Dezembro se aproxima e, com ele, o fim do ano letivo. Mais do que o período de férias escolares para a garotada e o descanso para a gestão escolar e pedagógica, esse tempo pode ser usado para preparar a escola para o próximo ano. 

Mas o que pode ser feito no final do ano letivo? Confira 7 ações que podem ajudar a preparar a escola e levar mais inovação para a comunidade escolar.

Como preparar a escola para o encerramento do ano letivo?

Todos os setores da escola podem se juntar para utilizar o encerramento do ano letivo como um período de renovação. Veja a seguir! 

1. Promova confraternizações entre professores e familiares

As confraternizações no fim do ano letivo são tradicionais nas escolas. Esse é um momento para que toda a equipe escolar esteja em contato com familiares e alunos sem a tensão das reuniões de rendimento acadêmico

A escola pode aproveitar esse momento para apresentar os resultados positivos conquistados ao longo do ano. Esse também pode ser um momento para deixar claro o desejo da instituição em ter o aluno no próximo ano letivo.

Além disso, é possível avaliar a possibilidade de a escola permanecer aberta nas férias para atendimento presencial, caso seja necessário.

2. Realize as avaliações de recuperação escolar

As últimas aulas do ano letivo costumam ser reservadas para a aplicação das avaliações de recuperação. Mesmo com estratégias pedagógicas para evitar esse cenário, a escola pode precisar manter estudantes com desempenho abaixo do esperado por mais alguns dias na sala de aula.

A recuperação escolar costuma ser um momento tenso para o aluno, afinal, é a avaliação que pode definir o futuro dele no próximo ano letivo. Nesse sentido, cabe à escola reservar uns dias, antes das provas, para fazer ações de educação socioemocional para preservar o bem-estar desses estudantes.

Ademais, é necessário que a escola realize as aulas de apoio para os alunos que vão fazer as avaliações de recuperação escolar. O acompanhamento de aprendizagem individual será essencial para traçar a melhor estratégia. 

Leia também: Como apoiar alunos para reduzir a recuperação escolar?

3. Prepare a escola para o período de matrícula

Com o fim do ano letivo começa o processo de matrícula e rematrícula. Entre os meses de dezembro e março, é comum que as escolas recebam um volume maior de famílias que buscam melhorar o nível da aprendizagem dos filhos. 

Para que o período de matrícula ocorra sem imprevistos, ter um planejamento estruturado é fundamental. Um plano de ação e um cronograma podem ajudar a orientar todos os envolvidos a planejar:

  • ações de marketing educacional para atrair novos alunos;
  • canais de atendimento para dúvidas;
  • ações de matrícula;
  • número de vagas ofertadas para o ano letivo;
  • preparação da equipe para o período de matrícula.
Guia prático de como se preparar para o período de matrícula

4. Faça autoavaliação do ano letivo que passou

Para que o próximo ano letivo aconteça sem intercorrências, é necessário avaliar o ano que passou. Nesse momento, a utilização de ferramentas de autoavaliação é fundamental para coletar dados de todos que fazem parte da escola — do aluno até a direção.

É importante que a autoavaliação seja feita também na área da aprendizagem. Os dados coletados devem servir como parâmetro para definir quais ações permanecerão no próximo ano letivo, quais podem ser descartadas completamente e se há ações que precisam de melhorias. 

Aproveite o período de autoavaliação para verificar a necessidade de integração de novos recursos digitais para o próximo ano letivo. Por exemplo, a escola pode necessitar de uma plataforma digital para o acompanhamento do desempenho acadêmico do aluno. 

5. Comece a preparação para o próximo ano letivo

Sabemos que a vida escolar não para, com o fim do ano letivo iniciando a preparação do próximo ano. O Projeto Político Pedagógico, por exemplo, pode ser revisto para avaliar a necessidade de ajustes. Além disso, é necessário definir as datas de avaliações, recesso e reuniões com professores e a família dos alunos.

Mas além das questões pedagógicas, a escola precisa planejar a gestão administrativa, financeira e os recursos humanos da escola. Pode ser necessário, por exemplo, a contratação de novos professores e demais funcionários. Como esse processo costuma ser demorado, ele precisa ser feito antes do início do ano letivo.

A preparação para o próximo ano letivo também passa pela manutenção da estrutura física da escola. O período de férias escolares pode ser utilizado para a realização de reformas que exigem o fechamento da instituição de ensino por um tempo considerável. 

Esse é o momento ideal para a compra de novos equipamentos, que precisa ser feita com antecedência. 

6. Defina atividades para as férias escolares 

Uma das maneiras de evitar a transferências de alunos é a realização de atividades durante as férias escolares.

As férias do fim de ano são mais longas que as do meio do ano letivo, tempo suficiente para alunos, professores e coordenação pedagógica descansarem para o próximo ano letivo. E vale ressaltar que as atividades não precisam ser realizadas durante toda a semana.

Além disso, as atividades das férias escolares precisam ter caráter lúdico e divertido, em vez de seguir uma linha educacional e avaliativa. Também é preciso que a escola desenvolva habilidades socioemocionais, bem como incluir a família do estudante nas atividades. 

7. Atualize as abordagens pedagógicas para o próximo ano letivo 

O fim do ano letivo é um ótimo período para atualizar as abordagens pedagógicas.
Afinal, a gestão escolar terá tempo de pesquisar opções, avaliar a usabilidade e realizar os treinamento e testes necessários antes do começo do próximo ano letivo. 

Nesse sentido, a Conexia Educação, uma das maiores referências em soluções educacionais do País, disponibiliza projetos pedagógicos inovadores sob o pilar da tecnologia. Ao todo, mais de 200 mil alunos utilizam pelo menos um de seus produtos:  

  • Plataforma AZ: solução educacional completa que está no impresso e no digital, voltado para proporcionar uma experiência inovadora para a formação integral, da Educação Infantil ao Pré-vestibular;
  • My Life: projeto de educação socioemocional que conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna e tem como objetivo proporcionar um ensino-aprendizagem voltado para o desenvolvimento de habilidades que impactam positivamente os relacionamentos pessoais e intrapessoais;
  • High Five: proporciona uma educação bilíngue integral, com projetos educacionais alinhados às habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como norteado pelos pilares da UNESCO para a formação do cidadão do século XXI.

Aproveite o fim do ano letivo para conhecer os sistemas educacionais da Conexia e levar mais inovação para sua escola. Entre em contato conosco para saber mais!