O interesse dos pais pela educação bilíngue tem aumentado nos últimos anos e, com isso, surgem várias dúvidas acerca do assunto. A maioria reconhece que dominar um segundo idioma está entre as habilidades básicas exigidas no mercado de trabalho. Mas a partir de qual idade a criança deve aprender outra língua? E qual a diferença entre estudar numa escola de inglês e numa escola bilíngue?
O que poucos sabem é que o ensino bilíngue contribui para aumentar a capacidade de concentração do aluno, o senso de organização e melhora o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à escrita, à fala e à leitura. A seguir, os especialistas do Pueri Bilíngue Candanguinho explicam tudo o que os pais precisam saber sobre esta alternativa de aprendizado.
Quanto antes, melhor
O aprendizado de outro idioma é possível em qualquer momento da vida. Nas escolas há processos de adaptação para os mais variados casos, em todas as idades. O que muda é o nível de dificuldade. Para uma criança, a comunicação acontece de maneira muito natural e, à medida que ela cresce, surgem as travas, o sotaque, o medo de errar. Quanto mais cedo ela aprender, melhor vai transitar entre um idioma e o outro e fará isso com naturalidade.
O ensino bilíngue extrapola o mero aprendizado. Através dele, possibilita-se a aquisição de outro idioma, o que significa, na prática, que ele passa a ser parte dos recursos comunicativos do aluno nos seus níveis mais profundos e naturais.
Educação Bilíngue só tem benefícios
O esforço e a atenção necessários para alternar de um idioma para outro gera mais atividade no cérebro como um todo, em especial no córtex pré-frontal (parte responsável pelo controle e julgamento). As crianças que começarem a aprender um novo idioma ainda na primeira infância têm mais chance de se expressarem na segunda língua como nativas. Graças à plasticidade e seus inúmeros neurônios, elas aprendem com maior facilidade e utilizam ambos os hemisférios do cérebro. Como aprendem também com o direito, passam a ter uma compreensão mais ampla dos seus contextos sociais e emocionais.
Perfil da criança bilíngue
São aquelas com melhor planejamento e organização, que executam multitarefas com mais eficiência e que são mais flexíveis. Também aprendem com maior facilidade e desenvolvem melhor comportamento socioemocional.
Qual a diferença entre estudar inglês e estudar em inglês?
Trata-se de usar a língua não como estrangeira, como estranha ao aluno, mas como um meio através do qual ele estuda e, consequentemente, pensa. A aprendizagem integrada de linguagem e conteúdo (metodologia CLIL) potencializa a aquisição do idioma.
BNCC e Ensino Bilíngue
Como ensino bilíngue é além de ensinar um novo idioma, mas também passar o conteúdo de uma nova cultura e suas disciplinas, as escolas adotam currículos para integrar as matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) às de outro país. Desta forma, orienta a proposta pedagógica para preparar novos cidadãos e torná-los aptos a interagir em um mundo sem fronteiras.
O programa do Pueri Bilíngue Candanguinho ensina estimulando o raciocínio em uma segunda língua e não somente ensina uma nova língua. Assim, saberes que passam pelo raciocínio lógico, pelo conhecimento científico e pela apreensão histórica, entre outros, são adquiridos também pelo raciocínio em inglês.
Sobre o Pueri Bilíngue Candanguinho
Em meio às comemorações pelos seus 50 anos, o Centro de Ensino Candanguinho foi escolhido como instituição modelo para implementação do Pueri Bilíngue em Brasília.
Há cinco décadas, quando o mundo ainda se perguntava se era válido dar voz às crianças, a instituição nascia elegendo o aluno como protagonista na construção do conhecimento. Uma escola que já nasceu pensando no futuro, une toda a sua tradição em excelência educacional com uma marca que foca no cidadão do século XXI.
Com as transformações cada vez mais rápidas, a velocidade da informação é a mesma da mudança de comportamentos, e isso exige diferentes habilidades para o cidadão. Para ter lugar de destaque entre tantas possibilidades, o século XXI demanda uma formação diferente, na qual o bilinguismo é uma necessidade e o papel da escola é essencial nesse processo. O Pueri Bilíngue é uma marca da Conexia, empresa do Grupo SEB Educação, criada para pensar a educação do futuro.
A metodologia das aulas do Pueri Bilíngue é pensada no aluno do século XXI, com resolução de problemas, metodologias ativas e com proposta pedagógica que possibilita o aluno ser protagonista. Além da disponibilidade de conteúdos impressos e digitais, que proporcionam a autonomia, criatividade e a cultura do pensamento. E tudo isso alinhado com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.