O debate sobre a importância de uma educação inovadora está em destaque há anos na área. Afinal, não é de hoje que é necessário pensar em novas formas de ensinar, sobretudo com a chegada da internet na sala de aula. 

A inovação é fundamental em todas áreas, especialmente em um cenário de rápida transformação digital. Assim, é necessário pensar em estratégias que preparem o aluno para as mudanças do amanhã – não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também social e emocional.

Mas como e porquê garantir uma educação inovadora? Continue a leitura para entender!

Entenda a importância da educação inovadora

Os alunos do século XXI vivem totalmente imersos na tecnologia, em uma constante busca para entender como lidar com problemas tão complexos da sociedade contemporânea. 

Muito diferente do perfil de estudante de anos atrás, o aluno atual força a escola a se adaptar a novas necessidades e realidades

A inovação é um termo frequentemente usado na tecnologia, mas que pode ser adaptado para a educação. Nesse sentido, a educação inovadora é fundamental para propor um ensino além do tradicional, melhorando o aprendizado na sala de aula. 

Isso significa que a escola precisa reformular abordagens tradicionais de ensino e pensar em metodologias que transformem o aluno em protagonista da própria educação, ao mesmo tempo que propõe a integração dos conhecimentos e a formação integral. 

A tecnologia é uma importante aliada nesse processo, mas não significa que uma escola inovadora é aquela que apenas utiliza ferramentas digitais. É necessário também buscar soluções para tornar o ensino mais proveitoso e de qualidade para ambos os lados

Quais as vantagens da educação inovadora?

A escola tem o papel de preparar o indivíduo para desafios que vão surgir dentro e fora da sala de aula. Em uma sociedade com um ritmo cada vez mais acelerado e dinâmico, esse tipo de ensino visa tornar o aluno melhor capacitado para resolver problemas, ser capaz de pensar em soluções inovadoras e praticar a criatividade.

Já aquela velha forma de ensinar, no qual o estudante passa um turno inteiro sentado olhando para a lousa, não é instigante e cativante para prender a atenção durante toda a aula, sobretudo com a presença massiva do smartphone. 

Consequentemente, uma turma engajada proporciona maior disposição e motivação para o professor ministrar as aulas, já que ele terá a garantia que a turma realmente está prestando atenção no conteúdo. 

Todos os benefícios da educação inovadora para os alunos vão reverberar em uma imagem positiva da escola no mercado educacional. Isso porque a família leva em conta quais metodologias e abordagens são usadas no ensino-aprendizagem antes de efetuar a matrícula e se elas são realmente efetivas para os estudantes. 

5 formas de levar a inovação para dentro da sua escola 

Uma educação inovadora deve ser pensada pelos alunos, professores, gestão escolar e família já que envolve diversas mudanças no processo educacional. Por isso, a participação de todos os agentes é fundamental. 

Educação socioemocional

Além dos aspectos cognitivos, uma educação inovadora leva em conta as competências e habilidades sociais e emocionais do aluno. É nesse ponto que entra a educação socioemocional, método de ensino-aprendizagem que visa o desenvolvimento e manejo da inteligência emocional

Por meio da educação socioemocional, é possível desenvolver:

  • empatia;
  • autonomia;
  • ética;
  • senso de responsabilidade dos alunos. 

Além do mais, é capaz de formar cidadãos mais bem preparados para lidar com problemas na vida social, acadêmica e profissional. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação emocional é apoiada em cinco pilares:

  • Autoconsciência;
  • Autogestão;
  • Consciência social;
  • Habilidades de relacionamento;
  • Tomada de decisão responsável.

Leia também: Como a educação socioemocional pode diminuir o bullying nas escolas?

Metodologias ativas de aprendizagem

Ademais, as metodologias ativas favorecem a aprendizagem autônoma e participativa dos alunos. Assim, em vez de o professor ser o detentor do conhecimento, essas novas abordagens de ensino deixam o aluno ser um protagonista do processo educacional, melhorando a absorção do conteúdo acadêmico.

As metodologias ativas têm como base a pirâmide de aprendizagem de William Glasser, que aponta que as melhores formas de aprender são por meio do debate, da prática e do ato de ensinar. Dessa maneira, a escola pode utilizar as seguintes abordagens:

Ir além dos muros da escola 

Na educação inovadora, o processo de ensino-aprendizagem não acontece apenas dentro da sala de aula. É necessário sair dos limites na escola e explorar outros espaços que podem contribuir com a educação dos alunos.

Essa ação amplia o conhecimento dos alunos, além de tornar as aulas produtivas e engajadas. Alguns exemplos que podem ser adotados pela escola são:

  • realizar aulas em um parque ou em uma quadra esportiva;
  • levar os alunos para aprender determinado conteúdo em uma biblioteca pública;
  • visitar lugares e espaços culturais e/ou relacionados a temas específicos; 
  • utilizar um terreno abandonado para criar uma horta escolar.

A escola também pode avaliar a possibilidade de realizar ações para os alunos dentro e fora da escola que sejam abertas ao público.

Atitudes como essas contribuem não apenas com o aprendizado, mas fortalecem os laços com a comunidade do entorno da instituição de ensino.  

Personalização do ensino 

Um ponto que deve ser reforçado é que os alunos não aprendem de forma igual. É por isso que a educação inovadora leva em conta a individualidade de cada um para propor a personalização do ensino. 

Essa abordagem é baseada em criar conteúdos, aulas e avaliações de acordo com os interesses e habilidades de cada estudante.

Na personalização do ensino, o professor pode criar um esquema de ensino que atenda às necessidades e respeite o tempo de aprendizagem de cada estudante. Entre as vantagens, essa abordagem melhora o rendimento dos alunos, aprimora as competências e habilidades e torna a aula mais interessante e engajada. 

Ferramentas digitais 

A tecnologia está presente no nosso dia a dia e não só pode, como deve ser bem aproveitada na sala de aula. 

Uma educação inovadora conta com auxílio de diversas ferramentas digitais para melhorar o ensino, facilitar o processo educacional e auxiliar na elaboração do plano de aula, além de outras diversas possibilidades.

É possível até utilizar videogames, aplicativos e materiais educativos online (podcast, videoaulas, e-books) que se adequam ao plano de aula e aprimoram a educação. 

Leia também: Como utilizar o celular em sala de aula a favor do aprendizado?

Como a Conexia pode contribuir com a educação inovadora? 

Como você leu ao longo deste post, a educação inovadora tem diversos pilares

Dessa forma, é fundamental que a instituição de ensino que deseja repensar as metodologias usadas escolha as ferramentas corretas por meio de um suporte especializado. 

A Conexia Educação oferece soluções educacionais completas para formar os cidadãos do século XXI. As ferramentas auxiliam e são voltadas para todos os agentes envolvidos no processo de ensino: aluno, professor, escola e família. 

A Conexia Educação oferece soluções educacionais voltadas para as mais diversas necessidades do aluno e da escola: 

A Conexia Educação é uma referência no que se trata do desenvolvimento educacional no país. A prova disso são as mais de 400 escolas parceiras que contam com uma de nossas soluções.

Entre em contato com um dos nossos consultores e veja como podemos ajudar a sua instituição de ensino.