Em plena era digital, a tecnologia é essencial no processo educacional, para uma aprendizagem mais efetiva e personalizada. E, quando falamos em captação de alunos, ela também é considerada fundamental para potencializar o alcance e divulgação das escolas.

Para isso, é preciso entender o perfil do seu público e elaborar as melhores estratégias de investimento, conteúdo e divulgação. Ao contrário do marketing tradicional (off-line), no digital é possível acessar as métricas e os dados confiáveis para compreender padrões, tendências e tomar as melhores decisões.

Essa é uma tarefa um tanto desafiadora, que requer recursos certeiros para alcançar os seus objetivos. Veja 4 dicas que podem ajudar a sua escola a conquistar um número significativo de alunos por meios digitais.

1. Conheça seu público-alvo

Entender o perfil dos estudantes, pais e responsáveis é essencial para que as estratégias sejam traçadas. Por isso, saber quem é o seu público-alvo é uma etapa de suma importância para captar alunos on-line. Alcançar as pessoas certas faz toda a diferença e, por isso, ter em mente algumas perguntas básicas vai ajudar você nessa tarefa. Responda:

  • Qual a faixa etária dos seus alunos?
  • Quais as características dos pais e responsáveis desses alunos?
  • Como eles utilizam a internet para que você os encontre na rede?
  • Quais os melhores canais e formatos para alcançar essas pessoas?

Perguntas como essas vão dar mais clareza sobre quem são as pessoas com quem você quer falar, além de saber as peculiaridades da prospecção. Assim, você consegue entender se será mais efetivo investir em vídeos, por exemplo, ou conteúdos que serão enviados por e-mail, e outros aspectos e estratégias para captar alunos on-line.

Descobrir com quem você deseja falar é o início de toda a jornada para chegar até essas pessoas e mostrar a instituição, quais são seus pontos positivos e todos os benefícios educacionais oferecidos.

2. Invista em marketing digital

Atualmente, não ter uma boa estratégia de marketing digital é um desperdício de tempo e, até mesmo, de recursos. Afinal, as pessoas passam boa parte do tempo navegando na internet, tanto para se divertir quanto para questões mais importantes — como escolher a melhor escola para seus filhos.

Aliar a publicidade on-line com a tradicional (off-line) é essencial para os melhores resultados. No entanto, com o marketing digital é possível segmentar a sua comunicação especificamente para o seu público de interesse. A partir de uma boa estratégia, você cria ações bem direcionadas. São diversos tipos de campanhas, ferramentas e plataformas utilizadas para fazer a divulgação.

O investimento em marketing digital apresenta uma série de benefícios, como:

  • melhor custo-benefício para a instituição;
  • aumento da interatividade;
  • alcance muito maior, o que amplia as possibilidades;
  • campanhas mais segmentadas, ou seja, para públicos bem específicos;
  • aumento da presença digital da instituição de ensino;
  • conteúdos criados para educar e atrair;
  • comunicação personalizada para captar mais alunos;
  • geração de maior engajamento, o que estreita o relacionamento com as pessoas;
  • criação de conexão com novos clientes;
  • mensuração de resultados e feedbacks para aperfeiçoar a captação de clientes.

Ou seja, são muitas as vantagens de investir em ações no meio digital. Na verdade, se você quer captar alunos on-line, essas estratégias são indispensáveis. A partir disso, você ganha autoridade em seu nicho de atuação, entende melhor o comportamento das pessoas e consegue oferecer um serviço mais eficaz.

3. Seja claro sobre o processo de aprendizagem

Outra forma eficaz de captar alunos on-line é expor para as pessoas de que maneira a sua escola trabalha. Como diz o ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. É um dizer que deve ser levado em consideração para elevar o número de matrículas na sua escola. Procure informar de maneira objetiva e compreensível quais são as metodologias e os recursos que a sua escola utiliza.

Vale ressaltar que é importante que os pais compreendam bem o que a escola tem a oferecer aos seus filhos. Sendo assim, informe sobre o uso das novas tecnologias, se a sua instituição adota ferramentas inovadoras, quais os programas que fazem parte do processo educacional, quais os equipamentos que o aluno tem acesso para desenvolver as suas habilidades e os seus conhecimentos, além de como os estudantes são preparados para os desafios do futuro.

Caso a sua escola faça uso de uma plataforma de aprendizagem, é válido explicar como esse processo é desenvolvido, se atinge a todas as faixas etárias ou se é restrito a determinadas séries. Quanto ao método que o professor utiliza para interagir com os alunos, é importante mostrar como essa comunicação acontece, a forma que as correções de atividades e a disposição de notas são apresentadas aos pais, entre outros pontos.

4. Divulgue nas redes sociais

As redes sociais, dentre elas, Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e outras, são canais que milhares de pessoas acessam diariamente. Por meio delas, é possível divulgar os seus produtos de forma sutil. É uma maneira de apresentar soluções para pessoas que têm interesse e que estejam à procura de escolas diferenciadas para os seus filhos.

As mídias sociais são muito utilizadas como ações de marketing para diversos tipos de negócio. Ao se fazer presente nas redes sociais e demonstrar a qualidade dos seus serviços, o índice de conversão cresce de maneira considerável. Mas, para isso, é importante se apresentar de forma bem estratégica e deixar a sua marca registrada no campo de visão dos usuários.

5. Produza conteúdo relevante para o seu público

Existem vários tipos de conteúdo que podem ser utilizados para tornar a sua escola referência em educação, proporcionar uma experiência inovadora ao seu público-alvo e atrair novos alunos. Por meio de conteúdos de qualidade, por exemplo, é possível atrair o seus potenciais clientes e coletar os dados para contato, em troca de e-books e infográficos, por exemplo.

É importante acompanhar os clientes em todo esse processo, nutri-los com conteúdos relevantes, guiá-los ao longo de suas jornadas de compra e, assim, aumentar as chances de conversão.

Portanto, é imprescindível conhecer diversos formatos para saber como captar alunos on-line. É um método digital de atração muito usado, que pode gerar vários benefícios para a instituição. Entre eles, podemos mencionar a possibilidade de matricular alunos de diferentes lugares, formar grupos de diversidade de estudantes, auxiliar na expansão do negócio e outras vantagens, tanto para os clientes quanto para a instituição escolar.

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