Sabemos que nem todas as habilidades ensinadas em etapas educacionais anteriores são desenvolvidas por completo. É por isso que existe o plano de intervenção pedagógica, que consiste em uma série de estratégias elaboradas pela escola, com o objetivo de recuperar a aprendizagem do aluno. 

Uma das principais vantagens dessa estratégia é a formação integral do aluno. Afinal, caso o estudante avance nas etapas educacionais sem aprender determinadas habilidades, essas lacunas podem ser maléficas para o decorrer da vida educacional desse indivíduo.

Além de prejudicar o desenvolvimento do aluno, as falhas no processo de aprendizagem causam altas taxas de abandono escolar, distorção idade-série ou defasagem educacional. Em alguns casos, os reflexos perduram por toda a vida do indivíduo. 

Um exemplo é um levantamento divulgado em maio de 2022 pelo Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube), onde 83,5% dos candidatos a vagas de estágio são reprovados por baixo rendimento em Língua Portuguesa.

O plano de intervenção pedagógica pode ser colocado em prática a qualquer momento do ano letivo. Contudo, devido às lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia, faz-se necessário a execução das estratégias quanto antes. Veja como realizar esse processo a seguir!

Como recuperar a aprendizagem na sala de aula?

1. Defina as habilidades essenciais 

Primeiramente, é preciso mapear quais habilidades são essenciais para o aluno na série em que ele se encontra. Esse é um dos mais importantes passos para elaborar um plano de intervenção pedagógica para recuperação de aprendizagem 

A escola pode utilizar alguns critérios para realizar o mapeamento, como uma análise de pré-requisito. Por exemplo, caso determinada habilidade do 7º ano em Matemática seja essencial para o 8º, a escola pode promover ações para desenvolvê-la.

Outro critério que pode ser usado no plano de intervenção pedagógica é o de conteúdos e habilidades relacionadas. Nesse caso, os conteúdos não são um pré-requisito para a etapa educacional onde o aluno se encontra, mas potencializam a aprendizagem de habilidades importantes. 

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2. Elabore instrumentos de avaliação diagnóstica

A escola não precisa criar ações para a recuperação de todas as habilidades não aprendidas simultaneamente, já que essa lista pode ser extensa. 

Nesse caso, a gestão educacional pode incluir a realização de uma avaliação diagnóstica no plano de intervenção pedagógica. Esse instrumento será responsável por mapear quais habilidades foram aprendidas pelo aluno e quais apresentam lacunas de aprendizagem

Esse passo é importante, pois ele não só aponta falhas como também mostra quais habilidades o aluno desenvolveu anteriormente. Com isso, evita-se a perda de tempo dos professores ao ensinar um conteúdo aprendido.

3. Analise os indicadores 

Outro passo importante no plano de intervenção pedagógica é a análise dos indicadores gerados na avaliação diagnóstica. Caso esse processo tenha sido feito por meio de uma plataforma digital, o próprio sistema apresenta um relatório completo do aluno e/ou da turma. 

Com isso, a escola pode elaborar as melhores ações pedagógicas, segundo o resultado obtido e analisado. Nesse sentido, analise pontos como:

  • porcentagem de acertos;
  • desempenho da turma e/ou do aluno;
  • habilidades nas quais os alunos apresentaram melhor aproveitamento;
  • principais lacunas de aprendizagem.

4. Promova intervenção pedagógica 

Após mapear as lacunas de aprendizagem e as habilidades aprendidas pelos alunos, a escola precisa elaborar um novo planejamento curricular. Desse modo, deverá ser definido quando o professor trabalhará cada conteúdo, e como ele desenvolverá as habilidades essenciais.

Com isso, o professor consegue definir com mais assertividade suas prioridades

Por exemplo: caso o docente planeje trabalhar determinada habilidade no segundo bimestre, mas o aluno precisa desse conteúdo apenas no fim do ano letivo, ele pode reorganizar o planejamento pedagógico

É uma maneira de ensinar o que o aluno precisa e quando ele precisa, e não antes ou depois. 

5. Monitore a recuperação da aprendizagem

A recuperação da aprendizagem é um processo que ocorre de maneira gradual. Por isso, a escola precisa analisar o resultado das ações implementadas até que a habilidade seja desenvolvida. Ou seja, o plano não termina após a intervenção propriamente dita.

Analisar o processo é fundamental para a escola avaliar se é necessário realizar ajustes no caminho. Por exemplo, determinado aluno não conseguiu absorver o conteúdo por meio da atividade X. Com isso, o professor terá que desenvolver uma nova atividade para o estudante.

Cada indivíduo aprende de maneira diferente. Assim, esse acompanhamento mais próximo permite adaptar o aprendizado segundo as necessidades, interesses e habilidades do aluno. Esse processo deve ser feito mesmo se o aluno Y aprendeu por meio de determinado método. 

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Dicas bônus: Utilize a ferramentas pedagógicas digitais 

Por meio das ferramentas digitais corretas, a escola pode simplificar e otimizar a elaboração e implementação do plano de intervenção pedagógica. Entre as opções disponíveis está a Plataforma AZ, solução educacional da Conexia Educação.

O AZ é uma plataforma pedagógica 100% digital, com diversas funcionalidades para professores, gestores, alunos e família — pode ser usado desde a Educação Infantil até o pré-vestibular. 

Veja, a seguir, como a Plataforma AZ pode contribuir para o plano de intervenção pedagógica da sua escola: 

MAPA AZ: Realiza o mapeamento de habilidades essenciais e elabora uma trilha de aprendizado personalizada para cada aluno;

Relatório AZ+: Com a aplicação de questionários, o professor pode analisar quais habilidades foram aprendidas pelos alunos, e quais são as lacunas de aprendizagem; 

Projeto AZ+: De acordo com o relatório da avaliação diagnóstica, a plataforma indica questões objetivas e conteúdos gamificados para o mapa de foco.

Quer conhecer tudo que a Plataforma AZ de aprendizagem pode fazer pela sua escola? Acesse o site ou entre em contato com um dos nossos consultores educacionais

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