A Aprendizagem Baseada em Equipes é uma estratégia educacional capaz de transformar o ambiente escolar. Incentivar o trabalho em conjunto desde os primeiros anos escolares ajudará as crianças a crescerem aprendendo sobre a importância do trabalho colaborativo. Além disso, essa estratégia promove muitos outros aprendizados.
Essa é uma tendência de metodologia ativa, que coloca o aluno como protagonistas do próprio aprendizado. De maneira geral, a estratégia é trabalhada em grupos e reforça a aprendizagem em equipe.
Quer entender mais sobre como a Aprendizagem Baseada em Equipes funciona e como você pode aplicá-la? Este post tem tudo o que você precisa saber!
O que é Aprendizagem Baseada em Equipes?
Apesar de ter crescido mais nos últimos anos, o Team-Based Learning (TBL ou, na tradução, Aprendizagem Baseada em Equipes) é uma estratégia pedagógica que surgiu ainda nos anos 1970. Criada por Larry Michaelsen, professor da Universidade de Oklahoma (EUA), essa prática tem como foco exatamente o que o nome propõe: melhorar o ensino por meio do aprendizado em conjunto.
Essa estratégia foi concebida com o objetivo de potencializar a aprendizagem por meio da interação entre os estudantes. Ou seja, o professor não só transmite conteúdos e atividades para a turma, ele expõe os alunos a aplicarem os conhecimentos e solucionar problemas juntos. Dessa forma, a aprendizagem é transmitida de maneira ativa, conceitual e prática.
A estratégia, que vem sendo usada desde a sua criação, começou a se espalhar pelo mundo nas últimas décadas e os resultados obtidos são promissores, com muitos cases de sucesso ao redor do mundo. A Aprendizagem Baseada em Equipes é uma ferramenta colaborativa que desenvolve as competências e habilidades dos estudantes com um novo frescor, sem que o ensino se torne maçante ou tedioso.
Portanto, é uma inovação aplicada por instituições que desejam extrair o melhor de seus alunos e que acreditam na capacidade de cada um deles. A partir da aprendizagem colaborativa, são criadas oportunidades que extraem o melhor dos estudantes pelo trabalho em equipe.
Entretanto, para que a metodologia seja realmente efetiva, os professores precisam lançar desafios que envolvam atividades antes, durante e após as aulas. Assim, o conhecimento é estimulado de maneira contínua.
Como funciona a metodologia TBL?
A ideia da Aprendizagem Baseada em Equipes está apoiada no Construtivismo, fundamentação teórica que tem o objetivo de tornar o professor um mediador de boas práticas, interagindo e somando ao ambiente de aprendizagem.
Em outras palavras, o professor não é mais a autoridade máxima, que dá ordens e os alunos devem cumprir. Na verdade, o ambiente de sala de aula é mais leve, pois as atividades aplicadas são construídas em conjunto e os professores são como tutores, apenas orientando para que os estudantes coloquem a mão na massa e sejam protagonistas.
Mesmo que o trabalho na TBL seja exclusivamente em equipes, não há quaisquer pré-requisitos para a prática. O professor age como um facilitador e os alunos são submetidos a exercícios que desenvolvem as habilidades de maneira intrínseca. A Aprendizagem Baseada em Equipes é construída com unidades de instrução (módulos), que são ensinados a partir de três etapas:
- preparação;
- teste de garantia de prontidão;
- exercícios com foco na aplicação.
Na metodologia de Michaelsen, o método era voltado para grandes turmas. Dessa maneira, a abordagem é mais direcionada para turmas com muitos alunos, em que se divide times que tenham de cinco a sete alunos cada (essa é a média ideal para que a metodologia seja aplicada e tenha eficiência). No entanto, ela também funciona em salas de aula com menos estudantes.
Então, os times formados devem trabalhar no mesmo espaço físico em busca de soluções para um único problema. A individualidade de cada aluno será essencial para a pluralidade do resultado, uma vez que essas diferenças tornam a solução mais rica. A autonomia e a responsabilidade de os alunos trabalharem na própria aprendizagem tem como intuito a atuação imersiva. Portanto, são colhidos excelentes resultados a partir dessa prática.
Quais os princípios essenciais de Team-Based Learning?
A educação do futuro já é colocada em prática de muitas formas. Uma delas é o uso da tecnologiacomo aliada da aprendizagem, por exemplo. Nesse contexto, o Team-based Learning tem alguns princípios capazes de direcionar o ensino e suas potencialidades. Contudo, é importante ressaltar que são necessários alguns tópicos para que a metodologia seja realmente aplicada de forma eficiente.
A Aprendizagem Baseada em Equipes tem o foco nos trabalhos em grupo que favorecem um ambiente cooperativo. Dessa forma, aspectos como a comunicação, o aprendizado ativo dos alunos e a capacidade de argumentação ganham destaque com essa prática. Por mais que o método seja eficaz, existem princípios que precisam ser respeitados para manter a efetividade.
A metodologia ativa estimula a proatividade, a colaboração, o pensamento crítico e outros pontos fundamentais para que o TBL seja benéfico no processo de aprendizagem. Portanto, a estratégia busca a instrução dos grupos para que os conhecimentos sejam aplicados para ter o máximo de aproveitamento. Um rápido passo a passo da Aprendizagem Baseada em Equipes seria:
- preparação antes da aula;
- leituras individuais e testes;
- leituras e testes em grupo;
- feedbacks imediatos;
- resolução dos problemas propostos;
- encerramento do trabalho.
Portanto, existem alguns pilares que sustentam o conceito do TBL. Para que funcione de maneira adequada, esses princípios precisam ser respeitados. Dessa forma, a estruturação é primordial para aplicar a metodologia.
Tanto o professor quanto os alunos são peças de um conjunto que promove um aprendizado mais aprofundado. Além disso, é desenvolvida a capacidade de aplicar conhecimentos na resolução dos problemas propostos.
Por isso, venha entender um pouco mais sobre quais são os principais pilares da Aprendizagem Baseada em Equipes e como esses princípios são importantes dentro da metodologia.
Grupos formados cuidadosamente
Esse é um dos princípios mais importantes, uma vez que a formação das equipes deve ser feita com base em alguns critérios. A partir disso, o professor precisa conhecer os alunos, suas capacidades, habilidades mais fortes e competências que precisam ser desenvolvidas. Com isso, a criação dos times é mais equilibrada e respeita as individualidades dos estudantes.
Conceitos como a “aprendizagem dentro da aprendizagem” são essenciais para a escolha das equipes. E, não apenas isso, os recursos e toda a trilha são diretamente influenciadas pela escolha do time.
Portanto, produtividade e desempenho estão relacionados com o processo de formação dos grupos. Incluir alunos com personalidades diferentes e com diversas capacidades intelectuais, mas complementares, aumenta consideravelmente a eficácia.
Portanto, a formação das equipes necessita de uma análise cuidadosa. Do contrário, o trabalho em grupo pode ficar comprometido por causa de tensões e conflitos dentro do time. Afinal, a formação de subgrupos e segregação arruína o princípio mais importante do método, que é justamente a união dos estudantes para solucionar um problema.
Formação de equipes heterogêneas
O fortalecimento da coletividade é mais um princípio que não pode ser mexido dentro do TBL. A criação das equipes é um processo que respeita as capacidades e competências dos alunos. Por esse motivo, manter a formação do time do início ao final do processo, de maneira heterogênea, causa maior envolvimento entre os participantes e apresenta melhores resultados.
Os grupos, no geral, são formados com cinco a sete alunos e devem ser mantidos por um longo período. Desse modo, a gestão deve ser realizada pelos próprios alunos, mas sob a supervisão do professor. Manter o time em trabalho por mais tempo auxilia na tomada de decisões do grupo, aperfeiçoa a comunicação e o espírito coletivo.
A ideia de ter equipes permanentes é para que os alunos consigam trabalhar com os colegas e ainda melhorar as relações. Afinal, são diversas etapas que exigem que os estudantes dialoguem e busquem uma solução para o problema.
Assim, as habilidades de escuta e fala são desenvolvidas por igual. O tempo em que passam juntos é fundamental para que eles aprendam a funcionar como equipe. Então, a coletividade é tão reforçada quanto os conhecimentos.
Feedbacks constantes
Por mais que os grupos tenham liberdade para criar, o professor ainda tem o papel de instrutor. Portanto, os feedbacks são uma parte essencial para guiar os alunos e manter o time integrado. Quando as equipes estão em pleno funcionamento, não há necessidade de supervisão constante.
Contudo, o professor deve se manter por perto para passar feedbacks sempre que julgar necessário. Quando as respostas são rápidas e frequentes, os alunos conseguem redirecionar seus esforços. Como resultado, isso gera reflexão e aumenta as oportunidades de encontrar soluções inovadoras para os problemas propostos.
Alunos responsáveis pelo progresso
As tecnologias digitais na educação são inovações que impulsionam os estudantes a conquistarem melhores resultados. As novas gerações já nascem e crescem em um ambiente digital, e ignorar esse fato pode prejudicar o processo de aprendizagem. A aplicação de ferramentas como a gamificação na educação coloca o aluno como responsável pelo próprio progresso dentro e fora de sala de aula.
Desde o pré-aprendizado até a prática, os alunos contam com mais flexibilidade. O resultado disso é maior engajamento, jornada de aprendizagem personalizada e corpo pedagógico mais eficiente. Nesse sentido, colocar o estudante como o responsável pelo próprio progresso favorece que ele se esforce mais. Afinal, o desempenho da equipe também está relacionado ao empenho individual.
Atividades que promovam interações
Para muitos alunos, o trabalho em equipe sempre foi um pesadelo. Entretanto, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipe é orientada para superar essas dificuldades. A individualidade é um fator importante para que a equipe também funcione. Afinal, os grupos precisam utilizar seus conhecimentos de forma coletiva, o que exige a interação entre os envolvidos.
A participação nas atividades estimula o aprendizado no intuito de resolver os problemas. O objetivo do ensino é ampliado e não diz respeito à memorização de conceitos, mas sim, à compreensão do processo. Por isso, o trabalho coletivo é relevante para as interações, o que promove a formação integral e mais crítica dos estudantes. A comunicação é uma das chaves para que a metodologia seja mais vantajosa.
Quais os benefícios do TBL na aprendizagem?
A implementação da Aprendizagem Baseada em Equipe apresenta muitas vantagens. Essa abordagem utiliza diferentes conceitos e mostra que é capaz de melhorar a retenção de conhecimentos pelos alunos. O processo tradicional de ensino é menos interativo, mas quando os conteúdos são passados de forma mais dinâmica, a absorção dos assuntos é maior.
Ao expor os jovens à interação com colegas por meio do TBL, o diálogo entre os membros do grupo ajuda a reforçar os conhecimentos. Ou seja, eles utilizam suas capacidades opinativas e geram conteúdos que são absorvidos pelos demais membros do time. Confira mais alguns dos benefícios que a implementação do TBL trará para a sua escola!
Melhora das relações interpessoais
Os trabalhos em grupo têm como uma das principais finalidades a interação entre os alunos. Ao passo que isso acontece, as relações interpessoais também são fortalecidas. As ideias e opiniões podem ser divergentes, mas a discussão sobre diferentes pontos cria maior tolerância e respeito às individualidades.
De modo geral, o ambiente escolar se torna mais dinâmico, compreensível e trabalha a capacidade de reflexão e argumentação. Além disso, a interação é um aspecto fundamental e que ajuda no desenvolvimento de soft skills. Nesse sentido, o ambiente colaborativo incentiva a empatia e a ética.
Criatividade
Cada aluno dentro da turma tem uma história com vivências distintas. À primeira vista, isso poderia gerar problemas e embates, mas na Aprendizagem Baseada em Equipes, isso é um combustível. Dessa maneira, os alunos chegam com habilidades diversificadas, e a interação desperta a criatividade para que eles desenvolvam algo novo.
Nesse contexto, o que eles aprendem nos livros didáticos e os conhecimentos transferidos pelo professor ganham outras interpretações. A partir disso, cada aluno opina, discute, exemplifica e mostra seu ponto de vista sobre o tema, trabalhando sua criatividade, capacidade de síntese e diálogo.
Desenvolvimento de habilidades cognitivas
A cognição é a capacidade de processar informações para entender melhor o mundo em que estamos inseridos. Por isso, desenvolver as habilidades cognitivas é muito importante para que se entenda a vida, além de trabalhar para que se tenha respostas mais adequadas, de acordo com cada estímulo.
A exposição a conhecimentos e métodos diferentes é capaz de desenvolver tais habilidades nos alunos. O processo de observação e reflexão faz com que eles possam trabalhar essas competências. Assim, há melhora na concentração, memória, aumenta o potencial criativo e estimula a criatividade.
Redução da desigualdade
Por mais que as equipes sejam formadas conforme as habilidades individuais, essa escolha é realizada para que se reduza a desigualdade entre os alunos. Afinal, alguns estudantes têm qualidades mais aguçadas em Exatas, por exemplo, mas têm dificuldades em atividades que exigem análises mais humanizadas.
A partir disso, o time trabalha em grupo e cada aluno tem um papel fundamental dentro da atividade. Portanto, não há exclusões ou relações desiguais dentro do contexto escolar, cada pessoa dentro do time tem suas responsabilidades e deveres. Isso também gera reflexos nas habilidades socioemocionais, que são responsáveis pelo gerenciamento de emoções e a superação de desafios.
