A pandemia de covid-19 teve um forte impacto na economia e em todos os segmentos do mercado. Muitos negócios tiveram que fechar as portas ou mudar sua forma de organização para sobreviver. No setor educacional não foi diferente. As escolas também tiveram que se adaptar, realizar aulas remotas e, posteriormente, adotar um ensino híbrido.

As escolas que tiveram maior flexibilidade para lidar com essa nova situação destacaram-se e tiveram mais sucesso, tanto em atrair quanto em reter alunos. Quais são as boas práticas que as escolas que sobreviveram, e até cresceram, durante o período de pandemia adotaram? Neste artigo, você confere 5 dicas para que sua escola consiga reter os alunos, mesmo no contexto da pandemia.

1. Tenha um bom relacionamento com os alunos e suas famílias

Construir um bom relacionamento com os alunos e suas famílias é um dos pontos-chave para garantir que os estudantes continuem na escola. Esse relacionamento deve ser saudável e baseado na confiança de ambas as partes. As chances de os pais fazerem a rematrícula de seus filhos aumenta muito quando o relacionamento com a diretoria e os professores da escola transcorre de maneira eficaz durante o ano.

Para garantir retorno para o colégio, a administração da escola deve investir na comunicação com os pais. O ideal é ter um aplicativo de relacionamento, como o Binóculo (aplicativo de comunicação da Conexia Educação) que torne esse diálogo mais estreito, seguro e exclusivo para atualizar todos os processos educacionais no campo escolar.

Abrir um espaço para ouvir as críticas das famílias em relação à escola também pode ajudar a adequar o ambiente escolar às necessidades dos estudantes. Investir nesses fatores ajudará a aumentar a retenção de alunos ao longo dos anos.

2. Ofereça soluções para pendências financeiras

Imprevistos financeiros podem acontecer com todo mundo, especialmente quando se trata de um momento de crise como a que estamos passando, devido à pandemia. A crise financeira afetou o negócio de muitas pessoas. Mesmo aqueles pais que são bons pagadores podem ficar em dificuldades financeiras. A escola não deve mostrar-se inflexível em relação às pendências financeiras dos pais. Essa atitude apenas afastará ainda mais os pais que têm o desejo de manter seus filhos na escola.

A escola deve buscar alternativas para facilitar a vida de quem está com dificuldades financeiras e, por isso, tem dificuldade de efetuar os pagamentos das mensalidades. Dessa forma, os bons clientes terão mais chance de permanecer na escola. Nunca se deve expor estudantes e famílias que estão em débito. Nesse sentido, uma atitude positiva é a criação de políticas de parcelamentos e descontos para pagamentos, após análise de cada caso.

3. Analise os motivos das transferências para evitar o aumento delas

Uma boa prática para aumentar a retenção dos alunos é analisar os motivos daqueles alunos que pediram transferência. A gerência da escola deve analisar o que motivou aquele pedido de transferência e avaliar o que poderia ter sido feito para evitá-lo. Essa análise é fundamental para decidir quais estratégias devem ser mantidas e quais precisam ser reavaliadas em relação à administração escolar.

Analisar os motivos que levaram aos pedidos de transferência também pode trazer novos insights sobre a organização do ambiente escolar. A partir dos resultados da análise, a direção pode fazer alterações na dinâmica da escola que tornem o ambiente escolar mais interessante e acolhedor, contribuindo para aumentar a retenção dos alunos.

4. Preste atenção nas necessidades dos alunos

Os alunos são os clientes das escolas. É por causa deles, e para eles, que a escola existe. Prestar atenção nas necessidades dos estudantes é fundamental para uma boa organização do ambiente escolar e dos processos pedagógicos. As demandas dos alunos devem ser escutadas e, na medida do possível, atendidas. A escola deve desenvolver uma boa comunicação com os estudantes e os conflitos devem ser resolvidos da melhor forma possível.

Nesse sentido, cuidar da saúde emocional e preparação dos estudantes para os desafios do futuro também é fundamental para a retenção deles. Ao se preocupar com as necessidades dos alunos, a escola se mostra aberta ao diálogo sobre problemas enfrentados no dia a dia, como o bullying e o preconceito dentro das salas de aula. Isso ajuda a gerar uma boa imagem da escola e aumenta a retenção dos alunos.

5 Utilize tecnologias inovadoras adequadas para a educação

Investir em tecnologia é fundamental para a retenção de alunos. No contexto da pandemia de covid-19, muitas aulas tiveram que ser dadas de maneira on-line. As escolas que já utilizavam a tecnologia tiveram maior facilidade para se adaptar às modalidades de educação remota e híbrida. Os recursos tecnológicos são diferenciais que fazem com que a escola se destaque entre as demais instituições de ensino.

Uma tecnologia inovadora que pode ser utilizada é oferecer aos pais o dashboard de performance acadêmica, que permite o acompanhamento do engajamento e desempenho do filho, em tempo real, como acontece no Super App AZ, da Plataforma AZ de Aprendizagem, por exemplo. Como esse recurso aproxima a família e a escola, acaba sendo um diferencial que contribui para que os pais mantenham seus filhos na instituição.

Conclusão

Quando se trata do mercado de educação, inovar é preciso. Investir na organização do processo educacional pode otimizar o funcionamento das escolas. Essas dicas e sugestões podem ajudar você e sua escola a enfrentar esse momento de pandemia do novo coronavírus. É importante que a sua instituição possa reduzir os impactos desse delicado momento que estamos enfrentando.

Mais do que nunca, é preciso pensar de maneira coletiva para encontrar soluções e compartilhar as práticas que a escola vem adotando para enfrentar a pandemia sem perder muitos alunos. Quando a escola se compromete em atender às necessidades do aluno, ele não terá motivos para querer trocar de instituição. As escolas que elaboram um processo dinâmico de ensino mantém os seus estudantes mais engajados.

Colocar essas 5 dicas em prática, certamente, ajudará na retenção de seus alunos, evitando que eles mudem para outras escolas. Você gostou dessas informações? Gostaria de receber mais sugestões a respeito das novidades do mundo da educação? 

Então, siga a Conexia nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo da educação. Estamos no Facebook, no YouTube, no Instagram e no LinkedIn,