distância, por meio da tecnologia, será capaz de suprir a demanda do ensino presencial. Dentro deste contexto, também surge a dúvida sobre quais elementos as instituições educacionais devem dominar para fazer com que essa modalidade seja efetiva para os seus alunos.
De acordo com Diego Volpe, diretor de inovação e soluções digitais da Conexia Educação, a tecnologia é apenas o meio para que haja entrega de conteúdo e comunicação com excelência entre a escola e a família. No entanto, o especialista afirma que o principal desafio das aulas a distância é cultural, pois não basta replicar o modelo presencial no mundo virtual.
“Em um cenário comum, o processo de implantação da tecnologia nas escolas seria dividido em fases, mas nos deparamos com essa crise. Por essa razão, tentar trazer muita coisa ao mesmo tempo também pode ser ruim. A nossa recomendação é simplificar, fazer o que funciona, manter um relacionamento constante com as famílias e os alunos. A partir disso, é o momento de aprender com esse processo e evoluir as soluções que são adotadas”, explica.
Neste momento, como lidar com os pais que são resistentes ao digital?
Durante o processo de mudança cultural, o medo do novo pode ser considerado uma barreira. Para reduzi-lo, Reginaldo Gotardo, diretor de tecnologia educacional e inteligência artificial da Conexia Educação, afirma que é preciso muita comunicação e instrução para as famílias.
“Os próprios pais foram pegos de surpresa nesse movimento, mas, ao mesmo tempo, a gente já vinha em um momento de transformação, em que as famílias estavam começando a aceitar que o filho necessita de tecnologia para estudar, e que os responsáveis precisam remover as barreiras para o aluno colocar o aprendizado em prática. O game que o filho está jogando, por exemplo, não é necessariamente um passatempo, pois tem todo um embasamento pedagógico junto com a atividade”, comenta.
Para o especialista, dois aspectos são fundamentais para que as escolas consigam explicar essa transição aos pais. O primeiro é envolver a família e deixar claro quais são os momentos de interação online que o aluno terá durante a aprendizagem a distância. Por exemplo, se terá aulas ao vivo, em quais dias da semana e horários.
O segundo ponto é que, para fazer isso com os pais, será necessário ter uma comunicação efetiva, por meio de uma ferramenta padrão. “O importante é que a escola estabeleça um único canal, preferencialmente um por turma. Entre as opções estão as agendas digitais e os aplicativos como WhatsApp e Telegram. Além de fazer esse setup com as famílias, é preciso ter um canal rápido de comunicação com elas, para que os educadores consigam dizer, no momento adequado, como remover as barreiras para o filho estudar”, afirma.
Tecnologias para simplificar esse processo
De acordo com Gotardo, as escolas devem adotar um “kit mínimo” para a aprendizagem a distância, pautado em três pilares: comunicação, conteúdo/rotina e registro de evidências. Para as escolas que não contam com plataformas de agenda digital e gestão de aprendizagem, como as disponibilizadas pela Conexia Educação, o profissional apontou quais podem ser utilizadas neste momento.
Para a comunicação efetiva entre a escola e a família, o especialista indicou o uso de ferramentas como o WhatsApp e o Telegram. O segundo pilar, de conteúdo e rotina, é como a instituição vai disponibilizar para os seus alunos a transformação do seu processo de ensino-aprendizagem para o ambiente remoto. “Uma dica de ferramenta aberta, dentre várias, é o Google Docs, que pode ser utilizado para compartilhar links de materiais, incluindo dos vídeos que você gravar no YouTube”, afirma.
O último tópico é a parte do registro de evidências. “De alguma maneira é preciso ter registros de que os alunos estão participando das atividades, colaborando entre si, resolvendo os exercícios… Ter um feedback disso é fundamental para avaliar, interpretar e gerar resultados. Uma sugestão de ferramenta aberta é o Google Forms, que você pode montar um formulário com exercícios e solicitar para os alunos entregarem os arquivos”, completa.
Diego Volpe, diretor de inovação e soluções digitais, também alerta que, por meio dessas evidências, será possível mostrar relevância para as famílias, principalmente em um momento que elas discutem a diminuição da mensalidade. “Trazer a tecnologia para a coleta de evidências e avaliação, e mostrar isso rapidamente para as famílias, pode ser um ponto de diferenciação nesse momento”, conclui.

Conexia Educação
A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Rede AZ, Pueri Bilíngue, Múltiplo Escolas em Rede, High Five Bilingual School e My Life Educação Socioemocional. Saiba mais: www.conexia.com.br