Você já parou para contar quantos aplicativos usa em um dia? Mensagens para amigos, redes sociais, caronas, delivery, saúde… a lista de possibilidades é infinita.

Se utilizamos os apps em tantas áreas da nossa vida, porque não aplicar essa tecnologia na educação também? Com os aplicativos para educação é possível engajar, ensinar e divertir crianças e adolescentes ao mesmo tempo. Ou seja, conseguimos oferecer uma experiência de aprendizagem única.

Confira abaixo 4 programas e aplicativos para educação que você precisa conhecer!

Qual a importância de adotar aplicativos para educação na rotina escolar?

Que as crianças e jovens colocaram o celular como parte essencial da sua rotina, nós já sabemos – mas também trouxemos os números para comprovar essa afirmação.

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, o uso de telefone celular ultrapassou o uso de computadores desde 2014, alcançando 93% entre crianças e adolescentes em 2018. 

Os resultados foram divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

“Este percentual é mais alto do que a média da população em geral, que está em torno de 70%. Isso mostra que crianças e adolescentes são um público bastante conectado à rede”, disse Fabio Senne, coordenador de projetos de pesquisas do Cetic.br.

A pesquisa afirma que oito em cada dez crianças e adolescentes assistem a vídeos, programas, filmes ou séries na internet. Isso significa que 83% deles utilizam o celular para consumir atividades multimídia. 

Esse número é maior que a utilização da internet para o envio de mensagens instantâneas (77%), jogar sem conexão com outros jogadores (60%) ou conectados com outros jogadores (55%) e pouco maior que o uso da internet para escutar música (82%).

O que esses números mostram? O celular já se tornou um item básico para momentos de diversão e lazer das crianças e adolescentes. E se essa ferramenta já está tão efetivamente implementada, porque não aproveitá-la em um ambiente educacional?

Com os programas e aplicativos para educação, é possível estimular o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento, além das habilidades como leitura e escrita. Isso tudo engajando os estudantes e apresentando informações relevantes em um formato mais leve e divertido.

Leia também: Saiba quais são os benefícios dos materiais interativos para os alunos e as escolas

4 programas e aplicativos para educação da Conexia que você precisa conhecer

Nós reunimos abaixo quatro dos nossos programas e aplicativos que podem levar mais inovação e diversão para a sala de aula, confira!

Educacross

Um dos primeiros aplicativos para educação que vamos citar é o Educacross, maior plataforma de aprendizagem adaptativa de jogos digitais do Brasil.

Com programas para Educação Infantil e Ensino Fundamental I, essa inovação promove uma jornada lúdica e gamificada em um processo de gestão orientado por dados. São mais de 2 mil jogos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com a geração de relatórios em tempo real.

Com usabilidade simples e possibilidade de criação de grupos de alunos com trilhas de jogos personalizadas para as necessidades das crianças, é possível alcançar 30% de melhora em resultados no geral – com destaque para a melhora de 60% em matemática.

Ubbu

Você já ouviu falar em fluência digital? Se não, chegou a hora de conhecer a Ubbu!

Essa plataforma para Educação Básica foi desenvolvida para adicionar ciência da computação e código binário à grade curricular da escola. Como? Estimulando a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos com conteúdos em vídeos, jogos e desafios que permitem o acompanhamento semanal do desempenho.

Recomendado para alunos entre 6 e 12 anos, a Ubbu se baseia em:

  • Aprender: nossos cursos ensinam Ciência da Computação, programação e como podem ser aplicados a problemas do mundo real;
  • Explorar: publicamos novos desafios que testará as habilidades dos alunos e ensinará novas competências;
  • Criar e compartilhar: com as nossas ferramentas, os alunos conseguem construir projetos e mostrá-los a outras crianças.

Liga das Corujinhas

Vale a pena investir em programas e aplicativos educacionais para crianças que estão começando a aprender? Com certeza – e a Liga das Corujinhas é um ótimo exemplo disso!

Com linguagem apropriada às crianças e envolta pela ludicidade, os personagens da Liga das Corujinhas enredam e contextualizam os jogos, atividades e situações-problemas apresentadas.

Por meio dos jogos, são contemplados o desenvolvimento de habilidades importantes para essa faixa etária como a linguagem oral e escrita, a lógica-matemática, a psicomotricidade e as relações socioafetivas. 

Os jogos e atividades acontecem em ambientes colaborativos, contribuindo para que se desenvolvam a interação, a escuta, a observação, a autonomia, a empatia e os princípios éticos.

E claro, todos são alicerçados nos Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Super App AZ

Apesar deste ser o último dos apps educacionais da Conexia, o Super App AZ também é extremamente importante para a aprendizagem dos estudantes de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

Com o objetivo de gerar alta performance com foco na aprendizagem individualizada, nós aliamos a tecnologia com a metodologia da Plataforma AZ, que é composta por um conjunto de ferramentas acadêmicas que estimulam a autonomia e o gosto pelo estudo.

Estão disponíveis no aplicativo:

  • livros didáticos em formato digital;
  • avaliações;
  • exercícios com feedback imediato;
  • jornada personalizada de estudos;
  • acompanhamento da performance acadêmica;
  • videoaulas para todos os capítulos de cada disciplina;
  • Ferramentas para checagem semanal do desempenho a partir das Folhas AZ (com feedback imediato);
  • vídeos de resolução de exercícios.

Isso tudo com a coordenação pedagógica recebendo uma visão macro de toda a escola e os professores podendo compartilhar conteúdos próprios, como suas próprias avaliações.

Se você se interessou por nossos programas e aplicativos para educação, entre em contato com nossos consultores e descubra como levar a inovação para dentro da sua sala de aula. Afinal, se cada aluno é único, sua aprendizagem também deve ser!