Não há como negar que a Educação Básica passou por uma evolução do ensino nos últimos anos. Se tempos atrás os livros físicos e a tabuada na lousa eram os materiais didáticos disponíveis para os alunos, hoje, eles podem até experimentar estar em situações do passado de maneira imersiva com o auxílio da tecnologia. 

Além do uso da tecnologia nas aulas, os educadores entenderam que, para um ensino de qualidade, é preciso colocar o aluno como protagonista, e não como mero receptor de informações. Entenda, neste post, como se deu a evolução na Educação Básica e saiba como fazer parte desse futuro em andamento. 

5 pontos que explicam a evolução do ensino na Educação Básica

Aprendizagem personalizada

Para reconhecer que cada aluno tem necessidades e ritmos diferentes de aprendizagem, o setor educacional tem buscado, nos últimos anos, utilizar abordagens de ensino personalizadas

Nesse sentido, em vez de uma aula onde o conteúdo é passado da mesma maneira para todos, o professor torna o aprendizado único e voltado para o que cada aluno precisa desenvolver. 

Pode-se dizer que a personalização é uma evolução do ensino, porque mantém os alunos engajados em uma era altamente tecnológica. Quando eles têm a oportunidade de aprender de acordo com seus interesses e necessidades individuais, eles geralmente se sentem mais engajados e motivados nos estudos. 

Ensino aliado às habilidades socioemocionais

Além do foco no desenvolvimento acadêmico, comum em qualquer escola da Educação Básica, a evolução do ensino trouxe a importância ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos. Isso inclui competências como a inteligência emocional, o trabalho em equipe, a empatia e a resiliência.

Por reconhecer que essas habilidades são essenciais para o sucesso pessoal e profissional dos alunos, as escolas estão adotando estratégias para incorporá-las ao currículo por meio de práticas de ensino que promovem o desenvolvimento socioemocional – não apenas dos estudantes, mas também do professor. 

>>> Baixe o e-book gratuito: Como transformar o ChatGPT em um aliado da educação?

Aprendizagem baseada em projetos

A aprendizagem baseada em projetos tem ganhado destaque na evolução do ensino nos últimos anos. Nesse modelo educacional, os alunos trabalham em projetos práticos e desafiadores, envolvendo resolução de problemas reais e aplicação dos conhecimentos em situações concretas. 

Com isso, a escola promove uma aprendizagem mais significativa e estimula a autonomia dos estudantes. A aprendizagem baseada em projetos é considerada inovadora por proporcionar uma abordagem mais prática, onde o aluno é o personagem central na aprendizagem. 

Ensino com significado para o aluno

O ensino com significado é considerado uma evolução do ensino, ao reconhecer e valorizar a importância de tornar o aprendizado relevante e significativo para a vida do aluno

Em vez de apenas memorizar informações, como acontece no ensino tradicional, os alunos são desafiados a usar o conhecimento de maneira prática, solucionando problemas reais e enfrentando desafios relevantes para eles. 

Os alunos são convidados a refletir sobre suas próprias experiências, pontos de vista e valores, relacionando-os ao que estão aprendendo na aula.

Mudanças no papel do professor

Outra evolução significativa do ensino nos últimos anos é o papel do professor. Em vez de serem apenas transmissores de conhecimento, os educadores estão se tornando facilitadores do aprendizado, orientadores e mentores. 

Isso significa que os professores estão cada vez mais envolvidos em atividades de apoio individualizado aos alunos, estimulando a colaboração e promovendo a criatividade. Ou seja, deixando de lado a figura de detentor total do conhecimento, onde a troca de informações e habilidades não era bilateral. 

Como se preparar para a educação do futuro?

Não basta saber como se deu a evolução do ensino. Também é preciso entender como fazer parte da educação do futuro. Veja dicas a seguir da Conexia Educação!

Promova a educação socioemocional 

Dentro do conceito de Educação 5.0, a educação socioemocional é uma abordagem educacional que visa desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos. Com isso, eles podem entender e lidar com suas próprias emoções e as emoções dos outros, além de estabelecer relacionamentos saudáveis.

A educação socioemocional vai além da transmissão de conhecimentos acadêmicos tradicionais. Ela considera seus aspectos emocionais, sociais e cognitivos. Por causa disso, é considerada por especialistas em educação como a inovação que deve fazer parte definitivamente da educação nos próximos anos. 

Aplique metodologias ativas de aprendizagem nas aulas 

A escola que deseja fazer parte da evolução do ensino precisa trabalhar com metodologias ativas, abordagens pedagógicas que colocam o aluno como protagonista do próprio processo de aprendizagem, promovendo uma participação ativa e engajada. 

Ao contrário do modelo tradicional de educação, em que o professor é o centro do ensino e os alunos são passivos receptores de informações, as metodologias ativas valorizam a construção do conhecimento pelos próprios alunos. Essas metodologias enfatizam a interação, a colaboração, a resolução de problemas e a aplicação prática do conhecimento.

Utilize tecnologia na sala de aula

Não há como fazer parte da evolução do ensino sem o uso da tecnologia. Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no uso de tecnologia na educação, sobretudo durante e após a pandemia de Covid-19. Isso inclui o uso de computadores, tablets e dispositivos móveis, bem como o acesso à Internet e o uso de softwares educacionais. 

A tecnologia tem o potencial de enriquecer o processo de aprendizagem, tornando-o mais interativo e envolvente para os alunos. Contudo, mais do que abordar aspectos técnicos, é preciso que a escola inclua a educação digital, trabalhando a responsabilidade e ética para o uso saudável e consciente da internet — principalmente das redes sociais.

Proponha a aprendizagem significativa

A aprendizagem significativa é um processo de construção de conhecimento em que os novos conceitos e informações são relacionados de maneira significativa e relevante com o conhecimento prévio e experiências dos alunos. 

Nesse tipo de aprendizagem, eles estabelecem conexões entre o que estão aprendendo e seu contexto de vida, tornando o novo conhecimento mais fácil de compreender. 

A aprendizagem significativa difere da aprendizagem mecânica, na qual os alunos simplesmente memorizam informações sem compreender seu significado ou aplicação prática. Assim, os estudantes são incentivados a relacionar o novo conhecimento com conceitos prévios, refletir sobre sua relevância e aplicá-lo em situações reais.

Implemente a educação online

O ensino online e a educação a distância experimentaram um crescimento significativo nos últimos 10 anos, sobretudo no Ensino Superior. Mas, também há espaço para a Educação Básica, por meio da utilização de plataformas de aprendizagem online – que têm se tornado cada vez mais populares.

Essa modalidade de ensino oferece flexibilidade para os alunos, permitindo que eles tenham uma aprendizagem mais personalizada e em qualquer lugar.

Quer colocar a sua escola na vanguarda da educação? Conte com a Conexia Educação, uma das maiores referências em soluções educacionais que unifica a tecnologia, a educação bilíngue e o desenvolvimento socioemocional para preparar o cidadão do século XXI. Acesse o site e conheça!

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula