Aderir às soluções digitais é uma das grandes tendências da educação do século 21. A transformação digital veio para ficar, sobretudo, após as mudanças educacionais resultantes da pandemia, como a aprendizagem a distância e o ensino híbrido.

Para nos ajudar a entender melhor esse novo contexto, o diretor de Soluções Digitais da Conexia Educação, Diego Volpe, explica que as ferramentas oferecidas pela empresa são focadas em transformar a área pedagógica da escola, dando apoio a professores, gestores, alunos e família.

Entre as soluções estão Conexia LEX, Plataforma AZ de Aprendizagem, My Life Educação Socioemocional, HighFive Bilingual School, Ubbu, Educacross, Liga das Corujinhas, LEX Aulas ao Vivo e outras. “A LEX reúne todas as soluções educacionais da Conexia Educação com um único login, de forma integrada, garantindo mais praticidade, segurança e agilidade para toda a comunidade escolar – incluindo famílias, alunos, professores e gestores”, conta Diego.

Venha entender mais sobre as soluções digitais da Conexia Educação e veja quais são as vantagens de implementá-las!

Como funciona a implementação das soluções digitais na escola?

Atualmente, as metodologias de aprendizagem precisam estar alinhadas com as tecnologias digitais. Afinal, são as inovações que impulsionam as mudanças, principalmente, no contexto de modernização tão rápida que estamos vivendo.

“No portfólio da Conexia Educação, buscamos cobrir todos os elementos que são necessários para a formação integral dos estudantes. Então, por exemplo, além da Plataforma AZ, a escola pode optar por outros produtos, como o My Life, que trabalha as habilidades socioemocionais e o projeto de vida do aluno. Também temos o High Five, que é a nossa solução para o mercado bilíngue“, explica.

O diretor de Soluções Digitais destaca que também há plataformas gamificadas que podem ser incluídas como a Liga das Corujinhas (Educação Infantil), Educacross e Ubbu (Ensino Fundamental). “O Educacross, por exemplo, auxilia na aprendizagem de Matemática por meio de jogos digitais. Essa é uma ferramenta muito importante e que é utilizada do 1º ao 5º ano. Já o Ubbu, é uma plataforma de coding, em parceria exclusiva com uma empresa de Portugal”, afirma.

Diego complementa, falando sobre a parceria com a plataforma Zoom. “Esse acordo é essencial para nossas aulas ao vivo, pois facilita o processo de ensino híbrido. Isso garante toda segurança para a escola e os alunos fazerem essa troca de conhecimento.”

Como a escola é acompanhada nesse processo?

Cada escola tem seu squad de atendimento e tem uma pessoa que é responsável pelo sucesso daquela instituição, com o uso da plataforma e dos conteúdos. Não é simplesmente uma ferramenta que vai para as escolas, há todo o cuidado em preparar aquela equipe para receber essas soluções.

Diego explica que a solução da Conexia está além de uma plataforma. “A gente entende que a transformação digital nas escolas e os dados capturados nas plataformas retornam para o professor e para os alunos. Então, percebemos que é dessa maneira que conseguimos personalizar a educação e entregar uma solução mais direcionada às necessidades de cada instituição.”

A Conexia conta com um time de sucesso que acompanha o andamento das escolas e que trabalha baseado em dados. Assim, os atendimentos regulares ajudam para que a instituição trilhe o próprio caminho para o sucesso, com todo o suporte pedagógico e tecnológico.

“Nós buscamos unificar tudo em apenas um lugar, com a plataforma Conexia LEX. Então, garantimos que todos os produtos estejam integrados. Por essa facilidade de acesso, não há o abandono das plataformas digitais, como acontece comumente no mercado educacional”, esclarece Diego.

Como funcionam as soluções digitais para os alunos?

Por meio da Plataforma AZ de Aprendizagem, por exemplo, a Conexia Educação entrega os conteúdos regulares, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com foco na performance e formação integral do aluno.

Com esta metodologia, o aluno aprende com os erros, tem autonomia na aprendizagem e é o protagonista de sua trilha, por meio de videoaulas, exercícios com feedback imediato, plataforma on-line de redação, dashboard para acompanhamento da performance acadêmica, entre outros. Esse planejamento é bastante eficaz e a Conexia Educação tem muito sucesso nas aprovações de vestibulares.

Uma das funcionalidades em destaque é que os alunos do Ensino Médio podem escolher sua carreira ou universidade e, assim, o foco dos estudos é voltado para alcançar esse objetivo. Dessa forma, o ponto principal é a eficácia e a personalização, que ocorre por meio da trilha de aprendizagem customizada para a meta daquele jovem.

Diego conta que “como a plataforma é usada no celular, podemos medir o engajamento e como o aluno está performando. Dessa maneira, podemos tomar providências para aqueles que não estão indo tão bem. Essa é uma superplataforma para fazer o acompanhamento por meio dos dados capturados”.

Essa mesma dinâmica também é usada no Ensino Fundamental, mas com outra roupagem. “É a plataforma que o aluno usa diariamente para exercer seu protagonismo, a sua independência, e ela é conciliada com o que acontece em sala de aula”, finaliza o diretor de Soluções Digitais da Conexia.

Quais as vantagens de optar pelas soluções da Conexia Educação?

Existem dores que já são bem conhecidas no mercado educacional. Não é novidade que as escolas precisam de soluções simples e eficazes, e na Conexia isso é feito de maneira coesa e planejada, com o apoio de uma equipe preparada e treinada, que é o que faz toda diferença.

Se a escola está engajada em adotar a transformação digital e seus benefícios, aprimorar a aprendizagem do aluno e mudar efetivamente a maneira de visualizar o futuro dos estudantes, a Conexia Educação entrega tudo isso.

“Nós queremos preparar os alunos para o futuro do mercado de trabalho, de forma personalizada, com base em dados e utilizando a tecnologia. Dessa forma, conseguimos ajudar as escolas a resolver problemas pedagógicos, incentivando o gosto pelo estudo e colocando o jovem como protagonista da própria aprendizagem”, conta Diego.

Essas medidas são importantes e possibilitam mais autonomia, praticidade e integração, com o uso de metodologias ativas de aprendizagem. “Trabalhamos com conteúdo, metodologia, tecnologia, atendimento e suporte completo para que tudo isso funcione. Esses são os grandes diferenciais que a Conexia e nossos parceiros oferecem”, destaca.

Portanto, a Conexia não trabalha apenas com soluções digitais, mas também, com parcerias que incentivam o crescimento da escola e de seus alunos. Para isso, o suporte nesse processo é fundamental, pois o acompanhamento auxilia para que sejam realizadas mudanças no plano de ação para que as instituições consigam atingir resultados cada vez mais positivos.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre as soluções digitais da Conexia Educação para desenvolver a educação do futuro!