Aprendizagem autônoma é a forma que o próprio aluno encontra de adquirir conhecimentos de maneira independente. É ele que administra suas ações e consegue perceber as melhores estratégias para buscar novos saberes e desenvolvê-los, com o objetivo de conquistar os resultados que o processo de aprendizagem pode oferecer ao aluno.

Quer compreender mais sobre como a aprendizagem autônoma pode acontecer no processamento de educação? Confira, ao ler este artigo até o final!

Veja como a tecnologia pode ajudar o aluno

Diante de inúmeras inovações que a TI (Tecnologia da Informação) tem disposto no mercado, ela se tornou, praticamente, o recurso mais utilizado no processo de aprendizagem. A transformação digital tem feito com que as aulas híbridas e on-line tivessem um cenário mais envolvente e permeado de ferramentas que tornam os momentos de estudo mais facilitados.

A acessibilidade que as tecnologias oferecem aos alunos ajuda na adaptação com atividades e no desenvolvimento de habilidades, sem a assistência presencial de um professor.

Essa autonomia instiga no aluno maior responsabilidade pelos estudos, abre espaço para ajudar a desvendar as curiosidades que tem em obter novas informações e desperta interesse por determinada área do conhecimento.

Quando o educando tem liberdade de trilhar caminhos que atendem às suas expectativas e aos quais ele se identifica, seus conhecimentos são intensificados. Desse modo, passa a ter foco para seguir em frente com mais determinação para chegar aos seus objetivos.

Conheça os benefícios de implementar recursos tecnológicos avançados na escola

É sabido que as tecnologias são grandes recursos no contexto escolar de alunos e professores. Instituições de ensino que estão atualizadas diante das inovações no mercado tecnológico têm maior probabilidade de se desenvolver como um todo.

Escolas que fazem escolhas adequadas de recursos metodológicos digitais altamente modernos podem impactar o processo de aprendizagem dos professores e dos alunos. As tecnologias chegaram, também, para quebrar alguns paradigmas e confirmar que, atualmente, os educadores já não são impositores de conhecimentos, e sim, mediadores.

Ao ter as novas tecnologias em suas mãos, os alunos se tornaram condutores dos seus estudos e aptos para prosseguir sem dependência dos professores. Veja alguns benefícios que a tecnologia pode facilitar para a aprendizagem autônoma:

  • os alunos podem apresentar sua redação por meio da plataforma e a correção e o resultado são em formato digital;
  • habilidades e competências são adquiridas por meio de gamificação;
  • os alunos tem a oportunidade de fazer avaliações por meios digitais, enviar e fazer as correções diretamente na plataforma.

Observe como a Conexia pode ajudar a promover a aprendizagem autônoma

A Conexia oferece diversas soluções para ajudar a escola na adaptação do aluno para a aprendizagem autônoma e para o mundo digital. Por ser um ecossistema de aprendizagem completo e integrado, dispõe de plataforma com diferentes ferramentas que atendem desde às séries iniciais até o ensino superior. Sua metodologia é totalmente digital.

As diversas marcas que ela contém dão possibilidade de atender a escolas de vários perfis de educação. Porém, todas são conduzidas a praticar os programas que levam o aluno a se engajar nos estudos e se tornar administrador do seu tempo e dos seus aprendizados.

Com isso, o ensino das diversas disciplinas pode ser estudado de forma diferenciada. A Conexia tem recursos que trabalham a habilidade de autonomia nos estudos por meio da personalização do aprendizado. Observe algumas soluções que a plataforma apresenta.

Plataforma AZ

A Plataforma AZ trabalha a aprendizagem dos alunos de forma individualizada e personalizada. As aulas podem ser aplicadas totalmente em formato on-line. Por meio digital, o estudante pode participar de inúmeras formas de aprendizado sem a presença do professor.

O programa oferece soluções multiplataformas que tornam o estudo dinâmico, baseadas na gestão PDCA (plan, do, check and act). É um método plenamente inovador que desperta habilidades específicas para formar cidadãos autônomos, não só para o estudo atual, mas também, para um futuro promissor. Conheça algumas funcionalidades:

  • super App AZ;
  • aulas ao vivo;
  • plataforma de redação;
  • conteúdo atualizado;
  • dashboard de performance acadêmica;
  • educação híbrida;
  • avaliações on-line.

Programa bilíngue (High Five)

O High Five é um programa que complementa o aprendizado dos alunos por meio da língua inglesa. Por serem aulas digitais, o jovem pode adquirir a autonomia dos seus estudos.

A Conexia entende que, quando o aluno recebe adicionais de conhecimento, sua gama de aprendizado e suas práticas de estudos o direcionam a melhores experiências e amadurecimento pessoal. Com o enriquecimento que as metodologias promovem aos alunos, eles têm grande chance de se destacar em diversas áreas laborais.

O programa bilíngue é aplicado desde a educação infantil, portanto, é nesse período que as crianças são despertadas a ter autonomia pelos seus estudos. Esses benefícios são trabalhados até os anos finais do ensino fundamental.

Programa My Life

O programa My Life tem foco nas competências socioemocionais dos alunos. A Conexia considera que ter as habilidades emocionais bem desenvolvidas e resolvidas é fundamental para tornar a estrutura psicológica forte e segura.

Essa segurança gera a aprendizagem autônoma, pois o aluno tem consigo a motivação pelos estudos e o incentivo de crescer por meio dos conhecimentos que ele conquista.

As habilidades socioemocionais são adquiridas, também, por meio da parceria pedagógica que a Conexia tem com o Instituto Ayrton Senna. O intuito do projeto é a construção de um projeto de vida saudável para os alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Como percebemos, a Conexia é uma plataforma completa para atender a todas as necessidades educacionais dos alunos e promover a aprendizagem autônoma. Por meios digitais inovadores, ela possibilita práticas administrativas estudantis independentes, e com isso, os alunos se tornam cidadãos bem preparados, com qualidades pessoais fortalecidas e com habilidades desenvolvidas para qualquer área profissional.

Gostou de conhecer algumas vantagens que a Conexia pode desenvolver na sua escola por meios digitais? Então, faça contato conosco! Vamos demonstrar com maiores detalhes as nossas metodologias modernas. É por meio delas que a sua escola vai se tornar referência em aprendizagem autônoma.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula