A obrigatoriedade do projeto de vida no Novo Ensino Médio é um assunto atual e que toda escola precisa se inteirar.

Conforme explica Daniellen Lopes Zwierzynski, diretora de produtos bilíngues da Conexia Educação, “o projeto de vida é um componente curricular obrigatório e sua finalidade está relacionada com a capacidade dos alunos refletirem sobre desejos e objetivos do hoje e do futuro”. O projeto de vida estimula adolescentes e jovens a buscarem significado em múltiplas dimensões — profissional, social, física e emocional.

Daniellen está à frente do My Life, programa de educação socioemocional desenvolvido pela Conexia, em parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna. O programa é destinado aos alunos dos ensinos Fundamental (anos finais) e Médio, com objetivo de promover a construção de um projeto de vida saudável por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos ampliados para educação bilíngue.

Neste conteúdo, você vai entender melhor sobre o projeto de vida no Novo Ensino Médio e como o My Life apoia as instituições de ensino com educação socioemocional. Boa leitura!

O que é o projeto de vida no Novo Ensino Médio?

Trata-se de um processo que envolve planejamento e prática, no qual o aluno é estimulado a se conhecer melhor para, então, definir metas e estratégias a fim de alcançar seus sonhos. Ele é gradual e contínuo, além de intencional, lógico e reflexivo. Durante a execução, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver a habilidade de projetar, valorizando suas próprias experiências.

“Isso inclui planejar o que farão a cada ano e etapa de ensino”, explica Daniellen. O papel do educador, nesse contexto, é de mediador. Para gerar resultados significativos, o projeto de vida no Novo Ensino Médio deve ser desenvolvido com a adoção de um material consistente, que apoie professor, alunos e famílias.

Qual a importância do projeto de vida?

Para Daniellen Lopes Zwierzynski, a importância do projeto de vida está relacionada diretamente com o desenvolvimento de habilidades que farão toda a diferença na trajetória dos jovens. Isso porque ele possibilita uma escolha mais alinhada aos desejos do aluno que está concluindo o Ensino Médio.

A diretora de produtos bilíngues da Conexia ressalta que são quatro os componentes principais na construção desse projeto: comprometimento, significado pessoal, direcionamento de metas e uma visão mais realista deles mesmos (estudantes). Portanto, para alunos que estão em fase de vestibular, a ação tem importância vital.

Como o projeto de vida ajuda os alunos a realizar seus planos?

Como vimos, o projeto de vida no Novo Ensino Médio vai além do planejamento. Ele ajuda os alunos a realizarem seus planos. Mas como isso é possível, afinal? De acordo com Daniellen, “por meio de um trabalho bem estruturado e fundamentado cientificamente, a partir de diversas metodologias ativas que promovem reflexão, desenvolvimento de competências e planejamento para uma transição mais suave para a idade adulta e o mercado de trabalho”.

Isso fica mais claro quando observamos as temáticas trabalhadas durante o projeto. Entre elas, vale mencionar:

  • emprego;
  • futuro;
  • vida diária;
  • participação na comunidade;
  • autodeterminação;
  • comunicação social;
  • alfabetização financeira pessoal;
  • uso básico e seguro da tecnologia.

“Muitos alunos do Ensino Médio passam anos na escola fazendo exatamente o que é dito para eles fazerem”, sublinha Daniellen. Mas esse trabalho, continua ela, muitas vezes, parece dissociado do mundo real. Existe um conjunto prescritivo de ‘deverias’ que os adultos dizem que levará a uma vida feliz.

“Para muitos alunos, o objetivo final de todo esse trabalho — faculdade ou carreira — é um futuro que não está claro, não é tangível.” O projeto de vida ajuda o estudante a tangibilizar melhor os planos e as escolhas e, consequentemente, tomar melhores decisões.

O que é e como funciona o My Life?

De forma complementar ao projeto de vida do Novo Ensino Médio, a Conexia Educação oferece o My Life – programa de educação socioemocional, em parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna, voltado para alunos dos ensinos Fundamental (anos finais) e Médio.

Daniellen explica que o programa utiliza metodologias ativas e conteúdos multidisciplinares, interdisciplinares e bilíngues para trabalhar aspectos como valores, colaboração, capacidade de resolver problemas e criatividade.

“Essa solução educacional conta com uma plataforma 100% digital e única, que se conecta diretamente à linguagem da nova geração de alunos e fornece aos professores acesso a todas as informações e orientações para realização das aulas”, diz.

O My Life está completamente alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para cada série contemplada, são oferecidas, ao todo, 40 aulas com conteúdo em português e 20 aulas com conteúdos ampliados para educação bilíngue. O início de cada módulo traz para alunos e famílias uma síntese do tema abordado e apresenta as competências socioemocionais que serão desenvolvidas.

“O programa está estruturado por um conjunto de estratégias de ensino-aprendizagem para uma hora de aula semanal aos anos finais do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio, tendo como base atividades propostas por meio de situações-problema, que promovem nos alunos a consciência do seu protagonismo no mundo e na própria vida, a fim de transformá-la, garantindo a construção de um projeto de vida consciente e efetivo.”

Daniellen ressalta que, para os professores, são apresentados os objetivos de aprendizagem e um resumo de providências e recursos necessários. “São fornecidas, também, orientações de configuração da turma para um melhor aproveitamento do conteúdo”, acrescenta.

Como mensurar os resultados do My Life?

Para que professores, alunos e famílias acompanhem os resultados proporcionados pelo programa de educação socioemocional My Life, são empregadas duas ferramentas. São elas:

  • avaliação formativa — individual e constante, acontece a partir de rubricas que estão dentro do aplicativo;
  • avaliação diagnóstica — realizada no início e no fim do ano, apresenta os insumos necessários para o professor montar um excelente e personalizado plano de ação, a fim de apoiar o desenvolvimento dos alunos de forma mais efetiva e obter dados para acompanhar a evolução.

No decorrer deste conteúdo, você soube como o programa de educação socioemocional My Life trabalha o projeto de vida no Ensino Médio e nos anos finais do Ensino Fundamental. Esperamos que a leitura tenha despertado em você o desejo de desenvolver com afinco competências socioemocionais em seus alunos. Conte conosco!

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