Apesar de o período de férias de final de ano ser de revisão, planejamento e descanso da equipe pedagógica, é preciso manter a comunicação com a família dos estudantes matriculados nesse período. 

Afinal, nutrir uma boa relação é benéfica para todos, sobretudo para manter uma boa taxa de retenção de alunos

Como algumas famílias usam esse período para avaliar uma possível mudança de escola, é nesse momento que a instituição de ensino precisa estar presente, fortalecendo o relacionamento para que o aluno permaneça matriculado no próximo ano letivo. 

Esse também pode ser um espaço onde a escola incentiva atividades interessantes para que eles possam aproveitar as férias de final de ano positivamente. Com isso, o retorno às aulas será mais leve e com menos tensão. 

Quer saber como manter o contato com a família dos alunos mesmo nas férias? Continue a leitura!  

5 maneiras de manter o contato com a família nas férias de final de ano

A seguir, confira 5 dicas para colocar em prática com pais e responsáveis dos alunos. 

1. Promova reuniões para apresentar o ano letivo 

É importante que a escola mantenha contato com a família dos alunos para apresentar como será o ano letivo que está por vir. Esse momento também é importante para coletar sugestões de melhoria para o ensino-aprendizagem.

As reuniões podem ser feitas online para facilitar o comparecimento do maior número de pessoas. Mas, antes de começar a realizar os encontros, a escola precisa avaliar qual o melhor dia e horário, bem como a frequência das reuniões, junto às famílias.

Além disso, é melhor não estender demais os encontros, já que todos querem aproveitar as férias escolares. Também é interessante montar uma pauta com os principais temas abordados e enviar antecipadamente às famílias. 

Para que a gestão acadêmica não precise comparecer à escola no período de férias, todo esse planejamento pode ser feito nos últimos dias de aula. A tecnologia pode facilitar esse processo, por meio de ferramentas digitais que realizam o agendamento e envio automático de mensagens. 

2. Relembre atividades realizadas ao longo do ano letivo 

Toda escola costuma realizar atividades internas e externas ao longo do ano letivo – e esses bons momentos podem ser recordados no período de férias. Para isso, a instituição de ensino pode enviar vídeos, fotos e textos às famílias sobre essas ações por e-mail ou pelo WhatsApp.

Para os alunos que renovaram a matrícula, essa ação pode servir para despertar um sentimento de nostalgia ao relembrar os bons momentos vivenciados na escola. Enquanto que, os novos alunos, poderão ter a noção do que está por vir no próximo ano letivo. 

Leia também: Escola do futuro: como começar a inovar hoje

3. Deixe a escola à disposição

É durante as férias de final de ano que acontece um fluxo maior de matrículas, por isso a escola precisa disponibilizar funcionários para solucionar possíveis problemas dos pais e responsáveis. Essa ação é ainda mais importante para os novos alunos, pois a família pode ter diversas dúvidas relacionadas à instituição de ensino.  

Para isso, é possível disponibilizar canais online de comunicação (e-mail, redes sociais e afins), além de um telefone de contato. Caso a demanda seja alta, é melhor avaliar a possibilidade de oferecer atendimento presencial na escola, mesmo que não seja todos os dias da semana.

4. Faça uma agenda cultural para os alunos

As férias de final de ano servem para o descanso e diversão dos alunos, contudo, nem todos os pais e responsáveis conseguem folga do trabalho no mesmo período dos filhos. Por isso, pode ser um pouco mais complicado ter tempo para procurar atividades para fazer com as crianças e adolescentes nesse tempo livre. 

Para facilitar a vida da família dos alunos e também demonstrar que a escola se preocupa com o bem-estar dos estudantes, a gestão pedagógica pode elaborar uma agenda cultural e enviar para os pais e responsáveis

Para isso, será necessário fazer uma pesquisa das atividades oferecidas na cidade, que podem ser:

  • filmes em cartaz no cinema;
  • peças de teatro;
  • exposições artísticas;
  • show musical infantil;
  • circo;
  • parques infantis;
  • atividades ecológicas;
  • atividades nos shoppings da cidade.

5. Promova atividades para os alunos na escola

Caso a escola tenha recursos humanos e financeiros, é possível oferecer uma série de atividades nas instalações físicas durante as férias de final de ano para as famílias que não conseguiram folgar com os alunos. Essa é uma ótima alternativa para a instituição de ensino manter-se presente nesse período. 

Também serve como uma opção para a escola arrecadar renda extra em uma época em que a escola ficaria totalmente fechada. No entanto, é preciso organização para definir atividades lúdicas e convidativas, contratar profissionais caso seja necessário e fazer a divulgação com os familiares e alunos. 

A duração das atividades pode ser definida pela quantidade de alunos interessados e profissionais disponíveis. É possível fazer uma semana inteira de atividades, por exemplo, ou dedicar um dia por semana para isso. Ademais, a escolha das atividades deve ser pensada conforme a faixa etária dos alunos

Segue lista de coisas que podem ser realizadas com crianças e pré-adolescentes:

  • contação de história;
  • sessão de cinema;
  • atividades manuais;
  • oficinas de reciclagem;
  • esportes coletivos;
  • criação de horta escolar;
  • rodas de leitura;
  • oficinas de culinária.

Use as férias de final de ano para preparar sua escola para o próximo ano letivo

O período de férias escolares é o momento em que as escolas precisam planejar o próximo ano letivo. Nesse sentido, é essencial avaliar o ano passado e estruturar ações para aprimorar o ensino-aprendizagem e manter as taxas de retenção de matrículas elevadas.

Por isso, aproveite esse período para conhecer as soluções educacionais da Conexia Educação, uma das maiores referências no País em oferecer ensino integral e inovador. Aproveite as férias escolares e apresente à gestão pedagógica:

  • Plataforma AZ — Solução educacional completa com recurso para promover um ensino integral para alunos da educação Infantil ao Pré-vestibular; 
  • High Five — Programa de educação bilíngue, voltado para a promoção de um ensino-aprendizagem natural e imersivo na língua portuguesa e inglesa;
  • My Life — Programa voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.

Acesse o site de cada programa ou entre em contato com um dos nossos consultores educacionais para conhecer cada solução educacional.