A avaliação do aprendizado escolar é uma das partes mais essenciais para o desenvolvimento do aluno. Apesar de já ser realizada de diversas maneiras, o avanço digital permitiu que a tecnologia também auxiliasse esse processo.

Quer entender como?

Preparamos um conteúdo completo para que você saiba quais são as principais plataformas que aliam tecnologia e desenvolvimento escolar. Continue por aqui, para agregar o digital às suas aulas.

Importância da avaliação da aprendizagem

Considerada uma das etapas mais importantes no ensino, a avaliação da aprendizagem é o que permitirá ao professor entender o andamento do aluno. É a partir dela que são apresentadas dificuldades e também onde se tem mais facilidade de aprendizado. 

Engana-se quem pensa que esse processo é feito apenas com a aplicação de testes e provas bimestrais. O aprendizado é analisado no dia-a-dia, entendendo as dificuldades de cada aluno e colaborando para que ele consiga se desenvolver.

Por ser uma tarefa de acompanhamento de observação, o distanciamento social trazido com a pandemia afetou parte desse trabalho. Mas, mais uma vez, a tecnologia mostrou sua importância se tornando aliada também na avaliação do aprendizado escolar.

Maneiras de avaliar o aprendizado

Anteriormente explicamos que a análise do aprendizado dos alunos vai além da aplicação de testes e provas. Existem diversos métodos para avaliá-los, como:

  • registro das atividades pedagógicas realizadas;
  • observação dos alunos nas aulas;
  • debate entre os alunos;
  • trabalho em grupo;
  • autoavaliação.

É importante que se analise qual método é o mais adequado para avaliar cada turma. Ademais, lembre-se que cada classe possui características próprias, portanto, o que funciona com um grupo pode não funcionar com outro.

Leia também: Como utilizar o celular em sala de aula a favor do aprendizado?

Tecnologia como aliada do aprendizado: 5 ferramentas

Agora que já entendeu qual a importância e as maneiras de avaliar o aprendizado, vamos direto ao assunto: como a tecnologia pode ser aliada nesse processo?

Muito importante durante o período da pandemia e isolamento social, o uso da tecnologia na avaliação do aprendizado e desenvolvimento escolar pode permanecer como uma aliada no pós Covid-19. Existem diversas ferramentas que exercem esse propósito, mas cinco se destacam.

Confira a seguir os detalhes de cada uma delas e otimize a maneira de avaliar suas turmas.

1. Conexia LEX

A primeira ferramenta tecnológica de auxílio ao aprendizado da nossa lista é a Conexia LEX. A plataforma criada pela Conexia Educação tem como principal objetivo simplificar e otimizar o trabalho de acompanhamento do aluno.

A LEX funciona como uma grande plataforma de integração dos aplicativos da Conexia Educação. Com ela, o professor ou gestor tem acesso a todas as informações e aplicativos educacionais em um só ambiente. 

Isso significa que todos os dados estarão em um só ambiente, tornando possível um melhor acompanhamento do desenvolvimento escolar de cada aluno. 

Para possibilitar isso, a Conexia LEX possui quatro valiosos recursos. São eles:

  • login único: acesse qualquer um dos apps educacionais da Conexia Educação por um mesmo login na plataforma;
  • gestão de cadastros: possibilidade de centralizar todos os cadastros de alunos;
  • integração de aplicativos: todos os apps em um só lugar;
  • relatórios inteligentes: a plataforma coloca as informações em relatórios visuais para acompanhar o desenvolvimento da escola.

Também pode te interessar: Organização escolar: utilizar a tecnologia é uma boa opção? Entenda!

2. Microsoft Forms

Existem diversas maneiras de avaliar o desenvolvimento de um aluno ou turma, como mostramos anteriormente. Uma delas é, talvez, a mais comum que é a aplicação de provas, testes e questionários. 

Para esse método a tecnologia também pode ser uma grande aliada com a ferramenta Microsoft Forms. Com ele é possível:

  • criar testes personalizados;
  • gerar questionários com correção automática;
  • observar relatórios de desempenho do aluno e da turma.

3. Google Classroom

A terceira ferramenta da nossa lista ficou muito mais conhecida com o isolamento social na pandemia de Covid-19. O Google Classroom funciona como uma sala de aula on-line. 

Na plataforma é possível criar vários ambientes para cada turma. Além disso, é possível inserir materiais, documentos, arquivos e, por ser do Google, ferramentas e gadgets da empresa são facilmente integrados na plataforma. 

4. Educacross

Voltado para o Ensino Fundamental, o Educacross possibilita inserir os games em disciplinas como Português e Matemática. Podendo ser adaptado ao contexto de cada escola e do planejamento pedagógico adotado, ele contribuirá com:

  • multiletramento e socialização;
  • alfabetização;
  • língua portuguesa;
  • matemática e lógica.

Além de engajar e promover o melhor que a gamificação tem a oferecer aos estudantes, os gestores e educadores ganham o benefício da avaliação completa por meio de relatórios e roteiros personalizados.

5. Plataforma AZ

A Plataforma AZ é uma solução educacional completa, que oferece protagonismo aos estudantes e possibilita aos professores atuarem como mediadores para auxiliar na aprendizagem.

A ferramenta da Conexia entrega uma estrutura robusta para a equipe de professores e gestores das escolas, com relatórios de engajamento e avaliação de desempenho e estrutura autônoma para a criação de atividades particulares. 

Ou seja, os professores ganham acesso a dados relevantes para entender qual é a melhor intervenção pedagógica. 

Entendeu como garantir a avaliação do aprendizado com a tecnologia?

Agora que já entendeu a importância das tecnologias na avaliação escolar, que tal integrá-las à captação de alunos?

Com o e-book gratuito “Entenda por que a tecnologia é aliada na captação de alunos”, você também entenderá como a tecnologia pode ajudar a sua instituição a ter cada vez mais alunos.

Quer saber ainda mais sobre como a Conexia Educação pode impactar a sua instituição de ensino? Entre em contato com a nossa equipe e conheça todas as nossas ferramentas educacionais!