O cenário atual da educação requer maiores habilidades e competências dos professores no que tange ao manuseio das tecnologias digitais. Em tempo de distanciamento social exigido pela COVID-19, é importante oferecer treinamento on-line para professores. Ao utilizar esse método de aprendizagem, o ano letivo dos alunos não será comprometido. Pelo contrário, mesmo após a volta às aulas presenciais, as novas tecnologias devem enriquecer a aprendizagem dos estudantes.

Como mediadores do conhecimento, é importante que os professores estejam altamente capacitados ao manuseio adequado das ferramentas digitais. Esse aprendizado é fundamental para ministrar as aulas com dinamismo e promover o engajamento dos alunos.

Entenda, neste artigo, por que os professores devem estar bem habilitados para aplicar as suas aulas em formatos híbridos ou on-line.

Qual a importância de investir em treinamentos e desenvolvimento de professores?

Vivemos em um momento em que as aulas on-line tiveram avanço com uma celeridade que nunca tínhamos imaginado e, nem todos os professores estavam preparados para esse impacto tecnológico. No entanto, a realidade da área educacional é que as tecnologias chegaram para ficar e é fundamental que todos estejam capacitados para novas metodologias de trabalho.

O que se observa, no entanto, é que o perfil dos professores mudou muito nos últimos anos, mas que, mesmo assim, devem acompanhar as novas tendências tecnológicas que surgem no mercado. Conhecer e utilizar com precisão os recursos digitais em sala de aula, faz com que a produtividade no ensino e aprendizagem dos alunos seja otimizada no decorrer do processo.

Por isso, investir em capacitação e tecnologias educacionais é subsidiar os professores com métodos teórico-práticos, para que saibam dinamizar as suas aulas, motivar o gosto dos alunos pelos estudos e torná-los mais participativos.

Esse movimento em sala de aula, mesmo que seja on-line, é fundamental para despertar nos educandos muitas habilidades e competências indispensáveis para o futuro.

Por que é necessário que os professores aprendam a dar aula no meio digital?

Nos últimos dois anos, 2020 e 2021, as tecnologias digitais foram utilizadas de forma nunca vista em contexto mundial. Ela foi essencial para o atendimento à saúde, home office, diálogos entre familiares e até mesmo para dar prosseguimento nos estudos por meio de aulas a distância. Com isso, abriu um novo horizonte e percebeu-se que não era apenas os alunos que precisavam adquirir múltiplas habilidades, mas os professores também.

Esses acontecimentos ocorreram para que todos os profissionais da educação compreendessem que as tecnologias não são apenas um substituto das aulas presenciais, mas sim, um novo estilo de ensino e aprendizagem que vai permanecer no contexto geral das escolas.

Por isso, é necessário que todos os educadores recebam treinamentos aprofundados para realizarem o seu papel com o máximo de produtividade e, assim, ajudarem no desenvolvimento das habilidades fundamentais dos alunos.

Para que o professor possa atuar de forma eficiente, é imprescindível que ele esteja alinhado a novas técnicas da pedagogia, até mesmo para compreender as atuações dos alunos, pois eles são nativos digitais, estão constantemente conectados a inúmeras tecnologias e bem informados dos avanços que acontecem no mundo tecnológico.

Como capacitar os professores?

No momento em que a gestão entende que é importante implementar recursos tecnológicos nas metodologias utilizadas pelos professores, ela deve oferecer oportunidade para que todos estejam aptos para essa dinâmica.

Além do mais, os cursos de capacitação devem ser bem pensados, afinal, os benefícios que os professores receberem vão alcançar, também, os alunos e irão impactar os resultados da escola. Veja algumas estratégias para que a capacitação aconteça com eficiência.

Contrate uma pessoa habilitada para ministrar o treinamento

Contar com uma consultoria educacional especialista nesse assunto é o ideal para que os educadores sigam informações diretamente voltadas para o objetivo do curso, como conhecer a funcionalidade de todas as ferramentas que a plataforma ou o aplicativo oferece.

A qualificação dos professores pode ser realizada por meio de diversos recursos modernos de tecnologia, inclusive. Dessa forma, os profissionais recebem maior contato com a inovação, além de conhecimentos mais aprimorados a serem expandidos em sala de aula. Conheça alguns recursos e tecnologias que podem dar apoio na formação:

  • infográficos;
  • realidade aumentada ou virtual;
  • games;
  • super aplicativos;
  • conteúdo digital;
  • entre outros.

Demonstre recursos tecnológicos que devem ser conhecidos

Os professores já têm o entendimento de que a web contém um “mundo” de informações e pode ser uma solução para dinamizar as suas aulas, além de complementar o que foi aplicado em sala.

Em tempos de aulas híbridas e aprendizagem por meios digitais, é fundamental conhecer canais para socializar as aulas. Na era tecnológica digital, os educadores devem ter assistentes para potencializar os ensinamentos aos alunos, como:

  • LEX Aulas ao Vivo;
  • YouTube;
  • plataformas adaptativas;
  • jogos digitais;
  • super aplicativos;
  • bibliotecas virtuais.

Mostre como as tecnologias otimizam o tempo

Para educar os alunos da geração Z, é importante que o professor já tenha uma mudança de cultura e quebre alguns paradigmas tradicionais. Ser professor em diversas séries, por exemplo, requer planejamentos diferentes.

A tecnologia auxilia o professor a planejar, escolher o material adequado e a optar pela ferramenta que será utilizada. Depois, esse mesmo material pode ser ajustado e adaptado para outras séries. Essa tática faz com que o professor leve menos tempo para formular a sua aula e tenha mais tempo para fazer pesquisas sobre o assunto.

Ao ter mais tempo para realizar pesquisas, o professor tem maior probabilidade de sugerir links e materiais ricos para ajudar na construção dos novos conhecimentos dos alunos, e assim elevar os seus potenciais. Essa técnica ajuda os alunos a serem protagonistas dos seus conhecimentos, além de pessoas autônomas e condutoras dos seus aprendizados.

Como vimos, as soluções digitais são essenciais nas metodologias de todos os profissionais da educação e precisam ser bem ministradas. Por isso, é essencial oferecer treinamento on-line para professores. Antes, é importante averiguar quais as dificuldades que os educadores apresentam no trato com os recursos tecnológicos e, em seguida, estruturar um planejamento adequado a ser implementado.

Reconheceu como é fundamental que o professor esteja bem alinhado ao uso das tecnologias digitais para oferecer aulas que possam realmente transformar os seus educandos? Para complementar as informações, que tal ler o artigo educação do futuro: conheça 6 tendências.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula