Em meio aos desafios da pandemia, os diretores, professores e famílias buscam novas alternativas para darem continuidade aos estudos com as aulas remotas e híbridas na educação infantil. Por isso, é relevante planejar tanto as atividades síncronas (ao vivo) quanto assíncronas (gravadas).

Assim, vamos contextualizar e trazer os principais desafios da situação diante do isolamento social para que as crianças não percam o aprendizado e nem mesmo o ano letivo. Afinal, a fase da educação básica é importante para o desenvolvimento integral delas em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.

Sendo assim, confira a seguir como driblar as adversidades para obter bons resultados na aprendizagem remota.  

Qual a importância das atividades remotas para a educação infantil?  

As atividades remotas são relevantes para que o processo de aprendizagem não seja prejudicado devido à pandemia do coronavírus. Assim, por meio delas, os professores estimulam o desenvolvimento e engajamento dos alunos.  

No entanto, podem existir dificuldades neste momento de mudanças e adaptação, principalmente para as crianças. Com isso, os docentes necessitam orientar as tarefas tanto para os alunos quanto para os pais, que auxiliarão os menores.  

Diante disso, o Conselho Nacional de Educação e o Ministério da Educação e Cultura (MEC) criaram diretrizes para nortear os processos à distância para a educação infantil. Nelas, constam orientações e sugestões de boas práticas para qualquer fase da aprendizagem.

É fundamental que os gestores escolares aproximem os docentes das famílias com trabalhos que os pais possam fazer com as crianças. Para isso, promova roteiros práticos e estruturados para que o pai ou a mãe sejam mediadores e os alunos consigam resolver as atividades.   

Dessa maneira, invista em interações lúdicas, criativas e orientadas, mostrando que há outras formas de aprender além dos livros. A tecnologia é uma grande aliada neste processo. Por meio da gamificação, por exemplo, a aprendizagem pode ser mais divertida, além de gerar dados fundamentais para que o educador faça o acompanhamento individual dos estudantes. Com essas plataformas, a família também tem a oportunidade de participar da educação dos filhos e ser uma aliada da escola.  

Em conjunto com os pais e responsáveis, as instituições conseguem superar os desafios e evoluir com essas transformações. Nesse sentido, as escolas têm o papel de orientar as famílias para que a aprendizagem ocorra de maneira leve e com os melhores resultados.

Consequentemente, se fortalecem perante a sociedade devido à ajuda de todos. Enquanto, oferece suporte e conteúdo, a família proporciona atenção, dedicação e carinho às crianças.  

Quais são os desafios das aulas remotas na educação infantil?  

Uma das principais preocupações dos professores nas aulas remotas da educação infantil é em relação ao suporte para os estudantes no momento das aulas. No entanto, outros desafios também merecem atenção. Confira.

Concentração  

É fundamental que os professores se mantenham antenados em assuntos relativos a tecnologias, desenhos, músicas e jogos que chamem a atenção dos pequenos. A fim de criar atividades interessantes e que atraiam os alunos para as aulas remotas.  

Fixação do conteúdo  

Mais uma adversidade é prender a atenção dos alunos nas aulas gravadas, pois elas são importantes para a fixação dos conteúdos. Logo, os pais devem mostrar os vídeos quando os estudantes estiverem dispostos e atentos para obterem rendimento. Igualmente importante são as aulas ao vivo, que permitem a socialização e a interação dos pequenos com seus colegas. Portanto, intercale as duas maneiras para melhores resultados.  

Equilíbrio na rotina  

Escolas, professores, alunos e famílias foram pegos de surpresa com as aulas remotas em meio à pandemia de Covid-19. Assim, tiveram que se preparar para darem continuidade a aprendizagem.   

Além de enfrentarem a perda de interatividade com amigos e docentes, os alunos precisam equilibrar as atividades com a rotina dos pais, que também estão em home office, na maioria dos casos.

Como superar os desafios e usar a tecnologia a favor da educação?  

Nas aulas remotas da educação infantil, os envolvidos devem se reinventar. Para isso, precisam ter novas ideias diariamente para trabalhar com as crianças, inclusive por estarem privadas do convívio escolar. Nesses primeiros anos, a socialização no ambiente escolar é saudável para o desenvolvimento e a interação delas.  

Sendo assim, os profissionais podem utilizar diversos tipos de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras em celulares, tablets ou computadores, para instigar os pequenos aos estudos.