Motivação e engajamento
A dinâmica proposta pelo TBL tem o poder de aumentar a motivação e, consequentemente, o engajamento com as atividades dentro e fora de sala de aula. Os comportamentos individuais são despertados dentro da atividade em conjunto, mas isso estimula o senso colaborativo. Ou seja, os alunos se esforçam mais para que consigam alcançar o resultado desejado.
Essa competitividade é trabalhada de forma saudável, em que as equipes ficam mais unidas e engajadas para solucionar o problema. Assim, o time consegue enxergar alternativas que antes não seriam percebidas. O aprendizado ativo e a resolução de problemas complexos são competências profissionais requisitadas para os cidadãos do século 21.
Como aplicar uma metodologia TBL de forma online?
A Aprendizagem Baseada em Equipes segue algumas etapas. Portanto, é necessário entender cada uma delas para que a implementação seja adaptada para a sua escola. Não basta pegar um conceito e aplicar, pois as chances de dar errado serão altas. Por isso, a metodologia exige uma reconfiguração escolar que siga alguns passos.
Dessa forma, o corpo docente deve ser preparado para essa nova metodologia, bem como os alunos e a comunidade acadêmica. Esse planejamento é ainda mais necessário quando aplicado ao ensino híbrido, pois as aulas ao vivo também apresentam desafios.
A educação durante a pandemia é aperfeiçoada conforme as dificuldades que surgem, mas isso não impede que o método TBL seja aplicado. Diante disso, veja como aplicar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes de forma online na sua escola!
Preparação individual
Essa primeira etapa diz respeito ao preparo individual do aluno, ainda fora de sala de aula. Para que isso aconteça, os conteúdos e materiais precisam ficar disponíveis para que os jovens possam acessá-los com facilidade. Portanto, os recursos digitais e um ecossistema de aprendizagem apropriado são fatores indispensáveis para colocar o TBL em prática.
Os formatos variados de conteúdos tornam o ensino mais agradável. Por isso, o aluno pode aprender por meio de podcasts, vídeos e até jogos usando seus dispositivos móveis, como smartphone ou tablet. Essas ferramentas são extremamente eficazes na educação online e na preparação dos alunos.
Garantia de preparo
Após a preparação individual, é preciso ter certeza de que o aluno fez seu dever de casa e está preparado para as próximas etapas. Para isso, o estudante passa por avaliações sem consulta que contemplam os conceitos que foram abordados anteriormente. Depois disso, há ainda um teste em equipe que pretende assegurar que os alunos dominem os conceitos.
Aplicação de conceitos
Somente após a preparação e a garantia de preparo é que os alunos estarão preparados para, finalmente, colocar a mão na massa. O professor lança um desafio e os estudantes são responsáveis por solucioná-lo em grupo. Nessa etapa, a metodologia é estruturada no conceito conhecido como “4S’s” (em inglês), que são:
- significant (problema significativo);
- same (mesmo problema);
- specific (escolha específica);
- simultaneous report (relatos simultâneos).
De acordo com a aplicação de conceitos, os alunos podem expor suas ideias, dar contribuições e construir o trabalho em equipe. Essa força somatória dos conhecimentos dos estudantes é o que constrói a aprendizagem em equipe.
Exemplos dessa metodologia no ensino-aprendizagem
A experiência do aluno é um dos maiores focos dentro da Aprendizagem Baseada em Equipes. Para o ensino-aprendizagem, isso é ainda mais motivador, uma vez que essa troca é primordial para o desenvolvimento do aluno.
A pandemia deixou a educação remota em evidência, mas esse é apenas o primeiro passo para o futuro da educação. A aprendizagem híbrida utiliza recursos digitais, e a tecnologia favorece a interação entre os professores e seus alunos. Mesmo nesse contexto, os trabalhos em grupo não são prejudicados. Afinal, essas ferramentas são aperfeiçoadas e moldadas às necessidades dos estudantes.
Portanto, o Team-Based Learning e a aprendizagem online são conceitos que se encaixam perfeitamente. A busca por soluções educacionais inovadoras, sobretudo, no período pandêmico, é capaz de aprimorar a experiência de ensino e entrega ótimos resultados.
A metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes aplicada ao ensino-aprendizagem no ambiente digital é a educação do futuro. Então, mesmo que a pandemia apresente certas dificuldades, as instituições que estão mais preparadas não sofrem grandes impactos. Dessa forma, os alunos seguem em suas jornadas de crescimento para se tornar cidadãos do século 21!
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