A comunicação escola e família depende de um inter-relacionamento entre alunos, professores, pais e escola. É um fator preponderante para o sucesso escolar dos educandos no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. 

Para que a instituição escolar possa ter uma comunicação constante e eficaz com as famílias dos alunos, é necessário encontrar canais acessíveis e seguros para essas boas práticas.

Por meio desses recursos, fica mais fácil para professores, gestores e famílias identificarem e agirem – em conjunto – em relação às necessidades de aprendizagem dos estudantes. Essa ação ajuda a encontrar resoluções para melhorar os estudos dos alunos.

Neste artigo, vamos abordar a importância da comunicação escola e família. Confira!

Crie um diálogo constante

A comunicação é um fator necessário para todos que participam do ambiente educacional. No entanto, colocar esse relacionamento em prática de maneira eficiente é um estímulo significativo para a gestão escolar.

O mundo contemporâneo faz com que os pais estejam cada vez mais envolvidos no trabalho para atender às necessidades da família. Isso dificulta um acompanhamento preciso dos alunos.

Os responsáveis visitam a escola cada vez menos, fato que diminui a comunicação entre pais/professores/escola.

Por esses e outros inúmeros motivos que dificultam a intercomunicação escolar, é importante que a instituição crie medidas para intensificar esses procedimentos.

Quando a instituição consegue promover uma comunicação mais ampla com a família, a estrutura educacional se fortalece e, consequentemente, o engajamento e a aprendizagem dos alunos são intensificados.

É essencial entender que a comunicabilidade entre os membros e o contato entre eles, precisam ter certa frequência. Vale entender que a vida escolar dos educandos, que acontece além das quatro paredes da escola, e o relacionamento familiar têm grande interferência em toda a vida escolar do aluno. 

Compreender esse contexto é essencial para haver entendimento das diversas atitudes desse público. A presença dos pais é fundamental para compartilhar qualquer problemática com a coordenação pedagógica.

Para que os pais se sintam confortáveis para dividir assuntos familiares com a escola, é importante que eles sejam estimulados a essas práticas.

Os coordenadores devem encontrar estratégias para estreitar os laços, para que os interlocutores dialoguem sem receios.

Os pais devem entender que, quanto mais o aluno demonstrar necessidade de apoio, maior deve ser o nível de comunicação com o corpo docente da instituição. Algumas dificuldades do educando devem ser resolvidas por meio da ajuda mútua escola/família.

Uma maneira dinâmica de provocar o relacionamento e a comunicação entre todos os envolvidos no processo escolar é a promoção de celebrações, como festejos e comemorações, sobretudo quando os pais são chamados a participarem com mais afinco. 

Ofereça ferramentas para essa comunicação

Com a transformação digital, novas tecnologias inovadoras estão presentes no mercado. É importante estar atento ao que há de melhor para realizar a implementação em sua escola. Esse recurso tem apresentado bons resultados em diversas organizações voltadas para a educação.

Para alinhar a comunicação entre escola e família, o ideal é ter um aplicativo de relacionamento, como o Binóculo (aplicativo de comunicação da Conexia Educação) que torne esse diálogo mais estreito, seguro e exclusivo para atualizar todos os processos educacionais no campo escolar.

Ter um canal de comunicação que aproxima alunos, pais, professores e gestão é um método capaz de transformar o aprendizado dos diversos alunos que compõem os grupos escolares.

Acessibilidade”: essa é a palavra-chave que pode auxiliar e manter a interação entre os membros da escola. Existe, no mercado educacional, aplicativos riquíssimos em que os pais podem fazer o acompanhamento integral de todo o estudo e desempenho dos seus filhos em tempo real, como o Super App AZ.

Por intermédio desse tipo de recurso, os professores podem informar as atividades que serão feitas. Além disso, pais e alunos podem acompanhar o andamento dessas atividades e os resultados, em um dashboard de performance acadêmica.

É possível, também, haver um bate-papo entre professor e pais, assim como entre coordenação pedagógica e os pais. Por meio desses contatos em formato virtual, os responsáveis têm a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de como andam os estudos dos seus filhos a qualquer hora do dia.

Por meio dessas ferramentas, os pais também podem tirar dúvidas, fazer elogios ao grupo pedagógico ou dar sugestões para que a escola aprimore o seu atendimento familiar e incentive a melhores atuações de todo o contexto educacional.

Incentive a participação dos pais

Por saber que a comunicação escola e família é importante, vale destacar que é interessante que a instituição crie possibilidades para isso. Pois uma boa escola não se destaca pela sua estrutura física, e, sim, pela aprendizagem que dispõe aos seus alunos e ao envolvimento e acompanhamento dos pais.

O que deve ser bem compreendido pelos responsáveis é que a escola está sempre aberta a qualquer forma de contato com a família, para debater qualquer assunto que se refere ao processo de aprendizagem.

As novas tecnologias podem ser bastante utilizadas para esse fim. Além disso, a escola pode, por exemplo, criar um site da instituição para que os pais possam usufruir de diversos serviços virtuais, como blog que disponibilize diversos artigos educativos, informações por meio de e-mail e solicitação de feedback; newsletter para enviar aos pais informações sobre assuntos educacionais. Por meio das redes sociais da escola, os alunos, pais e professores também podem intensificar a comunicação e acompanhar as ações da escola.

Por fim, reconhecer a importância da comunicação entre escola e família é um fator que instiga o gestor a tomar medidas que possam levar pais, alunos e escola a terem uma relação mais alinhada e estreita. Isso promove inúmeros benefícios, principalmente para os alunos.

Essas vantagens podem ser alcançadas ao implementar uma plataforma que permita que diversos públicos que tenham envolvimento com a escola possam se comunicar. 

O que achou do nosso conteúdo? Para ter acesso às diversas matérias com temáticas educacionais, assine nossa newsletter. Dessa forma, podemos enviar conteúdos novos para manter você sempre informado.