À medida que o ano letivo avança, as escolas começam a se preparar para o período de recuperação escolar. Esse momento é voltado para os alunos que não alcançaram um bom rendimento e precisam passar por atividades avaliativas.

Contudo, a instituição de ensino não precisa investir na recuperação da aprendizagem do aluno apenas nos últimos dias do semestre letivo. Com algumas ações, é possível desenvolver no estudante o interesse pelos estudos. Veja a seguir!

Entenda como a escola pode ajudar os alunos na recuperação escolar

A escola precisa estar atenta quanto ao rendimento acadêmico durante todo o ano letivo. Por isso, confira o que a sua escola pode fazer para diminuir a quantidade de alunos que precisam de recuperação escolar.

1. Convide a família para participar da aprendizagem 

A família tem um papel importante na formação de um indivíduo, sobretudo no contexto educacional. Nesse sentido, uma das principais maneiras de evitar a recuperação escolar é evidenciar para a família do aluno a importância do acompanhamento e participação no processo de aprendizagem.

A família é a principal responsável pela rotina educacional do aluno, desde o momento de levá-lo à escola até ao apoiá-lo nas tarefas de casa. Além disso, comportamentos do estudante na sala de aula podem ser reflexo do ambiente doméstico.

Assim, fortalecer o vínculo entre família e escola possibilita um acompanhamento integral do estudante. E ao perceber que há algo de errado com o aluno, ambos podem trabalhar em conjunto para resolver o problema. 

Outra sugestão que pode aliar a escola à família é trabalhar a motivação dos jovens. Alunos motivados pela família, parabenizados e recompensados pelos pequenos esforços e conquistas tendem a ter um maior interesse pelos estudos

2. Ofereça aulas de reforço no contraturno escolar

O contraturno pode ser usado de maneira estratégica pela escola que deseja diminuir a quantidade de alunos na recuperação escolar. Para isso, podem ser oferecidas aulas de reforço para estudantes com dificuldade de aprendizagem. Essa ação pode ser colocada em ação o ano todo, e não apenas no fim do ano letivo. 

O reforço pode acontecer durante o turno inteiro ou apenas parte dele. Além disso, não é necessário ocupar a semana inteira do aluno com aulas no contraturno, pois o descanso também é necessário para uma boa aprendizagem. O ideal é montar um cronograma que não sobrecarregue estudantes e professores. 

A escola também pode organizar uma espécie de semana temática, em que cada dia terá aulas sobre temas específicos. Com isso, o aluno pode comparecer apenas no horário de interesse.  

Vale citar que a escola que deseja implementar aulas de reforço com foco na recuperação escolar precisa aplicar avaliações de aprendizagem frequentes para identificar as dificuldades dos alunos desde o início.

Leia também: Contraturno escolar: o que as escolas ganham ao implementar atividades extras?

3. Utilize metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem são um conjunto de abordagens pedagógicas voltadas para tornar o aluno protagonista do próprio processo educacional. Esse movimento vai de contra os tradicionais métodos de ensino, nos quais o professor detém todo o conhecimento na sala de aula. 

Por meio das metodologias ativas, o aluno tem uma motivação maior para estudar, afinal, ele é incentivado a participar ativamente do processo. Os interesses do estudante são considerados e, além disso, ele é incentivado a exercer a autonomia na sala de aula. 

Nesse sentido, os benefícios das metodologias ativas contribuem para que o aluno adote uma postura engajada e motivada, diminuindo a necessidade da recuperação escolar no fim do ano letivo.

A escola pode aplicar as seguintes metodologias ativas:

4. Implemente a personalização do ensino

Cada aluno tem maneiras distintas de aprender, o que não é considerado nas abordagens tradicionais de ensino. Esse cenário pode comprometer o rendimento escolar do estudante no decorrer do ano letivo e, assim, maiores são as chances de o estudante precisar da recuperação escolar. 

Por exemplo, o aluno pode entender que o erro está nele, já que seus colegas conseguiram tirar boas notas. Com o desânimo, vem também a falta de motivação para os estudos, e em alguns casos, o abandono escolar. 

Uma das soluções para esse problema é a personalização do ensino, abordagem pedagógica que considera as particularidades, interesses e necessidades individuais dos alunos. Com isso, a aprendizagem deixa de ser padronizada e passa a ser flexível. 

Por meio da personalização do ensino, o aluno aprende no próprio ritmo, sem pressão externa por um bom desempenho. Além disso, ele recebe o suporte e materiais do professor para desenvolver as habilidades e competências individuais

5. Trabalhe a educação socioemocional na sala de aula

Além das habilidades cognitivas e acadêmicas, o emocional impacta diretamente no ensino-aprendizagem do aluno. Por isso, as emoções e sentimentos precisam ser abordados e trabalhados na sala de aula de maneira saudável. 

Nesse sentido, a escola pode implementar a educação socioemocional. Trata-se de um conjunto de ações nas quais o aluno pode desenvolver competências e habilidades para identificar e gerenciar as próprias emoções, assim como as dos outros.

A educação socioemocional visa o desenvolvimento da empatia, trabalho em equipe e resiliência, entre outras habilidades. Por isso, é utilizada para combater o bullying na sala de aula — problema que impacta no rendimento acadêmico, ocasionando também a recuperação escolar. 

Leia também: Descubra como identificar o bullying na escola e quais ações tomar para combater este problema

Como a Conexia Educação pode ajudar a sua escola?

Presente em mais de 30 países, a Conexia Educação é responsável pelas soluções educacionais da Maple Bear, Grupo SEB e de mais de 400 escolas em todo o mundo. No Brasil, é uma das referências na área da educação

Nós oferecemos duas soluções educacionais que podem ajudar a sua escola no processo de recuperação escolar: Plataforma AZ e My Life, programas com projetos 100% alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

O AZ é uma plataforma de ensino completa com a tecnologia como um dos pilares principais. Entre as funcionalidades oferecidas, o aluno tem acesso a uma trilha de estudos personalizada. Além disso, o professor pode realizar o acompanhamento de desempenho do estudante e da turma por meio da geração de dados.

Também entendemos a importância de trabalhar a saúde mental na sala de aula. Por isso lançamos o programa de educação socioemocional My Life, em parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna. O objetivo é ajudar crianças e adolescentes na construção de um projeto de vida saudável.

Você deseja inovar na recuperação escolar da sua escola? Entre em contato com a Conexia Educação e tire suas dúvidas sobre a Plataforma AZ e o programa de educação socioemocional My Life.