Manter o otimismo, a sanidade mental e o equilíbrio psíquico, durante este período de pandemia do coronavírus, pode contribuir para a melhora do desempenho pessoal e profissional em meio ao distanciamento social, afirmou o professor Leandro Karnal, durante a estreia da live Educação #EmFamília, no canal da Conexia Educação, no YouTube.
Para o especialista, a população está diante de uma realidade que não gostaria, como a epidemia e a crise econômica, mas que deve agir da melhor maneira possível para superá-la. “É indispensável que, por exemplo, eu enfrente o estresse desse isolamento, a quebra de paradigma daquilo que eu fazia, e administre uma coisa diferente e muito desafiadora: ficar em casa trabalhando com filhos e, na maior parte das vezes, sem auxílio de funcionários”, conta.
Distanciamento social em família
Durante o isolamento social, é fundamental que a família tenha uma rotina em casa, incluindo a prática de exercícios, por exemplo. No entanto, não é preciso uma supervisão constante. “Nada de fazer tarefa pelos filhos, permitir que eles invertam o dia pela noite ou que eles passem o dia comendo, porque há um descontrole quando se está em casa. Mas, sim, trabalhar com a ideia de que eles têm o que fazer e que também é possível fazer coisas juntas, como ler e assistir uma série em conjunto”, explica.
Karnal alerta, no entanto, que para preservar a sanidade familiar, também é preciso ter um momento particular para as pessoas refletirem sozinhas. “Nós não estamos de férias, estamos isolados em casa pela preservação do bem maior, que é a vida. É muito importante esse equilíbrio para um novo momento”, completa.
Oportunidade em meio à crise
Pessoas capazes de se adaptarem ao novo cenário e responderem com rapidez às mudanças terão mais oportunidades em meio à crise. “Independentemente do que vier, estará melhor quem dominar o inglês, tiver maior capacidade de estudo autônomo, enfrentar melhor seu pânico pessoal, tiver mais resiliência e capacidade de estabelecer links com as pessoas, além de ser protagonista em relação ao seu corpo e a sua formação”, afirma Leandro Karnal.
Para o professor, este é um momento de muito aprendizado para as escolas, pais, alunos e profissionais da educação. “Vamos considerar essa chance como um enorme desafio, em meio as nossas imperfeições, para fazer o melhor possível”, finaliza.
Educação #EmFamília
Com foco em auxiliar as famílias e profissionais da educação a passarem por essa crise, a Conexia Educação realiza às quintas-feiras, às 17h, a live Educação #EmFamília. Especialistas em comportamento, saúde e bem-estar discutirão os principais temas de interesse dos pais e responsáveis, em meio a pandemia do coronavírus. Para acompanhar as lives gratuitas, é preciso acessar o canal da Conexia no Youtube, pelo link www.youtube.com.br/conexiaeducacao.
Conexia Educação
A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Rede AZ, Pueri Bilíngue, Múltiplo Escolas em Rede, High Five Bilingual School e My Life Educação Socioemocional. Saiba mais em www.conexia.com.br