Avanço da tecnologia

A transformação digital da educação já era uma realidade, mas foi antecipada em mais de cinco anos – em razão da pandemia. Logo, a tecnologia é primordial nesse processo, sobretudo para a nova geração, que – praticamente – já nasce conectada. Por isso, a escola de educação infantil precisa estar atualizada quanto às novas ferramentas e suas formas de uso.  

Assim, aplicada corretamente, ela potencializa a comunicação com os alunos, bem como, pode torná-la mais divertida e lúdica, por meio de jogos digitais e outras diversas ferramentas como videos, músicas, visitas a museus virtuais, plataformas de aprendizagem, etc.

Também, estimule a coordenação motora fazendo as crianças imitarem gestos, dançarem, cantarem e muito mais. Aliás, podem ser empregados jogos e histórias infantis on-line para os pequenos estimularem a criatividade. Essa modernidade os atrai e gera interatividade.  

Tendências do mundo infantil  

Além de colocar em prática as tecnologias educacionais, é essencial que gestores e professores se mantenham inteirados quanto às tendências de aprendizagem e gostos dos alunos. Por exemplo, desenhos favoritos, músicas mais ouvidas, games mais jogados e assim por diante.   

Isso proporciona proximidade e facilidade para desenvolverem atividades para eles, bem como, lidarem com os conflitos que podem surgir. Esses detalhes diários ajudam diretores e docentes a realizarem atividades diferenciadas e dentro do universo das crianças. Nesse sentido, busquem ainda conversar com os pais.  

Qualidade dos serviços  

Para manter a qualidade dos serviços na educação infantil é necessário investir na capacitação da equipe para a melhor entrega aos alunos e no uso de metodologias inovadoras para uma aprendizagem mais efetiva. Aliás, é fundamental manter a comunicação com as famílias, principalmente nas aulas remotas.

Crie um blog e compartilhe os conteúdos

Os blogs são boas fontes para ativar a criatividade, fazer compartilhamento e ter discussões sobre determinados conteúdos. Visto que, provocam reflexão pessoal e social de interesse individual, de grupo e relativos a humanidade. Na Educação Infantil, você pode utilizá-lo para informar e engajar as famílias sobre os temas que envolvem a educação remota e, assim, orientá-los para que os alunos tenham uma aprendizagem mais efetiva e colaborativa.

Utilize jogos para engajar os alunos

Os jogos digitais motivam os estudantes durante sua aprendizagem e criam situações-problemas que possibilitam o desenvolvimento do conhecimento, das competências e habilidades. Por isso, busque aqueles que tem relação com as matérias dadas para ajudar no raciocínio-lógico.

Quais são as principais atividades remotas para educação infantil?  

Inúmeras escolas têm produzido material audiovisual com atividades lúdicas, de modo que possam ser aplicadas em casa usando objetos comuns. Afinal, não adianta propor algo sem que os responsáveis e os alunos tenham condições de fazerem. É essencial que essas tarefas sejam fruto do conhecimento e assertividade pedagógica, sem precisar que os pais comprem qualquer material.  

Tarefas divertidas  

Antes dos docentes solicitarem uma tarefa aos estudantes, em casa, é preciso que eles considerem a realidade das famílias. Ao mesmo tempo, é fundamental usar a imaginação. Visto que duas cadeiras e uma coberta podem virar barco, cabana, avião ou tenda.   

Ademais, nas casas existem vários elementos que podem ser empregados nas brincadeiras, até materiais descartáveis se transformam em algo divertido usando a imaginação. Por isso, pensem nos artigos que as crianças possam ter na residência, como caixas de papelão, brinquedos simples, folhas sulfite, objetos e móveis comuns.  

Coordenação motora  

Os alunos infantis necessitam desenvolver a coordenação motora fina. Para isso, crie jogos de desenhos, pinturas, escritas, artesanatos, massinhas, fios, barbantes, dobraduras. Dessa maneira, os movimentos das mãos se tornam determinantes para estimular competências nos pequenos.   

Gamificação  

A Liga das Corujinhas, por exemplo, é uma plataforma on-line da Conexia Educação que conta com centenas de jogos educativos, direcionados para a educação infantil e totalmente alinhados à Base Nacional Comum Curricular. Todas as atividades são integradas aos conteúdos abordados em sala de aula. Além disso, auxiliam no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, lógica-matemática, psicomotricidade e relações socioafetivas de forma lúdica e gamificada. Seu ambiente colaborativo contribui para a interação, a escuta, a observação, a autonomia, a empatia e os princípios éticos. 

Jogo de faz de conta  

Mais que uma brincadeira, é uma maneira de colocar a criatividade das crianças em ação, assumindo papéis de professor, chef de cozinha, jornalista, médico etc. Ela ajuda a desenvolver a fantasia, a socialização, as habilidades de linguagem, raciocínio lógico, personalidade e outros.  

Contação de histórias  

O que acha de propor um momento a pais e irmãos para contarem histórias? Além disso, aproveite para usar lanternas, lâmpadas, velas, tecidos e brincar de sombras.

Esses elementos deixam as brincadeiras animadas. Pegue livros, gibis, fábulas ou mesmo uma história que um integrante da casa conheça para estimular a capacidade de abstração dos pequenos e fortalecer os vínculos familiares.  Além disso, incorpore componentes tecnológicos ao momentos para reforçar o conhecimento e atrair as crianças.

Experiências científicas  

Sugira uma aula de ciência fazendo experiências como a do feijão. Assim, proponha aos pais que peguem um copo plástico, três grãos de feijão e algodão. Expliquem aos alunos o que vai acontecer e deixem eles acompanharem o crescimento dos brotos.  

Uso de redes sociais  

Descubra as redes sociais mais usadas pelos pais dos alunos para investir em estratégias de marketing direcionadas a eles, bem como, manter contato com os responsáveis, dar dicas e fidelizar a comunidade escolar existente. Não apenas isso, crie materiais educativos em blogs e compartilhe com os responsáveis, para que conheçam a empresa. Aliás, faça campanhas de marketing atrativas, transmitindo credibilidade, confiança e experiência.  

Vídeos interativos  

Grave pequenos vídeos com mensagens personalizadas para cada um dos alunos. Isso fará com que as crianças se sintam queridas e especiais fazendo com que tenham confiança para fazer as tarefas.   

Brincadeiras tradicionais e cantadas  

Os docentes podem sugerir algumas das brincadeiras abaixo explicando aos pais como devem ser empregadas. Todavia, é preciso considerar as limitações de cada casa, por isso opte pelas diversões mais simples, mas que atinjam os resultados desejados.

  • amarelinha;  
  • esconde-esconde;  
  • pega-pega;  
  • corda;  
  • cabra-cega;  
  • queimada;  
  • estátua;  
  • bolinha de sabão;  
  • corrida do saco;  
  • boca do forno;  
  • passa anel;  
  • batata quente;  
  • o cravo e a rosa;  
  • escravo de jó;  
  • peixe vivo;  
  • marcha soldado;  
  • ciranda, cirandinha;  
  • samba lelê;  
  • a galinha do vizinho;  
  • adoleta;   
  • pirulito que bate, bate.  

Receitas de comida  

Por meio da culinária, as crianças vão se encantar com o cheiro dos temperos, as cores dos alimentos e o preparo deles. Além disso, poderão aprender diferentes conceitos, além de desenvolver as habilidades motoras. Por exemplo, ao pesar os ingredientes, observarem as mudanças nas texturas dos alimentos, entre outros.

Também, aprenderão novas palavras com o vocabulário da cozinha, além de ter contato com outras culturas e origens dos alimentos. Aliás, exercitarão o trabalho em grupo, a capacidade de organização, a orientação e a paciência, bem como, terão consciência sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza.  

Como criar um plano de aula remota?  

A criatividade e a metodologia precisam caminhar juntas nesse tipo de aprendizagem para impactar favoravelmente os alunos e mantê-los participativos. Desse modo, veja como realizar um planejamento de aula remota.  

Defina o tema, os objetivos e os conteúdos da aula  

Inicialmente, desenvolva o tema, os objetivos e os conteúdos do plano de aula. No tema, o professor precisa selecionar aquele que esteja no plano determinado para o ano letivo, por exemplo, formas geométricas.  

Nele, devem ser inseridas as competências que o docente quer que sejam desenvolvidas, por exemplo, os alunos aprenderem a identificar diferentes formas, desenhar cada uma delas e outros. Já os conteúdos estarão subordinados aos anteriores: quadrado, triângulo, círculo etc.  

Estabeleça a duração da aula  

Para estabelecer a duração da aula é necessário considerar diferentes fatores. Entre eles estão o ano escolar e a idade para que os aprendizes possam fixar a matéria. No entanto, nas aulas remotas não é indicado que elas fiquem longas, pois eles podem perder o interesse e a concentração. Logo, poderá dividir o conteúdo em mais aulas para poder trabalhar melhor com os estudantes.  

Escolha os recursos didáticos  

Selecione os materiais e os recursos digitais que vão dar suporte ao professor e ajudar na construção do conhecimento. Inclusive, eles podem estimular a motivação e a atenção das crianças. Assim, podem ser empregados:  

  • computador;  
  • celular;  
  • tablet;  
  • videoaula;  
  • livros digitais;  
  • apresentação em slides;  
  • aplicativos e plataforma educacionais;  
  • visitas virtuais a museus e galerias de arte;
  • portais de conteúdos escolares;
  • podcasts;  
  • plataforma de aulas ao vivo;
  • entre outras ferramentas.

Defina a metodologia a ser aplicada  

Utilize, por exemplo, metodologias ativas para aulas mais dinâmicas e efetivas. Como resultado, ele conseguirá interação, participação e protagonismo do aluno. Visto que, a informação parte tanto do mestre quanto do aluno. Logo, é personalizado e inclusivo, por isso use uma aprendizagem baseada:  

  • em problemas;  
  • em projetos;  
  • entre pares;  
  • na mão na massa;  
  • aula dialogada;  
  • estudo de caso e do meio;  
  • gamificação ou ludicidade.  

Selecione o tipo de avaliação conforme o contexto remoto  

Nas avaliações, procure verificar a assimilação dos conteúdos pelos estudantes. Pois, isso servirá de diretriz para analisar suas próprias ações e ver se precisam de ajustes ou alterações. Sobretudo, se há necessidade de uma colaboração dos pais para que as crianças possam concluí-las. Para isso, use relatórios, solicitando que os responsáveis insiram o que têm observado no acompanhamento do aprendizado dos filhos.  

Também, use a gamificação como aliada na avaliação das crianças, visto que é possível monitorar o desempenho de forma individualizada e propor intervenções pedagógicas mais efetivas.

Por que o brincar é importante para o desenvolvimento infantil?  

Na etapa da educação básica é fundamental que haja brincadeiras, pois elas são oportunidades de desenvolvimento para os pequenos. Em virtude disso, eles aprendem, têm novas vivências com o mundo, encontram possibilidades, criam relações sociais e desenvolvem sua autonomia de ação e organização. Ou seja, exploram sentimentos e valores, bem como ampliam suas habilidades.  

Desse modo, você pode usar objetos estruturados e não estruturados. Com a brincadeira, cada criança faz sua exploração e sequência lúdica, além de compartilhar o ato de brincar. Pois, cada uma faz uma leitura do mundo e como lidam com ele, recriam, repensam e imitam.

Aliás, promove aspectos físicos, motores e cognitivos. A propósito, eles aprendem valores morais e sociais, para crescerem como pessoas sociáveis sabendo seu papel na sociedade.  

Assim, aprendem a escolher, exercitam a liberdade, se tornam observadoras e críticas. Por consequência, sabem enfrentar o mundo, manifestar seus desejos e expressar suas opiniões independentemente do lugar.  

Portanto, as brincadeiras contribuem para o crescimento infantil decisivamente. Uma vez que, com elas, os alunos coletam, selecionam, colecionam e constroem conhecimentos. Como também fazem reflexões, criam estratégias e independência e estimulam a criatividade.  

Afinal, tudo pode virar um brinquedo, como cano de PVC, toco de madeira, borracha, pratos e talheres de plástico, bambolê etc. Isso faz com que sua imaginação voe, dessa maneira, selecione os materiais por faixa etária e grupo. Não se esqueça de incluir a música e a contação de histórias para promover momentos de divertimento.  

Como manter o diálogo entre escola e família?  

A escola e a família precisam manter a prática do diálogo e do compartilhamento de responsabilidades, para caminharem juntas com a finalidade de uma complementar a outra. Buscando apoiar as ações pedagógicas em casa, fazendo a mediação tecnológica, entre outros, para que, quando retomar à normalidade, os alunos deem continuidade no ambiente escolar.  

Entretanto, instituições e docentes precisam entender que os pais não são professores. Por conseguinte, eles necessitam de um roteiro para as atividades a serem feitas em casa. Por isso, é fundamental enviar atividades simples e funcionais, mas que sejam dirigidas pedagogicamente para seu crescimento integral.  

Em resumo, as aulas remotas na educação infantil são pertinentes para que a criança não percam o contato com o ambiente escolar e nem mesmo fiquem isoladas do mundo externo. Sendo assim, é essencial encontrar os melhores caminhos para superar os desafios da pandemia e promover o aprendizado, seja de forma híbrida ou a distância.  

Por isso, queremos saber qual é a sua opinião sobre as aulas remotas na educação infantil. Deixe seu comentário e vamos debater sobre o tema.