A utilização do material interativo na sala de aula é uma saída para manter alunos motivados, ao mesmo tempo que serve para aumentar a satisfação do professor pela docência. 

É fato que a tecnologia faz parte das nossas vidas, então nada melhor do que integrá-la aos métodos tradicionais para melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos. Neste post, você vai entender quais são os principais benefícios de utilizar material interativo na sala de aula e a importância desse conteúdo para todos os envolvidos na educação. 

Qual a importância do material interativo para a educação?

Em um mundo cada vez mais conectado, os tradicionais livros e cadernos físicos dividem a atenção na sala de aula com o material interativo, que visa utilizar a tecnologia para o processo educacional do aluno.

Essa ferramenta, que tem como objetivo estimular a participação ativa dos alunos, conta com recursos audiovisuais como vídeos e exercícios que entretém e engajam.

A tecnologia tem facilitado a educação por oferecer aos professores infinitas possibilidades de adaptar o conteúdo para os recursos que oferecem maior interatividade. 

Também vale lembrar que os alunos do século XXI são nativos digitais e se sentem mais seguros e engajados ao utilizar metodologias que fogem das tradicionais.

7 benefícios do uso de material interativo na sala de aula 

Por meio do material interativo, qualquer aula pode se tornar muito mais interessante. Se a sua escola ainda não utiliza esse recurso, listamos 7 motivos para você implementá-lo na sua instituição de ensino. 

Leia também: Você sabia que é possível usar a tecnologia para incentivar a leitura na escola?

‘1. Capta a atenção do aluno

Uma aula com conteúdo engessado e monótono é desanimador para os alunos, especialmente em uma sociedade em que o smartphone oferece infinitas possibilidades de diversão que parecem ser mais prazerosas.

Todavia, um material interativo permite que o aluno possa usar todos os sentidos. Em um jogo digital, por exemplo, ele não apenas lê as instruções, mas ouve a música de fundo e interage totalmente com o personagem e o cenário. 

Dessa forma, o aluno tende a ficar mais atraído pelo conteúdo acadêmico, sobretudo para as disciplinas que mais geram rejeição. 

Também vale lembrar que alunos motivados conseguem absorver melhor os conteúdos curriculares ministrados na sala de aula. 

2. Permite a flexibilização do aprendizado

A tecnologia permite que o aprendizado ocorra em qualquer lugar com acesso à internet, quebrando assim a limitação geográfica. Dessa forma, o material interativo pode ser consultado a qualquer momento e a qualquer hora. 

O material interativo pode ser usado, por exemplo, em conjunto com a metodologia de ensino conhecida como sala de aula invertida. Ou seja, o aluno pode acessar o material em casa e chegar na sala de aula com um conhecimento prévio do conteúdo. 

3. Estimula o desenvolvimento de novas habilidades

Por ser diferente do tradicional, o material interativo desperta a curiosidade e o interesse dos alunos.

Quando o professor convida os alunos a criarem um aplicativo, por exemplo, eles têm a oportunidade de:

  • desenvolver o raciocínio lógico;
  • solucionar problemas;
  • trabalhar em grupo;
  • superar desafios.

Essas habilidades são importantes frente às demandas de uma sociedade em constante transformação, principalmente no mercado de trabalho que espera inovação dos profissionais. Sendo assim, também é papel da escola preparar os alunos para o futuro

4. Aumenta a satisfação do professor

O professor passa horas planejando o conteúdo da aula, mas quando chega na sala de aula, percebe que os alunos estão distraídos conversando ou usando o celular. Essa situação é muito comum, especialmente quando o educador não atualiza as metodologias de ensino

Não se trata de banir os conteúdos tradicionais, mas sim de aliar ambos. O professor pode dar uma aula sobre história do Brasil, por exemplo, e utilizar um livro interativo para complementar o conteúdo ministrado. 

Assim, alunos engajados geram professores com vontade de ensinar e satisfeitos pelo trabalho desempenhado. 

5. Facilita o acompanhamento da aprendizagem do aluno 

Determinados materiais interativos permitem que o professor possa acompanhar a aprendizagem do aluno mais de perto. Ao ensinar inglês por meio de uma plataforma de jogos, é possível verificar quais perguntas foram mais erradas pelos alunos, quem demorou mais para responder, entre outros pontos relevantes.

Além disso, algumas plataformas digitais conseguem gerar relatórios de desempenho individuais do aluno para ajudar o professor a criar estratégias pedagógicas personalizadas para aprimorar o aprendizado da turma. 

6. Contribui com o marketing educacional da escola

Um aluno desmotivado com o ambiente escolar e com dificuldades de aprendizado pode deixar a família insatisfeita com os métodos de ensino usados pela instituição.,

Quando a escola tem metodologias de ensino que tornam o aprendizado mais prazeroso, ela pode utilizar esse diferencial como argumento nas campanhas de matrícula

Tratando-se da educação, a família sempre buscará a opção que oferece um aprendizado de qualidade ao estudante.

7. Contribui para a captação de alunos 

Atrelado ao item anterior, uma escola com métodos inovadores de ensino, como o uso de material interativo, tem maiores chances de ter boas taxas de captação de alunos

Assim, essa estratégia torna-se fundamental para se destacar em meio à concorrência, sobretudo em cenário de retomada econômica depois de dois anos intensos de pandemia. 

Saiba mais sobre os materiais interativos da Conexia Educação 

Você sabia que as soluções educacionais da Conexia Educação oferecem materiais interativos para ensino-aprendizado dos alunos? Presente em mais de 30 países, a Conexia tem a missão de ajudar escolas na formação integral para o desenvolvimento dos cidadãos do século XXI.

Os estudantes têm necessidades individualizadas, por isso utilizamos o tradicional e o digital como aliados para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores. 

Duas opções dentro da nossa gama de tecnologias são o High Five, My Life e a Plataforma AZ, que abordamos em mais detalhes abaixo:

  • High Five: voltado para a educação bilíngue, as escolas parceiras têm acesso a materiais interativos diversos para os alunos, além de uma plataforma de games e outra voltada para programação;
  • My Life: direcionado aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, essa plataforma de educação socioemocional totalmente digital se conecta diretamente com a linguagem da nova geração. O programa tem como base atividades propostas por meio de situações-problema, com o uso de metodologias ativas que promovam nos alunos a consciência do seu protagonismo no mundo e na própria vida;
  • Plataforma AZ: oferece milhares de conteúdos para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, com foco na formação integral do aluno. Os alunos têm acesso a trilha de estudos personalizada, além da plataforma de jogos lúdicos.

Tem interesse em transformar o ensino da sua escola? Fale com um dos nossos especialistas em educação e saiba o que a Conexia Educação pode fazer pela sua escola.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula