O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um importante instrumento de planejamento e gestão educacional de uma escola. Ele serve para guiar as ações que podem aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos.

Quando feito de forma colaborativa e engajada, o PPP pode ajudar a melhorar índices educacionais de uma escola, como a taxa de evasão e reprovação. Mas, para isso, é preciso haver a participação de todos os envolvidos da comunidade escolar.

Entenda, a seguir, o que é o PPP e veja algumas dicas para elaborar esse documento. 

O que é um Projeto Político Pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico (PPP), ou Projeto Pedagógico, é um documento que reúne os objetivos, metas e diretrizes de uma escola. Ele deve ser elaborado obrigatoriamente por toda instituição de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Um dos objetivos do PPP é promover a autonomia na gestão administrativa e pedagógica, por meio de ações que se adequam à realidade, identidade, diversidade cultural e religiosa de cada instituição escolar – além de considerar a especificidade de cada escola.

O PPP também fortalece a identidade escolar por registrar objetivos de maneira clara e definir como a escola e outros agentes dessa comunidade (professores, gestores, alunos, pais) podem trabalhar para alcançá-los. 

É importante que o PPP não seja visto como parte da burocracia escolar, mas sim como um instrumento usado por toda a comunidade para melhorar o ensino na instituição. 

Quais são os pilares do PPP?

O Projeto Político Pedagógico é diferente e único em cada instituição, podendo haver flexibilização quanto ao conteúdo. Entretanto, ele deve seguir três pilares básicos.

1º pilar: Projeto

O documento precisa reunir diversos projetos que deverão ser executados em um tempo determinado. É uma forma de pensar no futuro, tendo o presente como ponto de partida.

É importante que o PPP tenha um plano de ação bem definido para guiar a escola e a comunidade escolar em cada projeto proposto no documento.

2º pilar: Político

A escola desenha um papel político na sociedade por ser um importante agente social. Nesse sentido, o ambiente educacional deve atuar como meio que auxilia o aluno a se desenvolver enquanto cidadão crítico, capaz de transformar a realidade em que está inserido, tanto individualmente como coletivamente.  

3º pilar: Pedagógico 

Não há dúvidas que o principal pilar de uma escola é a educação. Dessa forma, é essencial que o PPP tenha atividades e ações educacionais que contribuam para o processo de aprendizagem dos alunos.

Como elaborar um Projeto Político Pedagógico? 

Cada escola é livre para elaborar o PPP de acordo com os próprios parâmetros. Porém, alguns pontos podem ajudar na construção do documento. 

Envolver toda a comunidade escolar 

O PPP deve ser elaborado de forma coletiva e colaborativa, incluindo todos os agentes da comunidade escolar, incluindo também pais e professores. Nesse sentido, a escola precisa definir de que forma ocorrerá a colaboração. 

O mais comum é elaborar o PPP por meio de um Conselho de Classe, mas a escola pode realizar reuniões e outros métodos que melhor se adequem à realidade da comunidade escolar.

Definir a missão e visão da escola

Assim como uma empresa, a escola deve definir sua missão e valores, assim como sua razão de existir. É essencial que eles sejam objetivos e condizentes com o restante do PPP, já que a escola não poderá mudá-los por um tempo determinado.

Além disso, é importante evitar afirmações genéricas ou que estejam fora do escopo do plano de ação da escola.  

Avaliar os indicadores educacionais da escola 

Antes de começar a traçar o plano de ação para os projetos, a escola precisa coletar e avaliar os indicadores educacionais. Entender como está o processo de aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes vai servir como guia na elaboração do PPP.

Por exemplo, se uma escola verificar que o 1° ano do Ensino Médio teve um índice de evasão de 30% no último ano, poderá estabelecer como meta diminuir para 15% e elaborar tarefas que possam ajudar a escola alcançar esse objetivo. 

Leia também: Entenda agora como fazer um plano de recuperação da aprendizagem

Desenvolver um plano de ação 

Todo projeto que constar no PPP deve ter um plano de ação estabelecido. Ou seja, a escola precisa definir como pretende alcançar determinado objetivo e também qual será o prazo. Além disso, é necessário indicar quais agentes vão fazer parte das ações (professores, gestores escolares, pais, alunos…). 

O plano de ação pode envolver diversas atividades, como palestras, eventos, atividades extracurriculares, projetos comunitários e até mesmo a compra de equipamentos para a ampliação de espaços estudantis. 

Cabe à escola definir quais ações melhor se encaixam em cada objetivo, desde que sejam coerentes e estejam dentro da realidade da rotina e estrutura da escola e da comunidade escolar.

Definir as diretrizes e normas que serão usadas como guia 

É fundamental que o documento siga orientações, diretrizes, currículos, normas e demais dispositivos legais dos órgãos educacionais de todas as esferas (federal, estadual e municipal). Nesse sentido, adequar o PPP à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será importante para alcançar um ótimo desenho de aprendizagem.

Esclarecer como será a formação de professores

O PPP deve conter também qual será a formação oferecida pela escola para que os professores adquiram a capacitação necessária para colocar os planos de ação em prática. Dessa forma, a instituição de ensino contribui para a formação continuada dos docentes. 

Veja também: 5 tendências para o mercado da educação em 2022

Principais erros que devem ser evitados na elaboração do PPP

Infelizmente, algumas escolas podem cometer alguns erros durante e após a elaboração do PPP. Vamos conferi-los abaixo?

Copiar o PPP de outra escola 

Cada instituição escolar tem realidades únicas. Por isso, não é recomendado copiar o PPP de outra escola, já que não é viável adotar os objetivos e ações de um contexto na qual a escola não faz parte. 

Não envolver a comunidade escolar 

A colaboração dos agentes da comunidade escolar para elaboração do PPP é fundamental para adequar as ações e objetivos à realidade da unidade de ensino. Isso também inclui as famílias dos estudantes, pois eles também farão parte do processo de desenvolvimento escolar.

Não revisar o PPP

As metas e objetivos da escola podem ser alcançadas antes do prazo, mudarem com o tempo ou deixarem de fazer sentido para a comunidade escolar. Dessa forma, a instituição de ensino precisa revisar o PPP para reavaliar os projetos propostos no documento. 

O PPP é um documento que deve acompanhar as mudanças da escola. Por isso, ele deve passar por constantes atualizações, com objetivo de manter-se alinhado ao contexto da comunidade escolar. 

Não medir os resultados 

Após a elaboração e implementação do plano de ação, é importante que a escola analise o andamento das atividades. Não fazer esse processo pode ser um erro, pois impede que a instituição de ensino avalie quais ações estão dando certo e o que pode ser feito para melhorar o desempenho escolar a curto, médio e longo prazo.

Gostou deste artigo sobre Projeto Político Pedagógico? Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos sobre educação.