A aprendizagem personalizada é uma alternativa aos modelos educacionais engessados e que não consideram as particularidades dos estudantes. Essa metodologia de ensino proporciona benefícios importantes aos alunos, incluindo o engajamento na sala de aula e melhoria no desempenho acadêmico. 

Quer entender melhor como funciona a aprendizagem personalizada e como implementá-la na sua escola? Continue a leitura! 

O que é aprendizagem personalizada?

A aprendizagem personalizada é uma abordagem pedagógica que visa ajustar o ensino-aprendizagem às necessidades, habilidades e interesses do aluno. Ou seja, o professor conduz o aprendizado de maneira individualizada, diferentemente das metodologias tradicionais. 

A importância de individualizar a aprendizagem não é novidade no Brasil, afinal, cada aluno tem o próprio ritmo. Nesse sentido, a teoria das inteligências múltiplas foi um dos fatores que influenciaram a educação a entender que nem todas as metodologias funcionam igualmente para todos os estudantes. 

Por causa disso, o aluno pode ficar desmotivado por perceber que o desempenho dele não é igual ao dos colegas. É nesse ponto que a aprendizagem personalizada visa atingir, pois o professor consegue traçar um plano de aula que aproveite as potencialidades de cada estudante.

Diversos recursos podem ser utilizados pelo professor para personalizar o ensino, tais como a avaliação diagnóstica para verificar o nível de conhecimento de cada aluno. Nesse caso, a tecnologia é uma importante aliada para facilitar a vida do educador na sala de aula.

Vale ressaltar que a aprendizagem personalizada não se trata de elaborar um plano de aula exclusivo para cada aluno, pois em turmas grandes, esse processo poderia demandar muito tempo. Por isso, o importante é o professor oferecer opções para estimular a autonomia no próprio percurso educacional. 

Para isso, a escola precisa ter uma matriz curricular flexível e personalizada para atender diferentes perfis. No entanto, os conhecimentos básicos devem permanecer iguais para todos, principalmente no que tange às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Conheça as principais vantagens da aprendizagem personalizada

Estimula o protagonismo estudantil

O protagonismo estudantil proporciona autonomia para o aluno, ou seja, ele tem voz ativa no processo de aprendizagem. Diferentemente das abordagens tradicionais, na qual o professor tem total autoridade na sala de aula, a aprendizagem personalizada propõe que essa relação não precisa ser unilateral. 

Com o protagonismo estudantil, o aluno não fica sentado na cadeira, absorvendo o conteúdo passado pelo professor. Ele pode expor ideias, escolher como acessar conteúdos e questionar o educador de maneira saudável e respeitosa, criando uma relação de parceria

Esse processo desencadeia o desenvolvimento de várias habilidades importantes para a vida pessoal, acadêmica e profissional do aluno como, por exemplo, a capacidade de resolver problemas. Afinal, ao precisar tomar decisões, o estudante precisa se antecipar e resolver problemas e possíveis confrontos que podem surgir.

Ajuda a melhorar o rendimento escolar 

O baixo rendimento escolar está ligado a múltiplos fatores, entre eles, o desinteresse do aluno pelo aprendizado. Essa situação pode acontecer com frequência no Ensino Médio, onde o jovem não tem mais motivação para estudar o que não gosta e está focado no vestibular e na escolha da carreira profissional. 

Como consequência, o baixo rendimento escolar acarreta danos à autoestima do estudante, fazendo com que ele crie uma aversão ao ambiente educacional. Esse cenário é um dos fatores que levam a evasão escolar, um dos principais problemas enfrentados pelas escolas.

No entanto, a aprendizagem personalizada pode ajudar a despertar o gosto do aluno pelo estudo. Ao proporcionar maior autonomia e elaborar um ensino que considera seus interesses, maiores são as chances de o estudante engajar nas aulas e chegar até o fim do ano letivo com boas notas.

Desenvolve as habilidades pessoais do aluno 

Essa abordagem pedagógica considera as habilidades e potencialidades individuais. Quando o professor tem um olhar atento e individualizado, consegue identificar qual área é de maior interesse da turma, ajudando a propor atividades que estimulem a utilização das habilidades dos estudantes.

Dessa maneira, também é possível identificar as dificuldades de aprendizagem de cada aluno e ajustar o ensino para nivelar o conhecimento de todos da turma. A escola consegue melhorar a qualidade de ensino, contribuindo para passar uma imagem positiva no mercado educacional. 

Como levar esse método de aprendizagem para a sala de aula?

Apesar dos benefícios, alguns entraves podem impedir uma escola de implementar a aprendizagem personalizada como, por exemplo, a falta de colaboração da comunidade escolar. A transição de um modelo educacional tradicional para uma abordagem relativamente recente pode causar estranhamento.

Por isso, a escola precisa deixar claro os pilares e benefícios dessa abordagem pedagógica desde o início, incluindo a família do aluno nesse processo. Outro ponto importante é o investimento na qualificação do corpo docente, para que os professores saibam construir planos de aulas flexíveis. 

Além disso, a escola pode: 

  • utilizar metodologias ativas de aprendizagem;
  • adotar a gamificação dos conteúdos curriculares;
  • inovar no material didático oferecido aos alunos;
  • adaptar a sala de aula;
  • traçar planos de aula com base em trilhas de aprendizagem;
  • utilizar tecnologias educacionais;
  • proporcionar uma maior liberdade ao aluno para traçar as próprias metas educacionais.

Leia também: 5 motivos que atestam os benefícios da Aprendizagem Baseada em Problemas

Sua escola também pode contar com a Plataforma AZ, solução educacional completa da Conexia Educação. Com o AZ, os estudantes têm uma experiência inovadora para a formação integral, da Educação Infantil ao Pré-vestibular, com ferramentas físicas e também digitais que trazem trilha personalizada de estudos e uma metodologia que estimula a autonomia e o protagonismo.

Para a aprendizagem personalizada, a escola pode utilizar o Metas Acadêmicas Personalizadas para Aprovação (Mapa), onde o aluno configura a carreira e universidade que deseja seguir, e a ferramenta indica qual é a trilha de estudos e atividades que o estudante precisa seguir para alcançar o objetivo.

Outra funcionalidade interessante são os simulados e avaliações. O professor tem acesso a um banco de questões com mais de 190 mil itens e consegue construir e mensurar o engajamento e o desempenho por série, turma, disciplina ou, até mesmo, no nível do aluno. Dessa maneira, é possível adaptar o ensino-aprendizagem com base nos resultados. Acesse o site e conheça a Plataforma AZ.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula