Gamificação na educação ajuda a reverter as lacunas de aprendizagem criadas nas aulas remotas

A educação está passando por um momento de transformação digital, em razão dos desafios impostos pela pandemia. Essas mudanças, no entanto, chegaram para ficar. Embora todos os níveis da Educação Básica tenham passado por dificuldades neste período, é fato que os maiores prejuízos foram identificados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Este momento, no entanto, é essencial para os estudantes, pois é quando acontece a alfabetização e o letramento.

Segundo dados do Banco Mundial, esta situação pode fazer com que 70% das crianças deixem de compreender textos simples no Brasil. O relatório ainda destaca que as perdas de aprendizagem prejudicariam fortemente a obtenção de habilidades básicas em vários países.

Muitas instituições acreditavam que em 2021 as escolas retomariam as atividades presenciais e, assim, conseguiriam sanar as lacunas de aprendizagem criadas na pandemia. No entanto, isso não aconteceu. Com o agravamento dos problemas sanitários no Brasil, a expectativa é que as escolas continuem com a aprendizagem remota ou de forma híbrida (sistema de rodízio de estudantes) por mais alguns meses.

“Quando notamos problemas graves de aprendizagem nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental, o que está em risco é a própria capacidade da criança ampliar seu repertório e sua aprendizagem”, afirma Claudia Benedetti, gerente de produtos da Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação. De acordo com a especialista, a alfabetização é a base do conhecimento escolar e, caso não haja a consolidação, pode comprometer o futuro do estudante.

Assista também: Claudia Benedetti fala sobre como promover a alfabetização das crianças em tempos de pandemia, no #EscolaEmPauta.

O que é preciso para promover a alfabetização a distância?

Diante desse cenário, é fundamental que as escolas façam um mapeamento dos recursos digitais disponíveis para a recuperação da aprendizagem. Desta forma, poderão promover a alfabetização e o letramento com excelência em 2021. A Plataforma AZ, por exemplo, desenvolveu um conjunto de soluções educacionais para superar esses gaps nas séries iniciais. Os recursos digitais e a gamificação na educação são os principais aliados, especialmente na aprendizagem híbrida ou remota.

Uma das etapas desse processo é realizada por meio de games lúdicos e personalizados, como a plataforma Educacross. Ela traz mais de uma centena de jogos que se adaptam, de forma individualizada, às necessidades dos estudantes. Conforme a criança passa de fase, os professores recebem relatórios que poderão orientar atividades e jogos seguintes. Além disso, os pais também podem acompanhar o progresso do letramento de seus filhos.

Recuperando a aprendizagem em 2021

Para que a escola possa acompanhar objetivamente a evolução na aprendizagem de cada estudante e quais são as lacunas que os educadores precisam trabalhar, o AZ também oferece uma trilha de aprendizagem clara e organizada por ordem de importância das habilidades que as crianças precisam desenvolver.

“O programa AZ+ conta com atividades diagnósticas, referentes a cada uma das habilidades essenciais nesta etapa. Essas ferramentas permitem que os educadores identifiquem o que os alunos provavelmente dominam, quais são as principais dificuldades e os próximos passos”, explica Rafaela Beleboni, gerente de avaliações e indicadores de aprendizagem da Conexia Educação. Assim, o processo de alfabetização, mesmo à distância, pode ser complementado e personalizado, obedecendo o ritmo e as demandas de cada aluno.

Conheça a Plataforma AZ

A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica. Com isso, promove a formação integral do aluno para os desafios do século 21, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo. Por meio de ferramentas como o MAPA (conjunto de metas acadêmicas) e simulados semanais com feedback imediato no Super App, o AZ realiza a individualização da trajetória do aluno, com uma formação personalizada. Referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, a metodologia está disponível para escolas de todo o Brasil, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular.