A comunicação escola e família depende de um inter-relacionamento entre alunos, professores, pais e escola. É um fator preponderante para o sucesso escolar dos educandos no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. 

Para que a instituição escolar possa ter uma comunicação constante e eficaz com as famílias dos alunos, é necessário encontrar canais acessíveis e seguros para essas boas práticas.

Por meio desses recursos, fica mais fácil para professores, gestores e famílias identificarem e agirem – em conjunto – em relação às necessidades de aprendizagem dos estudantes. Essa ação ajuda a encontrar resoluções para melhorar os estudos dos alunos.

Neste artigo, vamos abordar a importância da comunicação escola e família. Confira!

Crie um diálogo constante

A comunicação é um fator necessário para todos que participam do ambiente educacional. No entanto, colocar esse relacionamento em prática de maneira eficiente é um estímulo significativo para a gestão escolar.

O mundo contemporâneo faz com que os pais estejam cada vez mais envolvidos no trabalho para atender às necessidades da família. Isso dificulta um acompanhamento preciso dos alunos.

Os responsáveis visitam a escola cada vez menos, fato que diminui a comunicação entre pais/professores/escola.

Por esses e outros inúmeros motivos que dificultam a intercomunicação escolar, é importante que a instituição crie medidas para intensificar esses procedimentos.

Quando a instituição consegue promover uma comunicação mais ampla com a família, a estrutura educacional se fortalece e, consequentemente, o engajamento e a aprendizagem dos alunos são intensificados.

É essencial entender que a comunicabilidade entre os membros e o contato entre eles, precisam ter certa frequência. Vale entender que a vida escolar dos educandos, que acontece além das quatro paredes da escola, e o relacionamento familiar têm grande interferência em toda a vida escolar do aluno. 

Compreender esse contexto é essencial para haver entendimento das diversas atitudes desse público. A presença dos pais é fundamental para compartilhar qualquer problemática com a coordenação pedagógica.

Para que os pais se sintam confortáveis para dividir assuntos familiares com a escola, é importante que eles sejam estimulados a essas práticas.

Os coordenadores devem encontrar estratégias para estreitar os laços, para que os interlocutores dialoguem sem receios.

Os pais devem entender que, quanto mais o aluno demonstrar necessidade de apoio, maior deve ser o nível de comunicação com o corpo docente da instituição. Algumas dificuldades do educando devem ser resolvidas por meio da ajuda mútua escola/família.

Uma maneira dinâmica de provocar o relacionamento e a comunicação entre todos os envolvidos no processo escolar é a promoção de celebrações, como festejos e comemorações, sobretudo quando os pais são chamados a participarem com mais afinco. 

Ofereça ferramentas para essa comunicação

Com a transformação digital, novas tecnologias inovadoras estão presentes no mercado. É importante estar atento ao que há de melhor para realizar a implementação em sua escola. Esse recurso tem apresentado bons resultados em diversas organizações voltadas para a educação.

Para alinhar a comunicação entre escola e família, o ideal é ter um aplicativo de relacionamento, como o Binóculo (aplicativo de comunicação da Conexia Educação) que torne esse diálogo mais estreito, seguro e exclusivo para atualizar todos os processos educacionais no campo escolar.

Ter um canal de comunicação que aproxima alunos, pais, professores e gestão é um método capaz de transformar o aprendizado dos diversos alunos que compõem os grupos escolares.

Acessibilidade”: essa é a palavra-chave que pode auxiliar e manter a interação entre os membros da escola. Existe, no mercado educacional, aplicativos riquíssimos em que os pais podem fazer o acompanhamento integral de todo o estudo e desempenho dos seus filhos em tempo real, como o Super App AZ.

Por intermédio desse tipo de recurso, os professores podem informar as atividades que serão feitas. Além disso, pais e alunos podem acompanhar o andamento dessas atividades e os resultados, em um dashboard de performance acadêmica.

É possível, também, haver um bate-papo entre professor e pais, assim como entre coordenação pedagógica e os pais. Por meio desses contatos em formato virtual, os responsáveis têm a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de como andam os estudos dos seus filhos a qualquer hora do dia.

Por meio dessas ferramentas, os pais também podem tirar dúvidas, fazer elogios ao grupo pedagógico ou dar sugestões para que a escola aprimore o seu atendimento familiar e incentive a melhores atuações de todo o contexto educacional.

Incentive a participação dos pais

Por saber que a comunicação escola e família é importante, vale destacar que é interessante que a instituição crie possibilidades para isso. Pois uma boa escola não se destaca pela sua estrutura física, e, sim, pela aprendizagem que dispõe aos seus alunos e ao envolvimento e acompanhamento dos pais.

O que deve ser bem compreendido pelos responsáveis é que a escola está sempre aberta a qualquer forma de contato com a família, para debater qualquer assunto que se refere ao processo de aprendizagem.

As novas tecnologias podem ser bastante utilizadas para esse fim. Além disso, a escola pode, por exemplo, criar um site da instituição para que os pais possam usufruir de diversos serviços virtuais, como blog que disponibilize diversos artigos educativos, informações por meio de e-mail e solicitação de feedback; newsletter para enviar aos pais informações sobre assuntos educacionais. Por meio das redes sociais da escola, os alunos, pais e professores também podem intensificar a comunicação e acompanhar as ações da escola.

Por fim, reconhecer a importância da comunicação entre escola e família é um fator que instiga o gestor a tomar medidas que possam levar pais, alunos e escola a terem uma relação mais alinhada e estreita. Isso promove inúmeros benefícios, principalmente para os alunos.

Essas vantagens podem ser alcançadas ao implementar uma plataforma que permita que diversos públicos que tenham envolvimento com a escola possam se comunicar. 

O que achou do nosso conteúdo? Para ter acesso às diversas matérias com temáticas educacionais, assine nossa newsletter. Dessa forma, podemos enviar conteúdos novos para manter você sempre informado. 

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula