Parceria entre Conexia Educação e plataforma Zoom permite novas abordagens nas aulas ao vivo, com mais autonomia, segurança e facilidade
 
A nova realidade, imposta pela pandemia de coronavírus, promoveu a fusão do mundo digital com o presencial, transformando, inclusive, a educação brasileira. Para se adaptar ao momento em que vivemos e às necessidades das novas gerações, estudos comprovam que a sala de aula híbrida é uma das principais tendências no mundo pós-pandemia, promovendo a mistura do ensino presencial com o on-line (que utiliza as tecnologias digitais para promover a aprendizagem).
“Em uma escola do século 21, o professor é o facilitador de um processo em que os alunos são protagonistas de sua própria aprendizagem, com a discussão dos conteúdos, práticas de metodologias ativas, estudo personalizado de acordo com a demanda de cada estudante, avaliações realizadas com o feedback imediato, entre outros. Atualmente, a tecnologia permitiu que isso possa ser feito tanto presencialmente quanto a distância”, afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.
De acordo com o especialista, o uso de novas tecnologias aliadas ao aprendizado e as aulas ao vivo, realizadas durante a educação remota, agora deverão ser incorporadas à nova realidade das escolas. “Em algumas regiões, por exemplo, o governo está considerando a possibilidade de volta às aulas presenciais de forma gradual e um rodízio de estudantes nas escolas, para manter as medidas de prevenção da Covid-19”, explica.
Mais segurança, autonomia e velocidade
Para garantir aulas on-line mais efetivas, seguras e simplificadas para os profissionais da educação, a Conexia firmou uma parceria com a Zoom para aulas ao vivo – uma das empresas mundiais mais inovadoras do segmento, que ocupa a posição de líder no renomado “Magic Quadrant” 2019, do Gartner, Inc. Esta ferramenta está totalmente incorporada ao Conexia LEX (plataforma integrada que possibilita o acesso a todas as soluções educacionais da marca por meio de um único login), garantindo mais praticidade no agendamento e comunicação das aulas.
“O principal objetivo dessa integração é facilitar o dia a dia de professores, alunos e famílias, possibilitando novas abordagens com segurança e otimização do tempo. Agora, por exemplo, os profissionais não precisam criar um link por aula e ficar enviando diariamente aos pais e responsáveis. As aulas ao vivo são pré-agendadas de forma recorrente, já configuradas com os recursos identificados como ideais, e os alunos das turmas são notificados automaticamente. Tudo isso é possível com apenas um login, que os envolvidos já utilizam em outras soluções, por meio do LEX”, explica Diego Volpe, diretor de Soluções Digitais da Conexia Educação.
O especialista ainda afirma que é possível a administração centralizada das aulas on-line na plataforma. Desta forma, os estudantes têm acesso apenas às aulas agendadas para eles, dentro do horário previsto, e são notificados automaticamente, garantindo mais segurança para todos os envolvidos.
Interação e metodologias ativas
Entre as novidades também estão a possibilidade dos alunos interagirem e colaborarem com total controle do professor, divisão da turma em grupos durante a aula (permitindo a aplicação de metodologias ativas de forma fácil e eficiente), envio de perguntas de múltipla escolha para garantir o engajamento dos alunos em tempo real, monitoramento da presença dos estudantes, o compartilhamento da administração da sala com professores-assistentes e a inclusão de até 49 participantes com vídeo na mesma tela.
Para Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação, essa parceria inovadora veio para somar e garantir mais segurança, robustez e praticidade aos professores, aos estudantes e às famílias, principalmente neste momento de pandemia. “Precisamos manter os alunos seguros, engajados e desenvolvendo seu potencial máximo, mesmo de forma remota. Para isso, as escolas precisam implementar ferramentas capazes de gerar esses diferenciais”, explica.
O especialista ainda afirma que existem muitas opções gratuitas no mercado, mas que acabam gerando tantos efeitos colaterais para a comunidade escolar, que o custo se torna ainda mais elevado – seja na proteção dos dados dos alunos ou na falta de controle de quem pode acessar a aula ou não. “As escolas não podem ser ingênuas nesse processo. As famílias não veem valor em improvisos”, finaliza.
 
Conexia Educação
A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Rede AZ, Pueri Bilíngue, Múltiplo Escolas em Rede, High Five Bilingual School e My Life Educação Socioemocional. Saiba mais em www.conexia.com.br