Os primeiros anos escolares são os mais importantes para o desenvolvimento e a formação de um indivíduo. É nessa fase que as principais habilidades cognitivas e educacionais são desenvolvidas e, claro, devem ser estimuladas.

Isso significa que a aplicação de atividades de alfabetização, em que as crianças possam aprender brincando, deve fazer parte da rotina na sala de aula. Vamos entender quais são essas atividades?

Qual a importância das atividades de alfabetização para a aprendizagem dos alunos? 

É na fase de alfabetização que as crianças começam a desenvolver a leitura, escrita, interpretação e até mesmo o pensamento crítico. 

O ideal é que a alfabetização aconteça nos anos iniciais de escolaridade. Por isso, os professores precisam buscar estratégias para captar a atenção dos estudantes, sobretudo porque o processo de alfabetização é um objetivo de longo prazo.

Por ser cansativo para o aluno, o educador pode ter dificuldades em captar sua atenção na sala de aula. Nesse sentido, é importante que o educador apresente aos alunos atividades em diferentes linguagens, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e educacional das crianças.

Vale ressaltar que as atividades de alfabetização não devem apenas seguir o modelo tradicional de ensino, como também estimular o lado lúdico. Afinal, é mais prazeroso aprender matemática e português por meio de jogos e brincadeiras, do que por meio de fórmulas escritas no quadro, não é mesmo? 

É preciso que as crianças tenham acesso a ferramentas de aprendizagem que façam parte do cotidiano delas, para elas poderem desenvolver a escrita e a leitura, fundamentais no processo de alfabetização. 

Ao mesmo tempo que estão aprendendo, as atividades de alfabetização lúdicas contribuem para o desenvolvimento de diversas habilidades da criança, como o raciocínio lógico, interpretação, trabalho em equipe, curiosidade, pensamento crítico, autonomia, entre outros.

Como utilizar as atividades de alfabetização na sala de aula?

O educador pode empregar diversas atividades de alfabetização com os alunos, com base em alguns pilares importantes para trabalhar em sala de aula. Vamos conferir algumas dessas possibilidades.

Incentivo à leitura 

A leitura é importante para a alfabetização dos alunos e ainda ajuda a desenvolver a imaginação. Além disso, quando é a criança que lê o livro para a turma, ela passa a ter um contato maior com as palavras e começa a fazer associações com as letras e sílabas. 

Esse tipo de atividade de alfabetização ainda proporciona que o educador entenda como está o nível de leitura de cada aluno, podendo aplicar estratégias educacionais personalizadas para cada criança.

Estímulo à escrita 

O educador deve pensar em atividades de alfabetização que estimulem o processo de escrita dos alunos. Dessa forma, o professor pode pensar em diversas situações nas quais as crianças podem ter contato com a escrita. 

Por exemplo, o educador pode propor periodicamente uma oficina de escrita com a turma. É necessário que os alunos tenham noção de escrita para isso, mas esse processo auxilia o desenvolvimento tanto para crianças que sabem escrever, quanto para as que ainda não aprenderam.

Outra possibilidade é imprimir ou confeccionar letras, palavras completas e sinais de pontuação e apresentar aos alunos, para que eles possam memorizar o formato delas de uma forma lúdica. Além disso, o educador pode escrever as palavras completas e pedir para que os alunos apontem as letras que formam a palavra. 

Gamificação 

A tecnologia tem se mostrado uma importante ferramenta educacional. Nesse sentido, é possível elaborar atividades de alfabetização por meio de técnicas de games em equipamentos eletrônicos, como smartphones, computadores e tablets.

Nesse sentido, a Educacross, da Plataforma AZ de Aprendizagem, oferece um conjunto de jogos digitais lúdicos e personalizados, que potencializam a alfabetização das crianças. 

Por meio da plataforma, é possível adaptar os games de forma individualizada às necessidades dos estudantes, e ainda receber um relatório detalhado sobre o desenvolvimento da turma. Incrível, não é mesmo?

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre cultura digital e como aplicar em sua escola!

Atividades manuais 

Estimular o lado artístico da criança também é uma forma de contribuir com a alfabetização. Nesse sentido, o educador deve propor atividades que possam explorar o lado criativo do aluno, por meio de desenhos, pinturas e construção de objetos com materiais recicláveis.

Como estimular a participação dos alunos durante as atividades de alfabetização? 

Família também é importante para o processo de alfabetização 

O processo de alfabetização não acontece apenas dentro da sala de aula, mas também na rotina da criança. Por isso, é fundamental que a família participe ativamente do aprendizado. 

Também é recomendado que o educador estimule a utilização das atividades de alfabetização no contexto familiar da criança. Além de ajudar no processo de aprendizagem, esse gesto é um importante momento de afeto e troca. 

Ouvir os alunos é fundamental 

O processo de aprendizagem é diferente para cada aluno. Alguns estudantes têm facilidade de aprender, enquanto outros precisam de um incentivo adicional para compreender determinadas atividades – e o educador terá noção de cada cenário ao praticar a escuta ativa.  

Por isso, é relevante ao educador escutar os alunos sobre as atividades de alfabetização aplicadas em sala de aula para entender quais pontos podem ser melhorados, e como o aluno está absorvendo o conteúdo.

Assim será possível adaptar as atividades de alfabetização de forma que estimule a participação dos estudantes, ao mesmo tempo que compreenda os limites de aprendizagem de cada um. 

Novas atividades de alfabetização

Repetir as mesmas atividades de alfabetização pode fazer com que os alunos fiquem entediados e demonstrem desinteresse em realizar uma tarefa que elas conhecem. 

Por isso, é importante inovar nas atividades propostas na sala de aula, para que as crianças se sintam motivadas a descobrir e praticar novas formas de aprender.  

Aluno como protagonista na sala de aula 

As atividades de alfabetização devem ter o aluno como protagonista. Dessa forma, o aluno deve desempenhar o papel central no processo de aprendizagem.

O professor deve, então, estimular o debate de opiniões, ideias e a tomada de decisões na turma. Assim, o educador não atua como “detentor”, mas como um dos agentes da construção do conhecimento.

Esperamos que esse conteúdo tenha lhe mostrado a importância das atividades de alfabetização. Agora lhe convidamos a acessar o nosso site para saber mais sobre o Educacross, assim como outras ferramentas que revolucionarão a educação na sua escola.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula