A epidemia do coronavírus já atingiu 65 países e mais de 92,3 mil pessoas em todo o mundo. No dia 26 de fevereiro, a doença também chegou ao Brasil, com a confirmação do primeiro caso – um paciente que apresentou os sintomas e foi diagnosticado após voltar de uma viagem à Itália. O número de casos suspeitos também disparou e, por conta disso, algumas escolas estão preocupadas em como prevenir a transmissão da doença entre os seus alunos.
Confira os números atualizados do coronavírus, em tempo real.
O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias e o novo agente foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos diagnosticados são leves e os sintomas são similares a uma gripe comum (febre, tosse, coriza ou outro sintoma respiratório, como falta de ar). Caso os pais identifiquem esses sinais nas crianças, é necessário que procurem a avaliação de um profissional de saúde antes de frequentar a escola.
Baixe, gratuitamente, dicas e orientações para a prevenção do coronavírus na sua escola.
Proteja a sua escola
Neste período de epidemia, além da conscientização dos educadores, alunos e familiares, também é fundamental praticar ações de prevenção nas instituições escolares como orientar sobre a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool-gel 70%. A lavagem deve durar, no mínimo, 20 segundos, passando pela palma e o dorso da mão, entre os dedos e até o meio do antebraço.
Especialistas também orientam a manter as salas arejadas, com ventilação natural e evitar tocar a boca ou esfregar os olhos com as mãos, sem necessidade. Ao tossir ou espirrar, é necessário cobrir o nariz e a boca com a parte interna do braço dobrado ou então usar um lenço descartável. Após o uso, o lenço deve ser jogado fora e os braços, higienizados.
Pratique atividades ao ar livre
De acordo com os pesquisadores que fazem parte da força-tarefa do governo japonês criada para lidar com o surto do Covid-19, o risco de infecção será menor se as pessoas optarem por atividades realizadas ao ar livre ou que envolvam o mínimo possível de contato com outros indivíduos.
Conscientização é a palavra-chave
Os professores têm um papel fundamental na prevenção do coronavírus. Eles podem atuar, junto aos alunos, com dicas de higiene, cuidados e orientações sobre a doença para evitar a contaminação. Assim, os estudantes também se tornarão multiplicadores do conteúdo em suas comunidades.

Conexia Educação
A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas AZ Escolas em Rede, Pueri Bilíngue, Múltiplo e High Five Bilingual School. Saiba mais: www.conexia.com.br