Devido ao período pandêmico, provocado pelo novo coronavírus, foi necessária a adoção do distanciamento social. Para que o processo de aprendizagem não ficasse totalmente estagnado, iniciou-se a prática de aulas remotas. Diversas metodologias utilizadas neste período, no entanto, devem ser incorporadas à rotina das escolas – mesmo durante as aulas presenciais.

É o chamado “novo normal”, que exige dos professores o entendimento de como gravar videoaulas envolventes e engajadoras. Afinal, esse formato de aprendizagem está ganhando espaço na maioria das instituições educacionais e é tendência nesse contexto.

Quer conhecer algumas dicas de como ministrar aulas em formato de vídeo de maneira que os seus objetivos sejam alcançados? Confira!

1. Faça um bom planejamento

Assim como no modelo presencial, o planejamento é o primeiro passo, e é essencial para que toda aula seja realizada de modo sistematizado e efetivo. Ele deve ser construído de maneira bem estruturada e cronológica.

O plano é indispensável para designar todo o roteiro da aula e deve conter informações básicas, como:

  • tema;
  • tempo;
  • objetivo;
  • metodologia;
  • recursos.

Uma dica é que, além do planejamento, você faça anotações extras. Por exemplo, você pode escrever tópicos dos pontos essenciais que precisam ser falados no decorrer da sua videoaula.

Eles podem ser anotados em uma página no Word, ou mesmo, em uma folha de papel. Deixe o material ao seu alcance ou cole na parede ou qualquer outro lugar onde você possa visualizar bem e com facilidade. Isso ajuda a não esquecer informações importantes que precisam ser transmitidas aos seus alunos.

2. Elabore um conteúdo criativo

Para alguns alunos, assistir videoaula não é uma prática interessante. Pensando nessa possibilidade, você deve diversificar para que ela seja bem motivadora. A partir do tema, procure fazer um conteúdo cheio de criatividade para que os estudantes mantenham o foco nas informações.

Qualquer conteúdo pode ser apresentado de forma dinâmica. Existem diversas táticas que podem ser colocadas em ação no decorrer da aula.

Uma boa estratégia é você já começar prendendo a atenção dos alunos com uma fala ou alguma apresentação que cause curiosidade sobre o assunto. Você pode fazer uma pergunta que fique “no ar”, para ser respondida mais à frente.

Outra possibilidade é inovar e gravar uma aula diferenciada para enriquecer o conteúdo que será trabalhado. É interessante sair das quatro paredes e gravar uma videoaula ao ar livre, por exemplo.

Caso seja aula de Geografia ou História, você pode se posicionar em frente a monumentos da sua cidade, ou algo que tenha referência com o conteúdo. Importante entender que cada disciplina deve ser apresentada em formato específico. Assim, os alunos vão ficar encantados!

Para que essa metodologia seja bem apresentada, é interessante você fazer um planejamento mais amplo e pode até contar com o apoio de terceiros quanto à filmagem, para que o objetivo seja alcançado.

3. Escolha equipamentos adequados

A escolha do recurso usado para gravar a sua aula é muito importante — pode ser uma câmera mais moderna e profissional ou um smartphone. Vale ressaltar que os celulares atuais já apresentam ferramentas de imagem e som suficientes para gravar uma videoaula com ótima apresentação e qualidade.

Mesmo tendo um bom aparelho, é indicado testar o ângulo, o cenário que vai ser exposto ao fundo, o som, verificar se o local é adequado e tem boa iluminação, por exemplo, para que não haja interrupções no momento da gravação.

Um ponto que deve ser bem pensado é a estabilidade do vídeo. É fundamental evitar que a filmagem apresente movimentos. Para isso, você pode utilizar um tripé para celular ou, até mesmo, usar a criatividade e fazer uma torre de livros e encostar o celular em algo que suporte o seu peso.

Em seguida, teste para saber se está focando todo o enquadramento necessário do que será apresentado. O mais importante, nesse momento, é manter a estabilidade da filmagem.

Caso haja necessidade e deseje, você pode investir em equipamentos mais potentes e sofisticados, como um microfone, câmera profissional etc. Chega a ser uma boa aplicação, pois há possibilidade de que as videoaulas e a aprendizagem remota sejam tendência daqui em diante.

4. Grave conteúdos menores

O tempo de duração de uma videoaula é determinante para que o aluno absorva todo o conteúdo que foi apresentado. Importante lembrar que esse formato não apresenta interação entre professor e aluno, fator que prende a atenção dos estudantes.

Por esse motivo, o educador precisa planejar tudo de forma sucinta, para que o conteúdo seja ministrado em pouco tempo, com eficiência e produtividade. Segundo o que foi apresentado no artigo científico “Avaliação da duração das videoaulas na perspectiva dos alunos do Consórcio Cederj, elas devem ter pequena duração.

Foi relatado pelos autores, de acordo com referência, que há melhor adesão e aderência dos alunos a aulas que não ultrapassem 30 minutos, sendo recomendável produzir vídeos que tenham entre 5 e 15 minutos de duração” (BARRÉRE t al. 2011 apud KOUMI, 2006).

No caso de conteúdos mais densos e complexos, que exijam mais tempo para ser explicados, o melhor é que você divida o tema em tópicos. É possível fazer uma série de materiais que serão assistidos pelos alunos em sequência.

5. Cuidado com a velocidade da fala

Outra estratégia necessária para que uma videoaula seja bem proveitosa é o ritmo da fala do professor. Antes, é necessário que ele conheça qual o seu tom de voz e a velocidade com que ministra suas aulas de forma presencial. Essa é uma maneira de mensurar as suas práticas para, caso haja necessidade, realizar os ajustes para as gravações das videoaulas.

O mais adequado é falar pausadamente, para que todas as palavras sejam compreendidas e não ocorra desânimo nos alunos por não compreenderem o que está sendo apresentado. Além disso, ao falar com velocidade, pode agitar os alunos e os deixar inquietos durante as aulas.

Uma fala cautelosa, em que as palavras e gestos são realizados na medida, promove bons resultados e inspira expectativa para as aulas seguintes. Para que a sua aula atenda a essas observações, você pode ensaiar, gravar e assistir para fazer uma autoavaliação.

Como deu para perceber, é necessário ter diversos conhecimentos de como gravar videoaula para que ela seja um sucesso. Ao colocar essas dicas em ação, você vai conseguir reter a atenção dos alunos, gerar engajamento, maior apreensão dos conhecimentos e outros benefícios que despertam habilidades e competências nos estudantes.

Além disso, você pode utilizar recursos de plataformas de aprendizagem, como o AZ – marca da Conexia Educação -, para enriquecer o conteúdo de suas aulas. A Plataforma AZ, por exemplo, conta com mais de 45 mil videoaulas disponíveis e totalmente integradas aos conteúdos aplicados em sala de aula.

Achou que o artigo foi útil e pode ajudar mais profissionais à ministrarem aulas envolventes e produtivas. Então, que tal curtir a nossa página no Instagram? Assim você vai estar sempre atualizado sobre o que é postado no canal.