Com a pandemia do coronavírus, as instituições de ensino tiveram que se reinventar para proporcionarem uma aprendizagem remota aos alunos. Afinal, como medida para conter a propagação da doença, as aulas presenciais foram suspensas em 2020.

Diante do isolamento social, a única alternativa foi investir no ensino à distância ou na aprendizagem remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online. No entanto, essas duas modalidades ainda causam dúvidas em algumas pessoas.

Por isso, trouxemos as diferenças entre elas para você entender como cada uma funciona e fazer a migração necessária em sua escola. Vamos lá?

O que é o ensino à distância?

A educação à distância (EAD) tem a finalidade da interação online e é uma estratégia de ensino mais duradoura. A experiência é desenvolvida e direcionada para aplicação na internet, o que demanda um planejamento detalhista e voltado aos meios digitais.

Na verdade, a EAD é famosa principalmente porque é oferecida por faculdades, universidades e cursos extracurriculares.

Nela, as aulas são 100% gravadas, algumas com videoconferência para esclarecer dúvidas. Seus cursos contam com tutores, para quem os alunos enviam e-mails explicando suas dificuldades, fazendo perguntas etc.

A princípio, os materiais são padronizados e feitos em larga escala para atenderem todo o seu público sempre da mesma maneira.

Por exemplo, quem finaliza um semestre estudará o mesmo material dos alunos que acabaram aquele período, pois não existe personalização por grupos.

Além disso, o calendário letivo sofre raras mudanças no cronograma. As avaliações seguem o mesmo esquema e são corrigidas em grandes proporções.

O que é a aprendizagem remota?

 A aprendizagem remota utiliza metodologias, interações e diferentes formatos de avaliação em relação às aulas tradicionais e presenciais, caso contrário, a aprendizagem poderá não ser efetiva. Em razão da pandemia, a interação entre alunos e professores teve que ocorrer a distância, fator que trouxe a possibilidade de continuar as atividades diante do isolamento social.

Nesta modalidade, a diferença é que as aulas são realizadas ao vivo, em dias e horários nos quais ocorreriam as presenciais, no entanto, também podem ser gravadas para os alunos revisitarem o conteúdo depois.  Todo o material é elaborado pelo professor da disciplina, sempre considerando a turma e respectivas necessidades.

Por meio dessa opção, os docentes e os estudantes interagem tirando suas dúvidas durante aquele período ou, ainda, por e-mail, WhatsApp, chat ou plataformas de aprendizagem.

Outra diferença é que nas aulas remotas as avaliações de aprendizagem são personalizadas conforme o conteúdo aprendido, mediante as condições dos professores e dos alunos.

Quais são as vantagens da aprendizagem remota?

O surgimento da Covid-19 levou as instituições de ensino a pensarem e agirem de maneira diferente do tradicional.

Em virtude da pandemia, elas buscaram estratégias digitais para que os estudantes tenham uma aprendizagem efetiva, assim como nas aulas presenciais. Como os jovens estão mergulhados em tecnologias, essa realidade foi natural para eles.

Os recursos digitais utilizados estimulam os alunos e os tornam protagonistas do processo de aprendizagem, no qual o professor atua como mediador dos conteúdos. O nível de atenção dos estudantes também é maior, fazendo com que a aula renda mais do que no tempo regular.

A seguir, veja outros benefícios que a educação remota proporciona.

1. Mais ferramentas para complementar o aprendizado

Ferramentas como imagens, vídeos, GIFs, gamificação e apps possibilitam mais interação porque os alunos percebem na prática a aplicação das disciplinas estudadas. É positivo tanto para eles como para professores, que reavaliam as metodologias aplicadas, além de visar a exploração de outras competências. Por exemplo, organização, proatividade, iniciativa etc.

2. Mais aproveitamento do tempo e do conteúdo

As aulas online acrescentam nos assuntos a serem abordados. Inclusive, os docentes podem utilizar ferramentas diversas para que o aluno absorva o conteúdo com facilidade e em um tempo menor. Gerando profundidade no conhecimento.

3. Mais flexibilidade e autonomia ao estudante

A aprendizagem remota estimula a autonomia do aluno porque ele tem independência para estudar o conteúdo oferecido.

Logo, há atitude proativa, crítica e engajada em seu processo de formação. Ele pode explorar o tema amplamente, tornando-se membro ativo da aprendizagem.

4. Mais participação ativa por meio da plataforma

Incentivar o estudante a ser agente ativo de sua educação é essencial, e essa é uma das vantagens da aprendizagem remota.

O modelo estimula o aluno a definir suas prioridades quanto ao conteúdo que estudará, podendo contar com ferramentas para reforçar os estudos.

5. Mais opções para tirar dúvidas

Por chats, WhatsApp, plataforma de aprendizagem e e-mail, os alunos tiram suas dúvidas com os professores em relação ao conteúdo dado. Isso pode ser feito durante a aula ou no contraturno. Aliás, há monitorias online cujo objetivo é garantir um maior entendimento das disciplinas.

Como esse modelo se torna parceiro em época de pandemia?

A aprendizagem remota é uma realidade devido ao coronavírus e tem gerado bons resultados com o engajamento do professor, do aluno e da família. Para isso, diretores, coordenadores e docentes precisaram desenvolver habilidades para envolverem mais os alunos na sala de aula virtual.

Na verdade, a adoção da tecnologia na educação antecipou uma tendência com o intuito de minimizar os efeitos negativos desse período turbulento que afetou o setor educacional. O cenário também trouxe à tona os grandes desafios de adaptação de todos os envolvidos.

Para o melhor resultado possível, gestores, educadores e familiares se uniram para minimizarem os impactos de aprendizagem dos alunos.

Por outro lado, a pandemia motivou o aperfeiçoamento das tecnologias na educação e o desenvolvimento de competências profissionais essenciais nos novos tempos.

Ela também promove uma aproximação maior da família com a escola, possibilitando que os pais conheçam mais de perto os professores de seus filhos, acompanhem a evolução do conhecimento deles e partilhem experiências. Essa parceria só traz benefícios.

Já imaginou quando voltarmos ao normal? Todos sairão ganhando, especialmente os estudantes. Para saber como, confira o artigo que explica que a pandemia antecipa em cinco anos a transformação digital na educação básica. Veja como isso tem ocorrido e o que está porvir.