O que se tem percebido é que as aulas virtuais têm forte tendência a permanecer após a pandemia. Ao aplicar aulas on-line ao vivo, há possibilidade de cumprir todo o cronograma planejado antes do isolamento social provocado pelo coronavírus.

O novo e inovador formato de educação pode ser potencializado ao projetar um planejamento bem estruturado e ao escolher a tecnologia ideal para aplicar aula ao vivo.

Planejar uma aula de maneira que alcance os seus objetivos, por meio do método on-line ao vivo, requer alguns cuidados e observações importantes e é isso que vamos apresentar a você nesse post. Acompanhe!

Conheça as melhores tecnologias

Por ocasião do isolamento social e a necessidade de que todos ficassem em casa, se tornou inevitável a utilização de recursos tecnológicos, para que pudesse ocorrer a interação entre grupos de pessoas, como as aulas virtuais, reunião de empresas e tantas outras necessidades de agrupamentos. Para esse fim, as plataformas, softwares e aplicativos se aprimoraram para solucionar a necessidade de se relacionar em equipe.

Diante de tanta diversidade tecnológica, é importante avaliar e identificar a que melhor se enquadra ao objetivo que você quer alcançar, o número de pessoas que vai participar do evento ou aula, etc.

Existem no mercado inúmeros aplicativos que possibilitam a interação entre os participantes e a manutenção do cronograma escolar, para que a carga horária anual seja cumprida da forma devida.

Alguns aplicativos já existiam há algum tempo, porém, eram pouco conhecidos por diversas classes, como na educação, medicina, empresas e outros ramos. O isolamento social fez com que todos esses recursos se tornassem visíveis para servir a população em diversos contextos.

Entre os aplicativos projetados exclusivamente para o uso em escolas, está a LEX Aulas ao Vivo. Esta plataforma permite mais praticidade e segurança nas aulas remotas, além de gerar relatórios aos educadores e gestores, e ainda possibilitar a aplicação de metodologias ativas durante as aulas.

Faça um plano de aula específico

O planejamento é uma das principais ferramentas do professor para ministrar as suas aulas, sejam elas presenciais ou virtuais. Portanto, o primeiro passo para que uma aula on-line ao vivo dê certo é construir um planejamento bem específico. É necessário pensar em muitos detalhes que não aconteciam nas aulas presenciais, por exemplo, escolher uma tecnologia adequada para o público-alvo que vai participar. Por falar em público, o professor deve conhecer bem o seu.

O Plano de aula é um norteador para que o professor realize a sua aula com segurança e tranquilidade. Ele deve ser bem detalhado e conter as informações relevantes, como o tema, o objetivo, o conteúdo e a metodologia que será utilizada. O plano de aula é a base para que o educador exponha toda a sua aula em tempo hábil e na sequência em que foi planejada.

Elaborar devidamente o material que vai abordar a temática é outro ponto essencial. É interessante, por exemplo, enviá-lo aos alunos dias antes da aula, para que eles tenham tempo de acessá-lo, fazer a leitura e compreender detalhes do assunto que será socializado na sala de aula virtual.

O material pode ser um vídeo do YouTube, um assunto pesquisado por meio de link enviado pelo professor etc. Ao avaliar o material que será sugerido aos alunos, o professor aprofunda os seus conhecimentos sobre o assunto que será ministrado. Por isso, um plano de aula bem estruturado deve conter:

  • tema;
  • objetivo;
  • conteúdo;
  • desenvolvimento;
  • material didático;
  • metodologia;
  • fontes bibliográficas;
  • avaliação.

Entenda os cuidados e combinados necessários

Mais do que se imagina, as aulas ao vivo despertam habilidades que desenvolvem intensamente diversas competências, como o senso de responsabilidade, paciência, ordem, obediência, respeito etc. Antes é imprescindível que os pais e professores informem aos alunos sobre a importância de uma aula virtual.

Os alunos devem reconhecer que as aulas on-line não são menos importantes que as presenciais e, que todas as observações feitas em sala de aula presencial, no que se refere à produtividade e participação, vão permanecer nas aulas a distância.

Esse método de estudo demanda organização para que a fala dos participantes sejam ouvidas e compreendidas. Portanto, o professor deve esclarecer como o processo vai acontecer durante o tempo em que estiverem on-line. Somente dessa forma o aprendizado será efetivo. Veja alguns cuidados que os alunos e o professor devem combinar e que todos devem cumprir durante as aulas on-line ao vivo:

  • dê sinal e espere o seu momento de falar;
  • esteja presente assim que a sala virtual abrir;
  • participe dos debates;
  • fique em silêncio na hora em que o outro estiver falando;
  • faça perguntas para tirar dúvidas.

Como todos devem se preparar para as aulas

Uma aula virtual tem a participação de alunos e professor, certo? Por isso, todos devem estar cientes de como preparar, adequadamente, o ambiente e a tecnologia que vai usar para participar das aulas. Essas orientações devem partir do professor, para que a aula seja mais produtiva para todos.

Cenário

O cenário em que vai acontecer a aula online é um fator que deve ser analisado. É importante que você escolha um local em que o fundo não contenha nada que possa atrair a atenção das pessoas, muito menos objetos que se movimentem. Isso pode induzir a perda de foco na aula.

Iluminação

A iluminação do local também deve ser observada e testada. Ligue a câmera e observe como fica a apresentação. Caso seja necessário, mude de lugar até que você encontre um ótimo ângulo para que o ambiente seja agradável e visível. Se a luz natural não iluminar o suficiente, acenda luzes para que o local fique com a claridade adequada.

Sonoridade

Não esqueça também, de testar o microfone do celular, notebook ou outro eletrônico que você for utilizar como recurso. Normalmente, em reuniões remotas, é ideal que todos fiquem com os seus microfones desligados, assim evita ruídos e microfonias.

Por fim, foi perceptível a possibilidade de aplicar aulas on-line ao vivo, ou mesmo, aula híbrida para que alcance o objetivo proposto. Observamos que um bom planejamento é o diferencial para que os alunos participem de forma ativa das aulas, além de optar por uma tecnologia dinâmica e envolvente. A plataforma LEX Aulas ao Vivo, da Conexia Educação, é um excelente recurso para potencializar o aprendizado dos alunos de todas as séries escolares.

Achou interessante saber como planejar aula para formato on-line? Como a educação está acontecendo, também, de forma híbrida, é interessante que você leia o artigo sala de aula híbrida é tendência na educação pós-pandemia.