Em ano de Copa do Mundo, ficamos com a impressão de ouvir “Bola na trave não altera o placar…” em todo lugar. Apaixonados por futebol, não perdemos a oportunidade de torcer em todos os jogos da seleção brasileira e comemorar juntos cada vitória.

E se essa paixão nacional é tão forte, por que ela não está presente na campanha de matrículas da sua escola? 

Afinal, o maior torneio de futebol do mundo teve uma grande mudança nesse ano: a data. Como as temperaturas podem chegar aos 50°C em julho no Catar, ela será realizada entre 21 de novembro e 18 de dezembro — uma época em que a temperatura no Catar geralmente chega a 25°C.

Por isso, continue a leitura para saber como usar a Copa do Mundo como inspiração para captar mais alunos e aumentar as matrículas do próximo ano letivo!

5 maneiras de usar a Copa do Mundo para aumentar as matrículas

Se você está em dúvidas em como utilizar a Copa do Mundo para aumentar as matrículas na sua escola, reunimos 5 dicas que podem te ajudar! 

Mas antes de abordarmos as sugestões, vale ressaltar que todas essas dicas podem ser aplicadas desde que sua instituição se mantenha dentro do orçamento. Afinal, tão importante quanto imergir no espírito do futebol é evitar dívidas e frustrações futuras.

Ofereça descontos relacionados aos jogos

No campeonato de 2018, o Brasil entrou em campo 5 vezes, onde marcou 8 gols até ser eliminado nas quartas de final. Achou essa informação irrelevante para a sua escola? Pois saiba que ela pode ser uma ótima maneira de conseguir mais matrículas. 

Que tal oferecer alguma porcentagem de desconto por cada gol do Brasil para os alunos matriculados?  Ou por cada vitória do time em campo? 

Essa ação pode ser uma ótima maneira de engajar as famílias a fechar as matrículas! Mas não se esqueça de colocar um desconto limite ou garantir que a escola consegue lidar com qualquer número que a seleção brasileira possa alcançar em campo.

Realize um bolão ou quiz de futebol com prêmios 

Outra possibilidade que pode engajar as famílias durante a matrícula é a criação de quizzes ou bolões com descontos para os ganhadores.

Sua instituição pode, por exemplo, convidar todas as famílias a adivinhar quais times jogarão na final da Copa e qual será o placar vencedor. Já quem se aproximar mais do resultado ganha um percentual de desconto pelo resto do ano.

Um quiz sobre Copas passadas também pode resultar em descontos para os que fizerem o maior número de pontos. Ou seja, o importante é transformar o momento da matrícula em algo divertido e engajante!

Sorteio de produtos relacionados à Copa do Mundo

Quer algo mais simples? Outra ação de marketing relacionada à Copa que pode atrair as famílias é o sorteio de produtos relacionados ao maior campeonato de futebol do mundo.

Mas isso não significa apenas camisas de futebol. Também é possível oferecer às famílias:

  • chuteiras;
  • televisões;
  • voucher para bar ou restaurante que exibirá jogo;
  • kit churrasco para fazer em casa;
  • ingressos para assistir exibição de jogo no cinema;
  • videogame com Fifa 2023.

Ou seja, as possibilidades são infinitas para celebrar esse evento mundial e agradecer às famílias pela confiança na sua instituição de ensino. 

Kit de boas-vindas inspirado na Copa do Mundo

Verde, amarelo, azul, confetes, bolas de futebol, apitos… o que não faltam são inspirações para transformar um simples kit de boas-vindas em uma celebração de futebol! E isso é apenas parte do que pode ser oferecido para deixar a escola no clima.

Também é possível mudar as cores das redes sociais e site escolar, decorar a escola ou simplesmente colocar chocolates em formato de bolinha de futebol na recepção.

Parcerias com times de futebol da cidade

Esteja você em uma metrópole ou cidade do interior, é provável que sua cidade tenha um ou vários times de futebol. Por que não aproveitar essa oportunidade para se unir a um dos símbolos da cidade?

Desde oferecer descontos em ingressos ou na carteirinha sócio-torcedor até convidar atletas para dar aulas de futebol para as crianças, é provável que sua escola encontre uma parceria que ofereça benefícios a todos os envolvidos.

Copa do Mundo não é única maneira de aumentar matrículas

Gostou das nossas dicas sobre como aumentar as matrículas na sua escola usando a temática do futebol? Mas já que a Copa do Mundo só acontece a cada quatro anos, também separamos algumas dicas que podem ajudar sua escola a aumentar as matrículas todos os anos.

Tenha um canal de comunicação eficiente

“Qual o horário das aulas?”, “Qual a quantidade de disciplinas da grade?” e “Quantas vezes posso parcelar os livros?” são apenas algumas das dúvidas que podem surgir entre famílias que buscam a escola ideal para as crianças.

Por isso, não deixe de investir em canais de comunicação eficientes e com prazos curtos de respostas. Isso não só é uma ótima estratégia de marketing, como também mostra respeito e qualidade no atendimento aos clientes.

Invista em um CRM educacional

Sua escola nunca ouviu falar em CRM (Customer Relationship Management)? Então preste atenção nessa dica!

O CRM é um software voltado para gestão de vendas, atendimento ao cliente e marketing para clientes fidelizados e clientes em potencial. Como é possível encontrar CRMs voltados para a área educacional, sua escola ganhará ferramentas como:

  • gestão de leads;
  • ferramentas voltadas para captar alunos;
  • matrícula digital;
  • acompanhamento de metas e desempenho da equipe. 

Ofereça diferenciais educacionais

Ao buscar uma escola, a família prioriza quem consegue oferecer a melhor formação integral aos estudantes. Por isso, oferecer um ensino de qualidade sempre será o principal diferencial para captar alunos. 

Entretanto, vale reforçar que é possível aprimorar o processo de aprendizagem por meio de ferramentas que tornam o ensino mais dinâmico, como as metodologias ativas de aprendizagem.

Ademais, existem programas que elevam ainda mais a educação, como o ensino bilíngue e socioemocional – ambos oferecidos pelo Grupo Conexia. Conheça mais sobre ambos programas abaixo:

High Five – Educação bilíngue

A partir do uso de metodologias ativas e conteúdos alinhados às diretrizes da BNCC, o High Five é voltado para a aquisição natural do inglês pelos alunos da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Ele tem como pilares as abordagens PBL, CLIL e ELT para oferecer uma vivência diária e imersiva no inglês, trabalhando as habilidades socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento do aluno no mundo globalizado por meio da tecnologia.

My Life – Educação socioemocional

A educação socioemocional auxilia os alunos na fase do vestibular, mas também pode ser usada em todas as séries da Educação Básica. Contudo, nem toda escola sabe como implementar a inteligência emocional no currículo pedagógico.

Mas a escola que deseja inovar, pode contar com o apoio do My Life, programa de educação socioemocional da Conexia Educação.

Com parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna, o My Life visa promover a construção de um projeto de vida saudável para adolescentes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais.Se você quer conhecer melhor os nossos programas educacionais, acesse o site da Conexia ou entre em contato com nossos consultores.