Você já parou para pensar como os recursos didáticos digitais podem revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos? Em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia oferece ferramentas que vão muito além dos métodos tradicionais de ensino.

Ao explorar o cenário educacional atual, encontramos uma variedade de recursos digitais destinados a potencializar a aprendizagem. 

Agora, imagine como seria proporcionar uma educação inovadora e de qualidade, alinhada às necessidades da nova geração de alunos. 

Como gestor pedagógico ou professor, você pode estar se perguntando por onde começar. Neste post, você conhecerá 5 opções para implementar na sua escola ainda em 2024. Confira! 

O que são recursos didáticos digitais? 

O professor utiliza várias ferramentas para o ensino e desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, como os livros físicos. Ao longo dos últimos anos, eles estão dando lugar aos recursos didáticos digitais.

De maneira geral, são conteúdos, ferramentas, plataformas e equipamentos digitais com finalidade pedagógica, que potencializam a aprendizagem. Eles podem ser utilizados em diversos contextos educacionais, desde a Educação Básica até o Ensino Superior.

As vantagens incluem:

  • acessibilidade: podem ser acessados de qualquer lugar com internet, levando a aprendizagem para além da sala de aula. 
  • interatividade: permitem que os alunos interajam com os conteúdos de forma mais ativa, estimulando o aprendizado significativo.
  • personalização: eles podem ser personalizados, de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.

5 recursos didáticos digitais para sua escola

Dos mais simples até os mais completos, sua escola pode potencializar ainda mais a aprendizagem, aumentando os resultados da sua instituição e dos seus alunos. Confira! 

  1. Plataforma Integrada MEC

A Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais (PIRD) é um espaço virtual oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) para professores, gestores escolares e alunos da Educação Básica. Ela reúne diversos recursos, como vídeos, animações, jogos, simuladores, entre outros.

A PIRD pode ajudar professores a encontrarem conteúdos digitais que se encaixam aos objetivos das aulas. Ela oferece recursos para todos os níveis de ensino e áreas do conhecimento. Todo o material está alinhado à BNCC.

Além disso, auxilia gestores a desenvolverem ações e projetos pedagógicos com recursos digitais. Ela oferece ferramentas para a colaboração e a troca de experiências entre os profissionais da educação.

  1. Videoaulas

A videoaula, uma adaptação do formato tradicional de aula para o meio audiovisual, pode ser gravada e compartilhada em plataformas como o YouTube ou transmitida ao vivo. Esse recurso didático digital é utilizado no Ensino à Distância (EAD), mas ganhou força como parte da comunicação e interação na educação durante a pandemia de Covid-19. 

Entretanto, é preciso reconhecer as diferenças nas interações e nos níveis de atenção dos alunos ao utilizar esse recurso. Opte por estratégias que capturem a atenção dos estudantes, como a adaptação de formatos das redes sociais. 

Além disso, a videoaula pode ser complementada com a sala de aula invertida, abordagem pedagógica na qual o aluno se dedica ao estudo prévio do conteúdo antes da aula, invertendo o papel do professor.

Ao colocar o estudante no centro do processo de construção do seu conhecimento, e ao buscar opções dinâmicas para ampliação do repertório linguístico, é possível proporcionar uma experiência educacional mais envolvente.

  1. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma online desenvolvida para fins educacionais, projetada para replicar uma sala de aula convencional no ambiente digital. Este recurso proporciona uma série de benefícios tanto para professores quanto para alunos.

No AVA, é possível compartilhar materiais educacionais, facilitando o acesso dos alunos a recursos relevantes. Além disso, a interação não é comprometida pela natureza digital, pois os ambientes virtuais possibilitam a comunicação em tempo real. 

Isso pode ocorrer por meio de aulas síncronas, que promovem a interação imediata entre professores e alunos, ou por fóruns e bate-papos, que viabilizam a troca de mensagens e discussões colaborativas.

Diversas instituições de ensino têm adotado ambientes virtuais de aprendizagem para aprimorar a experiência educacional. Na Educação Básica, essa ferramenta pode ser integrada de maneira complementar à aprendizagem híbrida.

  1. Jogos educativos on-line

Os videogames já fazem parte do cotidiano de crianças e adolescentes e, quando utilizados de forma estratégica, podem ser recursos didáticos digitais eficazes, proporcionando uma abordagem inovadora para o processo de aprendizagem.

Para que esses jogos sejam realmente úteis, a escola precisa escolher aqueles apropriados para a idade de cada aluno. É importante focar em jogos que incentivem a colaboração entre os estudantes, em vez de jogos que cada um joga sozinho. 

Também dá para adaptar o que é ensinado na escola e transformar isso em um jogo, por meio da gamificação. Os jogos digitais permitem integrar elementos lúdicos ao processo educacional, transformando o ambiente de aprendizagem em uma experiência interativa.

  1. Plataforma AZ

A Plataforma AZ, marca da Conexia Educação, é uma solução educacional completa, que integra todos os recursos impressos e digitais, para a melhor utilização em sala de aula. Além de ser de fácil utilização, tanto por alunos quanto por professores. Algumas funções incluem:

  • conteúdos alinhados à BNCC, Itinerários Formativos, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com os principais vestibulares;
  • módulo de comunicação on-line entre escola e família;
  • dashboard de performance acadêmica para análise de resultados;
  • plataforma digital de correção de redação;
  • trilha personalizada de estudos, de acordo com a carreira e a universidade dos sonhos dos alunos do Ensino Médio;
  • mais de 240 mil itens no banco de questões para os professores produzirem atividades personalizadas;
  • mais de 52 mil videoaulas e vídeos de resolução para os estudantes;
  • instrumentos avaliativos para utilização tanto on-line quanto presencial.

Este é o momento ideal para planejar uma educação inovadora e de qualidade para a sua escola. Entenda como a Plataforma AZ pode transformar a experiência de aprendizagem dos seus alunos, preparando-os para os desafios do futuro.

>>> Entre em contato conosco para obter mais informações sobre como utilizar o AZ em sua instituição. Juntos, podemos criar um ambiente educacional mais dinâmico e eficaz, garantindo os melhores resultados para a sua escola e para os seus alunos.