O Pueri Bilíngue, marca da Conexia, empresa do Grupo SEB Educação, criada para pensar a educação do futuro, chega a Brasília/DF através do Centro de Ensino Candanguinho – CECAN. A partir de 2020, a escola passa a ser Pueri Bilíngue Candanguinho, unindo a tradição de 50 anos de excelência em educação na região com uma marca que foca no cidadão do Século XXI.
Com as transformações cada vez mais rápidas, a velocidade da informação é a mesma da mudança de comportamentos, e isso exige diferentes habilidades para o cidadão. Para ter lugar de destaque entre tantas possibilidades, o Século XXI demanda uma formação diferente, na qual o bilinguismo é uma necessidade e o papel da escola é essencial nesse processo.
A metodologia das aulas do Pueri Bilíngue é pensada no aluno do século XXI, com resolução de problemas, metodologias ativas e com proposta pedagógica que possibilita o aluno ser protagonista. Além da disponibilidade de conteúdos impressos e digitais, que proporcionam a autonomia, criatividade e a cultura do pensamento. E tudo isso alinhado com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Segundo Rose Bernardi, Diretora do Candanguinho, se tornar uma escola Pueri Bilíngue é compreender e utilizar os recursos necessários para solucionar os desafios de uma educação contemporânea, endereçada ao nativo do século atual.
“É ter todas as ferramentas e repertório para preparar esse aluno para resolver os problemas que ele vive hoje e também os do futuro. É capacitá-lo para responder aos desafios não só com recursos cognitivos, mas também – e principalmente – com os não cognitivos, é educá-lo para lidar com a sociedade digital que o circunda e torná-lo bilíngue, pois ele já nasceu habitante de um mundo sem fronteira”, explica.
Ser bilíngue
A aquisição de um segundo idioma já é importantíssima como um fim, e quando é um meio torna-se muito mais poderosa do que se imagina. O Pueri Bilíngue estimula o raciocínio em uma segunda língua, e não somente ensina uma nova língua. Desenvolve saberes, que passam pelo raciocínio lógico, pelo conhecimento científico, pelas linguagens e pelas artes tanto por meio do raciocínio em português quanto em inglês.
“É está a principal vantagem em relação ao ensino tradicional de um novo idioma: no fundo, a educação bilíngue redimensiona todo o processo de aprendizagem”, comenta Bernardi.
Habilidades Socioemocionais
Presentes na BNCC e agendadas para o PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) de 2021, as habilidades socioemocionais, sempre presentes na educação do Candanguinho, ganham ainda maior cuidado e sistematização no novo currículo. E se consolidam em um programa que o percorre vertical e transversalmente, da Educação Infantil ao Médio: o Coaching.
“Promover o autoconhecimento e o amadurecimento pessoal do aluno, estimulá-lo e orientá-lo à iniciativa e à criatividade, incentivá-lo a assumir atitudes de liderança e de formação cidadã são alguns dos objetivos que se atingirão, pelos dois idiomas que passam a integrar nosso novo currículo”, esclarece a diretora.
O uso de metodologias ativas – que trazem o estudante para ação – é outro elemento importante nessa mudança. A escola passa a ser posicionada como um grande ecossistema de aprendizagem, em que se aprende não só dentro da sala de aula com o professor, mas também em outros ambientes, como o Espaço Maker, equipado com bancadas, ferramentas e impressora 3D e recursos de planejamento de projetos, onde a criatividade não tem limite.
“A mudança para o Pueri Bilíngue demonstra a preocupação que nós, do Candanguinho, temos em continuar formando cidadãos capacitados a uma aprendizagem contínua, sendo capaz de gerenciar e conhecer seus processos de aprendizagem, ser autônomo e se desenvolver para além da educação formal, colocando-o no como protagonista de sua vida”, conclui a diretora.
Mais informações sobre o novo Pueri Bilíngue Candanguinho no site www.escolapueribilingue.com.br/candanguinho ou pelo telefone (61) 3344-7575.
Conexia
A Conexia é uma empresa do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), criada para pensar na educação do futuro, fornecendo para instituições de Educação Básica inúmeras soluções educacionais, que vão desde o uso da inteligência artificial até as mais modernas ferramentas para auxiliar professores e diretores no ensino e gestão das escolas. Pensando nos desafios da educação, a Conexia entrou no mercado atendendo mais de 300 parceiros e 100 mil alunos, e tem como objetivo reinventar o mercado de sistemas de ensino no país, realizando a transformação digital nas escolas e atuando como um hub de serviços nas áreas de tecnologia educacional e bilinguismo, que se conectam por meio de marcas renomadas, como as escolas em Rede AZ, Pueri Bilíngue, Múltiplo e High Five Bilingual School.