Tecnologia e leitura podem parecer dois opostos, mas cada vez mais surgem inovações cujo foco é amparar a prática da leitura e da escrita. 

Apesar do número de leitores ter crescido durante a pandemia, um brasileiro lê, em média, apenas cinco livros ao longo de um ano. Ou seja, é essencial que a leitura siga como um ponto de atenção das escolas dentro e fora da sala de aula.

Mas como usar a tecnologia para incentivar a leitura na escola? Continue a leitura para entender!

A importância da leitura para o desenvolvimento dos estudantes

Apesar de sabermos a importância da leitura, existem uma série de pesquisas que mostram os benefícios deste hábito para o nosso desenvolvimento:

  • Segundo a Universidade Yale, pessoas que dedicam mais de três horas por semana à leitura tendem a viver pelo menos dois anos a mais do que quem não lê;
  • Já a Universidade de Toronto confirmou que pessoas que leem ficção são mais criativas e abertas, além de conseguir olhar um mesmo assunto de diversos pontos;
  • Para a Universidade de Sussex, ler por apenas seis minutos ajuda a diminuir cerca de 68% dos níveis de estresse;
  • A leitura também estimula diferentes áreas do sistema cognitivo e aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, de acordo com a Universidade de Stanford.

Ou seja, é inegável que ler faz bem para a saúde. Mas qual a relação da leitura com a escola? De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, “um jovem ou uma criança que lê amplia seu vocabulário, seu conhecimento, sua redação e escrita. O conhecimento abre janelas para um mundo desconhecido, ampliado a partir da boa leitura.”

Ademais, tão importante quanto fazer a criança ler é criar o hábito da leitura. Isso, pois quanto antes esse hábito for criado, é mais improvável que ele deixe de fazer parte do futuro desse aluno.

Ao estimular a leitura no presente, sua escola está gerando leitores no futuro.

Como usar a tecnologia para incentivar a leitura na escola?

Ofereça outros meios de leitura

Nós costumamos associar a leitura aos livros e jornais, mas ela pode ir muito além! Ao incentivar os alunos a lerem conteúdos em sites, blogs e até mesmo aplicativos, é possível unir a tecnologia e a leitura para estimular a curiosidade dos jovens.

Mas o trabalho não precisa parar por aí: após a leitura desses conteúdos, podem ser solicitados trabalhos para aprimorar ainda mais a educação. Ah, eles também podem ter elementos tecnológicos, como uma apresentação em PowerPoint ou a produção de um Reels com os principais pontos abordados no artigo.

Una a leitura à assuntos de interesse dos jovens

Aproveitando o gancho do último tópico, vamos seguir explorando outras atividades interessantes que possuem a leitura como base. 

Além dos trabalhos, que servem como ferramenta da avaliação dos jovens, é possível desenvolver projetos que envolvem assuntos de interesse para os estudantes. Aos apaixonados pela escrita, um jornal escolar é uma atividade que pode estimular e engajar.

Outra opção é levar para a classe textos e livros de autores que podem participar de bate-papos online e responder dúvidas dos estudantes. Ao escutarem a vivência e inspiração por trás dos autores, é provável que eles se sintam estimulados a ler mais (e quem sabe até começar a escrever).

Uma terceira opção que, apesar de simples, costuma ser aprovada pelos estudantes, é a exibição das adaptações cinematográficas dos livros lidos pela classe. Após a exibição, a classe pode debater as principais diferenças e similaridades entre as obras e entender qual é a predileta de cada um.

Use a gamificação ao favor da leitura

Estimular a leitura e a escrita por meio da gamificação não só é uma possibilidade, como pode se tornar uma oportunidade incrível para os estudantes!

A Educacross, uma das plataformas de aprendizagem da Conexia Educação, oferece um conjunto de jogos digitais lúdicos e personalizados, que potencializam a alfabetização das crianças

Por meio da plataforma, é possível adaptar os games de forma individualizada às necessidades dos estudantes, e ainda receber um relatório detalhado sobre o desenvolvimento da turma. Incrível, não é mesmo?

Tecnologia oferece inclusão na leitura

Um estudo da Metapress revelou que crianças com dislexia, transtornos de aprendizagem e deficientes visuais estão usando cada vez mais os e-books para lhes auxiliar com a leitura. Ou seja, ao implementar a tecnologia no momento da leitura, você também garante uma escola mais inclusiva. 

Leia também: 5 tendências para o mercado da educação em 2022

Convide a família a participar desse processo

Tão importante quanto incentivar a leitura na escola é levar o assunto para casa, especialmente com o apoio das famílias – e o incentivo da tecnologia, é claro.

Que tal oferecer junto à matrícula um ano grátis em uma plataforma de e-books? Com esse benefício, você ganha um diferencial para conquistar novos estudantes e incentiva o hábito da leitura em toda a família. 

Inclusive, vale pedir aos professores para sugerirem livros incluídos na plataforma para os estudantes lerem nas horas vagas (não por obrigação, apenas por diversão).

Conexia pode te ajudar a aliar a tecnologia à aprendizagem

Como você pôde ver, a tecnologia e a leitura podem trabalhar juntas para garantir um melhor rendimento e criar novos leitores. Mas a tecnologia vai além, oferecendo uma série de ferramentas que possibilitam uma aprendizagem mais completa e, por quê não, divertida.

A Educacross, que citamos acima, é apenas um de vários exemplos de tecnologias educacionais dentro da Conexia Educação. Outra opção que também aborda a leitura é a Liga das Corujinhas.

Por meio dessa plataforma, a escola tem acesso a jogos digitais que contemplam as habilidades mais importantes para o desenvolvimento das crianças, de modo que haja um estímulo para a linguagem oral e escrita, para a lógica-matemática, para as relações socioafetivas e também para a psicomotricidade.

Ou seja, nós oferecemos um ecossistema digital que atende às diversas necessidades dos alunos, assim como da comunidade escolar. Se você quer saber mais sobre essa e outras inovações que podem aprimorar a ciência da aprendizagem na sua instituição, entre em contato com a nossa equipe!

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula