Um dos principais objetivos dos vestibulandos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é ter uma redação nota 1.000 como diferencial na hora de tentar uma vaga nas universidades públicas do País. 

Entretanto, o aluno precisa ter atenção na hora de elaborar a redação, para não ser prejudicado devido a fórmulas que prometem um bom desempenho. Neste post, você vai entender melhor o risco de decorar frases prontas, além de como estudar para a redação da forma correta. 

Existe fórmula pronta para a redação nota 1000 no Enem?

Com a proximidade das provas do Enem, vários conteúdos são postados na internet sobre como fazer a tão sonhada redação nota mil. Mas é necessário atenção ao usar fórmulas prontas e decoradas – prática incentivada até mesmo por professores.

Apesar de haver quem indique essa prática, ela não significa que o vestibulando deve decorar trechos dos textos para replicar na prova. Afinal, existe limite entre plágio e inspiração. 

Em 2016, uma das 77 redações nota 1000 do Enem levantou o debate sobre plágio na prova. À época, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disse em entrevista ao portal G1 que providências seriam tomadas para dificultar outras situações como essa.

Apesar de ser uma atitude mal vista e que pode prejudicar o vestibulando, a Cartilha do Participante do Enem 2020 não deixa claro que plágio é proibido. No documento consta que a redação é zerada no caso de cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos 8 linhas de produção própria do participante.

A cartilha aponta também que o participante “deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual”.

Ou seja, o participante precisa construir os próprios argumentos, com base nas opiniões próprias e na bagagem cultural adquirida ao longo da vida. Mas se o aluno utilizar trechos e fórmulas prontas de uma redação nota 1.000, automaticamente deixa de formular a própria linha de argumentação solicitada pelo exame. 

Esse tipo de conduta pode prejudicar o candidato. Isso porque, não basta decorar trechos de outras redações com a nota máxima ou citações de figuras históricas e colocá-las no texto. Também é necessário que o participante desenvolva uma linha de raciocínio nas próximas linhas que sejam condizentes com o tema e o conteúdo como um todo. 

5 dicas para fazer uma boa redação para o Enem

Ao aprender como estudar da forma correta, em vez de decorar conteúdos, o vestibulando tem maiores chances de fazer uma redação nota 1.000 sobre qualquer tema. Veja a seguir! 

Leia também: O que são inteligências múltiplas? 

1. Entenda o regulamento do Inep para a redação do Enem

Dias antes da prova, o Inep lança uma cartilha com o objetivo de ajudar o estudante a produzir uma boa redação. Além disso, apresenta redações que atingiram nota mil do exame anterior. 

O participante pode fazer uma leitura aprofundada do material e verificar quais critérios são exigidos para um desempenho excelente. A redação do Enem é avaliada de acordo com cinco critérios, de acordo com a cartilha de 2020: 

  • demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto;
  • dissertativo-argumentativo em prosa;
  • selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

2. Construa um bom repertório cultural

Ter um bom repertório cultural é importante para uma redação nota 1.000, pois mostra que o participante consegue organizar e articular diversos tipos de informações para criar uma argumentação sólida, além de enriquecer o texto. 

Para adquirir um bom repertório cultural, o aluno pode se manter atualizado por meio de jornais e mídias digitais, ler livros de gêneros diversos, articular conteúdos de outras áreas do conhecimento para utilizar na redação, entre outras maneiras. Assim, será possível adquirir embasamento para construir a argumentação

Por exemplo, o aluno pode criar um banco de inspiração e ideias com links, trechos de textos e citações de temas mais gerais e que podem ser úteis, como pesquisas recentes, citações de filósofos que abordam a sociedade e qualquer outro material que possa ajudar na construção de uma boa redação. 

3. Treine sua redação regularmente

Uma das dicas citadas por quem alcançou a nota máxima na redação é treinar a escrita durante toda a preparação para a prova. Por isso, o vestibulando precisa incluir no cronograma de estudos a elaboração de, pelo menos, uma redação por semana.

Com isso, o vestibulando consegue se familiarizar com a estrutura da redação até o dia do exame. Além disso, quanto mais o vestibulando treinar, mais rápido será para ele concluir a prova sem precisar ter pressa.

Ou seja, além de aprimorar o estilo de escrita, ele aprenderá a gerenciar o tempo para ajudar a ter um bom desempenho em todo o Enem. 

Para isso, o aluno pode utilizar conteúdos oferecidos por plataformas online de estudos ou refazer as redações dos temas anteriores. Se possível, peça para algum professor corrigir o material. Lembra do banco de inspiração? Aproveite para utilizá-lo enquanto treina a escrita.

Leia também: Entenda agora como funciona o projeto de vida no Novo Ensino Médio!

4. Faça questionamentos na redação

Para uma redação nota 1.000, o participante pode fazer questionamentos relacionados ao tema. Segundo o professor Dudu Dantas, em um vídeo produzido para a Plataforma AZ (veja abaixo), o vestibulando deve deixar de lado uma perspectiva positiva sobre o tema proposto. 

Ou seja, o participante precisa apresentar argumentos que apontem os desafios do tema em questão. Porém, caso o tema seja benéfico para sociedade, como quando o Enem abordou a Lei Seca, o aluno pode trabalhar sob a perspectiva da insuficiência. Isso significa que há melhorias que podem ser feitas para solucionar certos problemas, mesmo quando falando de algo aparentemente positivo.  

5. Construa uma argumentação estruturada

Ainda de acordo com o professor Dudu Dantas, para elaborar uma redação nota 1.000, o participante pode abordar os argumentos sobre o tema desde a introdução, e não esperar o desenvolvimento para apresentar as ideias defendidas.  

O próprio Inep incentiva essa conduta ao apontar, na cartilha do participante do Enem 2020, que a inteligibilidade da redação depende:

progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são, pouco a pouco, apresentadas de forma organizada, em uma ordem lógica”. Lembre-se disso na hora de escrever. 

Gostou deste post sobre como fazer uma redação nota 1.000? Coloque todas essas orientações em prática o quanto antes e tenha boa sorte na prova. Para acessar outros conteúdos sobre estudos para o Enem e o vestibular, acesse as redes sociais (Instagram/Facebook/YouTube) e o blog da Conexia Educação e da sua parceira Plataforma AZ.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula