A preocupação com o meio ambiente é recorrente nas empresas e na sociedade. Mas, com o ESG, esse debate vai além de ações de preservação à natureza. Isso significa que as organizações precisam também ter atenção quanto à responsabilidade social e às práticas saudáveis de gestão. 

O termo ESG é bastante utilizado no mundo corporativo. Contudo, pode ser adaptado para o ambiente educacional, desde o ponto de vista pedagógico até a gestão escolar. Quer saber como? Continue a leitura deste post. 

O que é ESG? 

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança quando traduzida) reúne um conjunto de boas práticas adotadas no universo corporativo para aliar os resultados positivos de uma empresa à responsabilidade sustentável e social.

A sigla ESG surgiu, inicialmente, no mercado financeiro em 2004. Aos poucos, ela passou a ser utilizada em outros setores da sociedade, inclusive para substituir as ações isoladas de sustentabilidade.  

Afinal, entende-se que a sustentabilidade vai além das preocupações ambientais. Nesse caso, uma empresa que adota as práticas ESG entende quais impactos ela causa à sociedade em diversas frentes, para além do meio ambiente. 

A partir disso, é possível estruturar ações para mitigar os efeitos negativos e potencializar os impactos positivos. De maneira resumida, as três letras do ESG significam:

  • Environmental (ambiental): ações de conservação ao meio ambiente, voltadas para gestão de resíduos, desmatamento, eficiência energética, entre outras práticas;
  • Social (social): práticas relacionadas à responsabilidade social, ou seja, voltadas para a comunidade na qual a empresa está inserida, dentro e fora dela. Por exemplo: respeito aos Direitos Humanos, diversidade e segurança e saúde no ambiente de trabalho;
  • Governance (governança): está relacionado às estratégias de administração ética e responsável, como transparência de dados e condutas corporativas eficientes.

Leia também: Entenda quais são as aplicações da LGPD na educação

ESG na educação: 5 dicas para colocar em prática na escola 

Apesar do ESG ser praticado principalmente por empresas, esses princípios podem ser incluídos no planejamento pedagógico das escolas e na própria gestão. Afinal, a educação entende a importância de debater e praticar a sustentabilidade no ambiente educacional. 

Além disso, os pilares do ESG servem também para construir uma imagem positiva da instituição de ensino, pois é crescente o número de pessoas que buscam consumir marcas comprometidas com o meio ambiente e com a sociedade. 

A seguir, entenda como aplicar o ESG na escola. 

1. Promover a diversidade e inclusão

Construir um ambiente diverso e inclusivo faz parte dos pilares do ESG. Nesse sentido, a instituição de ensino que deseja implementar esses pilares pode contratar funcionários de etnias, raças e gêneros diversos. Assim, é possível criar uma escola acolhedora e que dispõe de opiniões e experiências diversas.

Vale ressaltar que é necessário incentivar a contratação de professores e demais funcionários com deficiência nas escolas de ensino regular. Afinal, a convivência com pessoas com múltiplas características é benéfica também para as pessoas sem deficiência, sobretudo para o desenvolvimento da empatia.

Além disso, o tema de inclusão e diversidade pode ser inserido no planejamento das aulas, visando acolher diferentes grupos. Para isso, a escola precisa promover ações que façam o aluno entender a importância de conviver e respeitar as diferenças de grupos minoritários, como pessoas negras, indígenas e LGBT+. 

2. Estimular ações de preservação ao meio ambiente 

O ensino-aprendizagem pode ir além dos conteúdos curriculares tradicionais. Nesse sentido, é possível promover ações de sustentabilidade na sala de aula. Essa ação pode ser feita tanto nas aulas de ciências, com temas de preservação do meio ambiente e poluição, como em ações práticas em conjunto com os alunos e comunidade.

Entre as ações, a escola pode promover com os alunos:

  • coleta seletiva;
  • reciclagem de material escolar;
  • mutirão de coleta de lixos nas praias;
  • construção de uma horta comunitária;
  • fazer reuso de água da chuva;
  • reformar objetos e móveis escolares velhos;
  • oficinas de reciclagem;
  • compostagem orgânica;
  • ações de conscientização sobre não jogar lixo nas ruas.

3. Implementar a economia circular na escola 

Outra maneira de implementar o ESG na escola é por meio da economia circular. Trata-se de um conjunto de práticas que visam a utilização racional e consciente dos recursos e meios produtivos, com foco no desperdício zero. Essa ideia pode ser usada desde modelos de negócio sustentáveis até ações práticas para reaproveitar os resíduos sólidos. 

Uma possível ação de economia circular na escola é a substituição das avaliações em papel por avaliações online. Com isso, a instituição de ensino reduz o descarte de lixo, já que alunos e professores costumam não guardar provas por muito tempo. 

Outra maneira de incentivar a economia circular no ambiente educacional é por meio da carona solidária. Os professores e demais funcionários podem criar grupos e articular rotas para compartilhar caronas até a escola. Essa mesma ação pode ser incentivada entre as famílias dos alunos. 

4. Proporcionar um ambiente escolar saudável

A preocupação em proporcionar um ambiente de trabalho saudável e acolhedor é um dos pilares sociais do ESG e precisa fazer parte da escola – afinal, os professores são profissionais que prestam serviço à instituição como qualquer outra categoria. 

Melhorando o ambiente de trabalho, é possível elevar o nível do ensino-aprendizagem oferecido aos alunos. Além disso, ele proporciona um clima saudável entre os funcionários, diminuindo a rotatividade de profissionais — o que pode impactar negativamente o andamento do ano letivo

Para isso, a escola precisa fazer um levantamento das principais demandas dos funcionários da escola, desde o porteiro até o diretor escolar, e pensar em ações que possam solucioná-los. Além disso, o bem-estar e valorização profissional devem fazer parte da escola que deseja implementar a cultura ESG. 

5. Desenvolver ações coletivas 

Um dos principais pilares do ESG é a análise dos impactos provocados na comunidade na qual uma empresa está inserida, ou seja, agir com responsabilidade social. Tratando-se da educação, cabe à escola promover ações que envolvam a família dos alunos e outras pessoas que estejam próximas à instituição de ensino.

Entre as ações com a participação da comunidade, a escola pode:

  • promover palestras e debates abertos sobre temas do interesse da sociedade;
  • estimular a participação da família na vida escolar do aluno;
  • promover aulões gratuitos de preparação para o vestibular;
  • estar disponível para atender as famílias dos alunos para além das reuniões escolares;
  • ouvir a opinião e críticas de alunos e familiares sobre decisões tomadas pela gestão escolar;
  • estimular projetos para solucionar problemas que fazem parte da comunidade na qual a escola está inserida;
  • realizar eventos escolares abertos à comunidade.

Como você pôde ver, trabalhar o ESG dentro da escola não só é possível, como existem diversas ações que podem ser implementadas. Se seu desejo é ter uma escola inovadora, com um olhar focado no futuro, nós podemos te ajudar!

Acesse o site da Conexia Educação e confira todas as possibilidades educacionais que podemos oferecer para sua escola. Afinal, se cada aluno é único, sua aprendizagem também deve ser!