Há anos se criou uma “parceria” entre a tecnologia e a educação, com inovações focadas na melhoria do ensino. Com isso, até mesmo o maior vestibular do país, feito nos moldes tradicionais desde 1998, está na fase de transição para se tornar totalmente digital.

Trata-se do Enem Digital, que em 2022 vai para a sua terceira edição e será realizado nos dias 13 e 20 de novembro (mesmas datas da prova impressa). 

Apesar de haver poucas diferenças entre os dois formatos, ainda existem muitas dúvidas sobre possíveis diferenças dos exames. Confira, neste post, algumas perguntas e respostas sobre o Enem Digital. 

Entenda como funciona o Enem Digital

A expectativa é que o Enem seja totalmente digital a partir de 2026. Mas, até lá, algumas alterações devem ser feitas para aprimorar o sistema responsável pela prova.

1. O que é o Enem Digital?

O Enem Digital é oferecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde a edição de 2020. Trata-se de um novo modelo de prova, no qual o participante realiza o exame por meio do computador em vez de fazer a tradicional prova impressa. 

A expectativa é que o Enem passe a ser totalmente digital até 2026. Até lá, o Inep realizará uma transição gradual utilizando os dois formatos. 

Entre os motivos para a mudança está a possibilidade de o novo sistema diminuir fraudes durante o exame e a redução de custos com a impressão das provas em papel. 

2. Como funciona a prova digital?

O procedimento de inscrição é o mesmo para todos os participantes. Dentro do portal do Inep, o candidato escolhe se deseja fazer o Enem impresso ou eletrônico. Como as provas acontecem no mesmo dia, o candidato não pode se inscrever para as duas modalidades na mesma edição do exame.

Contudo, nem todos os candidatos podem optar pelo digital, pois a quantidade de vagas disponibilizadas pelo Inep é limitada a pouco mais de 100 mil candidatos. Esse número pode aumentar nas próximas edições do exame. 

Outra limitação quanto ao exame digital é a geográfica, já que esse formato de prova exige uma infraestrutura tecnológica que nem todos os municípios do País estão aptos a oferecer. 

O Inep divulga a relação de cidades com vagas antes de abrir as inscrições.

Além disso, por ser aplicada no ambiente virtual, o Enem Digital conta com dispositivos de segurança para evitar fraudes. Por exemplo, os computadores disponibilizados para a prova não têm acesso à internet e também não recebem acesso para leitura de CDs ou dispositivos conectados via cabo USB.  

Assim como a prova impressa, o exame tecnológico tem horário definido para abertura dos portões e a mesma quantidade de questões de múltipla escolha, com todas as quatro áreas do conhecimento e também a redação. 

Em ambos os casos, o aluno recebe uma folha de rascunho para as provas de Ciência da Natureza e Matemática. 

O participante pode fazer pausas para ir ao banheiro, mas o tempo da prova não é pausado enquanto ele está fora da sala. Ademais, vale ressaltar que a prova oferece recursos de acessibilidade, como intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e letra superampliada.

Leia também: Como trabalhar a habilidade socioemocional do aluno na fase do vestibular?

3. O Enem Digital pode ser feito em casa?

O candidato que optar pela prova tecnológica não pode realizar a prova em casa. Ou seja, o Inep é responsável por designar um local para que o vestibulando possa fazer a avaliação por meio de um computador. 

A prova só pode ser feita com uma chave de acesso individual, entregue no momento do exame.

O Inep não descarta a possibilidade de o Enem ser feito remotamente no futuro, por meio de tecnologias que atestem que o candidato realmente concluiu a prova. Mas, por enquanto, esse sistema ainda não está em uso. 

Cada local de prova do Enem Digital disponibiliza um computador para cada candidato, além de equipamentos extras caso haja alguma intercorrência. Se o aluno não conseguir concluir a prova devido a um problema técnico, ele terá que fazer a reaplicação do exame posteriormente. 

4. Como a redação é feita na prova eletrônica? 

A redação tem a mesma estrutura textual em ambas provas, ou seja, é dissertativa-argumentativa. Também pede a mesma quantidade de linhas e oferece materiais de apoio ao candidato. 

Apesar de ser digital, a redação do Enem é manuscrita. Com isso, o participante terá que escrever o texto com caneta da cor preta, assim como acontece na prova tradicional. Porém, há a expectativa de que o sistema permita que o candidato digite a redação nas próximas edições do exame. 

Leia também: Existe fórmula pronta para escrever uma redação nota 1.000 no Enem?

5. As questões do Enem Digital são as mesmas da prova impressa?

Na primeira edição do exame digital, realizado em 2020, as questões foram distintas das aplicadas na imprensa, pois os dois formatos de prova foram aplicados em dias diferentes. Mas como em 2022 ambas vão acontecer na mesma data, as questões serão iguais.

É provável que o tema da redação seja o mesmo em ambos os formatos, se as provas acontecerem no mesmo dia. 

De todo modo, mesmo em caso de questões diferentes, o nível de dificuldade seria igual para os dois modelos. Isso porque o Inep conta com o sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui peso de nota diferente para cada questão. 

6. É necessário levar caneta?

Como foi apresentado anteriormente, até o Inep atualizar o sistema, a redação será feita à mão em ambos tipos de exame. Por isso, o participante deve levar caneta na cor preta e com tubo transparente, assim como acontece na prova tradicional.

A caneta não é necessária para fazer o preenchimento do gabarito, pois o participante realiza essa ação no próprio sistema da prova. 

7. O Enem Digital conta com recursos interativos?

Por ser digital, a expectativa era que esse modelo de prova oferecesse recursos interativos como infográficos, áudios, vídeos, entre outros recursos. Entretanto, até a última edição da prova, a única novidade foi a inclusão de imagens coloridas.

Porém, o Inep afirma planejar a adição de outras ferramentas em prática nas próximas edições. 

Gostou deste post sobre o Enem Digital? A Conexia Educação, referência em soluções educacionais do País, disponibiliza um vasto material sobre educação, para auxiliar gestores escolares, professores, alunos e famílias. 

Acesse o blog da Conexia e confira outros conteúdos sobre educação.