Estamos vivendo em uma era plenamente tecnológica, e com isso, a transformação digital tem tornado o setor educacional mais produtivo e personalizado. Além disso, o ambiente escolar passou a ter um cenário dinâmico, sobretudo no período de pandemia.

No atual cenário e, até mesmo no pós-pandemia, os recursos tecnológicos devem permanecer nas instituições, proporcionando uma aprendizagem mais colaborativa, engajadora e baseada em dados, para que professores e alunos estejam mais motivados neste processo.

Essa promoção tem causado impactos positivos nas escolas e na educação, como facilidade de acesso às aulas on-line, melhor comunicação entre professores, alunos e pais, e aulas mais interativas etc.

Continue a leitura e veja quais são os maiores desafios para inserção da transformação digital na sua escola. Boa leitura!

Atualização dos gestores educacionais

Há algum tempo a educação tem tomado um novo formato por consequência do avanço tecnológico e se intensificou no período de distanciamento social, provocado pelo novo coronavírus.

Em tempos modernos, os alunos praticamente já nascem conhecendo as inovações que surgem no mercado constantemente. Eles a utilizam no seu dia a dia para inúmeras atividades pessoais e escolares.

No entanto, para alguns gestores, aderir a essa nova realidade ainda é uma barreira. Lidar com as tecnologias ainda gera certo desconforto, até mesmo por não terem grande intimidade com elas.

Vale ressaltar que a inserção tecnológica em todo o processo educacional da escola, vai dar uma “nova roupagem” em âmbitos gerais e no que se refere ao ensino e aprendizagem. 

As ferramentas tecnológicas também serão importantes para realizar o planejamento, compartilhamento de materiais, sugestão de links para estudo, as aulas propriamente ditas, além de promover uma jornada de aprendizagem personalizada, de acordo com as necessidades de cada estudante, entre outros benefícios.

Mas, o que é a transformação digital da educação?

Para que os gestores possam ter uma visão diferente no que se refere a assuntos digitais, é imprescindível que eles compreendam o quanto a inovação tecnológica está ligada à alta performance e personalização da educação.

A transformação digital é o avanço que todos os setores sofreram, tornando o cliente o centro de todas as ações, promovendo mais praticidade e comodidade.

E, na educação, ela abriu novas perspectivas para o processo de aprendizagem. Os recursos digitais já não são auxílios, e sim bases que sustentam as metodologias dia a dia nas salas de aula e nas atividades extra-classe.

Por intermédio da transformação digital, as instituições educacionais foram influenciadas a oferecer uma aprendizagem de maior qualidade aos seus alunos, por meio de renovações nas metodologias e maior intensidade na busca de conhecimento, como propósito de que as habilidades sejam conquistadas diretamente pelo aluno.

Para que todos esses benefícios sejam alcançados, é necessário que a escola realize a transformação de um ensino ainda um tanto tradicional para um processo mais personalizado de aprendizagem, baseado em dados, de acordo com os desejos e necessidades dos estudantes, além de otimizar e simplificar a interação com as famílias. Essa nova realidade deve chegar ao conhecimento de toda a comunidade escolar.

Preparação dos professores

Para que os professores possam aprimorar os seus conhecimentos tecnológicos e fazer uso adequado de plataformas em sala de aula, acompanhar as atividades dos alunos e outras práticas educacionais, é importante que eles reconheçam a necessidade de utilizar bem os recursos implementados pela gestão escolar.

Por esse motivo, é importante que os administradores percebam o quanto é essencial o auxílio por meio da capacitação aos educadores, já que esse suporte pode ressignificar os processos educacionais na escola.

Curso de capacitação digital

As tecnologias tomaram uma proporção enorme na vida dos jovens e crianças. Para eles, todos os aplicativos e plataformas são acessados com muita naturalidade, e mais, muitos equipamentos se tornaram mais presentes nos ambientes de aprendizagem.

Diante dessa realidade, um curso de capacitação digital para educadores vai fazer com que eles se alinhem às plataformas que a instituição educacional utiliza na escola, além de elevar os conhecimentos a outras inúmeras ferramentas importantes. Entender bem todos os comandos que os recursos digitais dispõem é essencial para que o seu uso seja realizado de forma adequada.

Mudança nas práticas do educador

No novo contexto educativo, em que as inovações tecnológicas se apresentam como um suporte essencial na construção do conhecimento, o professor é chamado a compreender que ele não é o detentor do conhecimento.

Por meio dos processos educacionais digitais, o professor deve renovar as suas atuações e ser o mediador de conhecimentos, com isso, o aluno torna-se protagonista e gestor do seu próprio estudo, e assim tornar-se um verdadeiro cidadão do século XXI.

Assim, o professor tem a oportunidade de utilizar metodologias diferenciadas capazes de impactar os alunos. Esses métodos motivam a interação entre os estudantes e, por meio da socialização são trabalhadas diversas habilidades, dentre elas a gestão socioemocional, autonomia, responsabilidade, criatividade etc.

Engajamento dos alunos com as novas tecnologias

Por mais que os alunos já tenham grande habilidade em acessar diversos aplicativos, engajá-los na participação das aulas pode ser um grande desafio para os professores. Portanto, o educador deve informá-los sobre as regras do uso do dispositivo em sala de aula.

Ao terem uma relação mais alinhada com tecnologias educacionais, os alunos terão maior oportunidade de otimizarem e ampliarem o ritmo de estudos. Isso faz com que a soma dos aprendizados os ajude a terem um futuro brilhante como pessoa consciente na sociedade e a serem profissionais que fazem a diferença no seu local de trabalho.

Escolha das metodologias

O melhor da transformação digital é a diversidade de recursos que ela pode promover para os professores, os alunos e para a escola. Para intensificar os formatos das aulas, existem várias metodologias no mercado, como plataformas e dispositivos educacionais para aulas híbridas.

Outra sugestão é a gamificação. É um método inovador que torna possível a inter-relação entre os alunos. É uma forma de aprendizagem realizada ao utilizar jogos digitais específicos para educação, alinhados às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Os jogos educativos incentivam o interesse pelo aprendizado, motiva a resolução de problemas e instigam novos saberes e a boa convivência para o trabalho em equipe.

Empresas especializadas em soluções educacionais inovadoras, como a Conexia Educação, têm plataformas que oferecem programas integrados voltados para cada período escolar, como educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e finais, ensino médio e pré-vestibular.

Enfim, o implemento da transformação digital nas escolas vai potencializar o processo de aprendizagem e incentivar os alunos a conquistarem habilidades com maior dinamismo. Os momentos de estudo, realizados de forma interativa e por meios metodológicos diferenciados são refletidos no desenvolvimento de cada aluno nas suas atuações diárias e no avanço do seu conhecimento.

Achou o assunto interessante? Então venha nos seguir nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagran, Linkedin, You tube.