Protagonismo, participação e trabalho em equipe são algumas das principais características das metodologias ativas de aprendizagem. Tratam-se de abordagens educacionais que prometem inovar a maneira como o ensino-aprendizagem acontece na sala de aula. 

Se antes o professor guiava a aprendizagem, atualmente o aluno é a figura central na sala de aula. Quer entender melhor o que são as metodologias ativas e como a tecnologia contribui para o aprendizado? Continue a leitura! 

O que são metodologias ativas de aprendizagem?

As metodologias ativas de aprendizagem são um conjunto de abordagens utilizadas para transformar o aluno em protagonista do próprio percurso educacional. As práticas dentro e fora da sala de aula são centradas no estudante, tornando o professor um mediador

Ao utilizar as metodologias ativas, o professor atua contra as tradicionais metodologias de ensino, nas quais o aluno não participa do aprendizado. Com isso, o conhecimento passa a ser compartilhado e a sala de aula se torna um espaço de troca de experiências e saberes.

Essas abordagens, consideradas inovadoras na educação, podem ser comparadas com a Pirâmide de Aprendizado do psiquiatra William Glasser. De acordo com a teoria, o aluno consegue absorver melhor o conteúdo quando pratica e explica o que aprendeu para outras pessoas.

Ademais, as metodologias ativas favorecem o cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso porque, segundo as diretrizes do documento, o protagonismo e  a autonomia precisam ser desenvolvidos em toda a Educação Básica. 

5 exemplos de metodologias ativas de aprendizagem

A seguir, conheça cinco exemplos de metodologias ativas que podem ser usadas na sala de aula. 

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Gamificação

Os jogos digitais fazem sucesso entre os jovens. Então, porque não utilizá-los na sala de aula? A gamificação é uma abordagem em que elementos de jogos, como avatares, cenários e rankings são utilizados fora do contexto de entretenimento. 

Na educação, essa estratégia é utilizada para tornar o aprendizado lúdico e facilitar a assimilação do conteúdo. Além disso, como as crianças e adolescentes do século XXI estão acostumados com a tecnologia, a gamificação ajuda a motivar e engajar os estudantes, favorecendo o gosto pelos estudos. 

Sala de aula invertida

A imagem do professor na frente do quadro, enquanto o aluno se comporta apenas como ouvinte sentado na cadeira, faz parte da educação há anos. Porém, a sala de aula invertida veio para mudar esse cenário, ou melhor, inverter os papéis. 

Nesse tipo de metodologia ativa de aprendizagem, o professor distribui o conteúdo e fornece as ferramentas necessárias para que o aluno possa estudá-lo em casa. Posteriormente, ele deve realizar atividades relacionadas com o conhecimento na sala. 

Essa metodologia ativa relaciona-se com o ensino híbrido, pois o professor pode realizar atividades síncronas e assíncronas. Além disso, materiais didáticos interativos e digitais podem ser utilizados nessa abordagem. 

Aprendizagem baseada em projetos

Como o nome indica, a aprendizagem baseada em projetos é feita por meio de desafios propostos pelo professor para que a turma desenvolva ideias para solucionar um determinado problema. Para isso, é necessário haver integração entre as áreas do conhecimento

Entre as vantagens, vale ressaltar que essa metodologia desenvolve a habilidade de trabalhar em equipe. Além disso, ela contribui para o senso de investigação e curiosidade, competências que constam nas diretrizes da BNCC.

Estudo de caso

O estudo de caso é utilizado para promover debates e levantar provocações da turma sobre problemas reais. Dessa forma, o aluno consegue refletir sobre a situação apresentada e como poderia agir. 

Um dos objetivos dessa metodologia é analisar fenômenos complexos. Por isso, o professor pode expor problemas que fazem parte da vida dos estudantes como bullying, carreira profissional, entre outros. 

Design Thinking

A metodologia ativa Design Thinking também é conhecida como aprendizagem investigativa. Trata-se de uma abordagem onde os alunos, por meio de cinco etapas, desenvolvem ideias inovadoras para solucionar problemas. 

Para aplicar o Design Thinking na sala de aula, é preciso seguir três pilares: empatia, experimentação e colaboração. Dessa maneira, o professor estimula o aluno a entender como resolver problemas diversos, tanto dentro como fora da sala de aula. 

Tecnologia e metodologias ativas: qual a relação? 

Entenda, a seguir, quais as vantagens de aliar as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais

Estimula a participação ativa do aluno

As gerações Z e Alpha nasceram em meio à tecnologia, por isso, as crianças e adolescentes apresentam grande facilidade para lidar com o digital. Mas apesar dos benefícios desse recurso, o professor precisa dividir a atenção dos alunos com celulares e tablets. 

Contudo, quando o professor utiliza a linguagem da tecnologia, seja por meio de equipamentos, ou de elementos do mundo digital, maiores são as chances de atrair a atenção e interesse do aluno pelos estudos. Afinal, o aprendizado torna-se prazeroso e divertido.  

Facilita o feedback

As metodologias ativas tornam o aluno protagonista do aprendizado. Para isso, o feedback é fundamental para que o estudante entenda onde pode melhorar, quais são os seus pontos fortes, entre outros aspectos que possam ajudá-lo no desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Esse processo pode ser facilitado por meio de plataformas digitais educacionais, onde o aluno recebe feedback após a execução da atividade. Na gamificação, por exemplo, o estudante obtém um panorama do desempenho após a finalização do jogo. 

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Contribui para a individualização do ensino 

Para o aluno ser protagonista do aprendizado e agir com autonomia, o professor precisa disponibilizar as ferramentas corretas. Contudo, cada estudante aprende de maneira diferente, já que cada indivíduo tem características e particularidades.

Nesse sentido, as ferramentas digitais podem ser usadas para promover a personalização do ensino de maneira ágil e prática. Por exemplo, caso o professor identifique que os materiais didáticos tradicionais não são bem aceitos pela turma durante a sala de aula invertida, ele pode compartilhar conteúdos digitais

Como a Conexia pode contribuir para a inovação na sala de aula? 

A Conexia Educação está presente em mais de 30 países, responsável pelas soluções educacionais da Maple Bear, Grupo SEB e de mais de 400 escolas em todo o mundo.

A tecnologia é o principal pilar das soluções educacionais da Conexia, pois os alunos do século XXI nasceram em uma sociedade altamente tecnológica. Aliado a isso, acreditamos que o aluno precisa ser o centro do ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, a Conexia Educação desenvolveu a Plataforma AZ de Aprendizagem, ferramenta digital educacional voltada para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, com foco na formação integral, personalizada e de alta performance.

Com a Plataforma AZ, os alunos e professores têm acesso a recursos que podem aprimorar as metodologias ativas de aprendizagem, tais quais:

  • conteúdo multiplataforma, com materiais didáticos integrados;
  • mais de 50 mil videoaulas;
  • dashboard de performance acadêmica;
  • atividades avaliativas em todos os cursos;
  • parceria com o Zoom para aulas ao vivo;
  • trilha de estudos personalizada.

Quer entender melhor como as soluções educacionais da Conexia podem inovar na maneira como a sua escola conduz o ensino-aprendizagem? Fale com um dos nossos consultores!