Com foco na formação integral do aluno, o contraturno escolar é a disponibilização de atividades extracurriculares oferecidas no turno oposto ao das aulas regulares em uma escola com o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento. 

A escola pode definir quais serão as atividades extras, desde oficinas, cursos livres, visitas guiadas ou a prática de algum esporte, desde que elas contribuam para a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante. Além disso, elas podem acontecer dentro e/ou fora do ambiente educacional. 

O contraturno escolar é tão importante que foi inserido no projeto do Novo Ensino Médio, que começou a ser implementado nas escolas públicas e privadas de todo o país a partir de 2021, de forma gradativa. 

Essa prática é benéfica para estudantes, para os pais e também para a escola. A seguir, veja quais são as vantagens de as instituições de ensino oferecerem atividades extracurriculares, e como implementá-las.

Leia também: 5 tendências para o mercado da educação em 2022

Conheça as vantagens do contraturno escolar

O sucesso de um aluno, dentro e fora da sala de aula, também é responsabilidade da escola. Afinal, ela é parte fundamental da formação de um indivíduo.

Dessa forma, ao oferecer atividades que estimulam o desenvolvimento do estudante, a instituição de ensino garante que o seu programa educacional é efetivo e contribui para a formação de alunos que se tornarão em indivíduos éticos e futuros profissionais de excelência. 

As vantagens listadas abaixo servem para atestar que a escola se preocupa em oferecer um ensino de qualidade e integral aos alunos.

1. Contribui para o rendimento acadêmico dos alunos 

As atividades aplicadas no turno oposto auxiliam no rendimento escolar dos alunos. Se, por exemplo, um estudante tiver dificuldades em matemática, ele pode fazer alguma aula extra da disciplina no turno oposto.

Além disso, mesmo que a atividade não tenha relação direta com a disciplina, o aluno tem a oportunidade de estar em contato com outras áreas que estimulam a:

  • criatividade;
  • sociabilidade;
  • raciocínio lógico;
  • senso de liderança.

Ou seja, pode haver uma contribuição direta para a melhora do desempenho acadêmico.

2. A escola se destaca no mercado ao oferecer serviços diferenciados

Na hora de escolher uma escola, os pais costumam olhar além do valor da matrícula. Nesse sentido, as atividades extracurriculares, que visam o desenvolvimento acadêmico, social e cultural dos alunos, são atrativas para quem busca o melhor o ensino para os filhos

Mas como existem diversas escolas no mercado, é importante que a instituição de ensino ofereça serviços que auxiliem o desenvolvimento educacional dos estudantes para além das aulas tradicionais – e assim, se destaquem diante a concorrência.

Leia também: 6 estratégias de marketing educacional para você aplicar

3. Adequação aos modelos internacionais de educação 

Essa prática ainda não é totalmente adotada no Brasil, mas é comum que escolas de outros países ofereçam atividades no contraturno escolar. É o que acontece na Finlândia, um dos países com o maior IDH e um dos melhores sistemas educacionais do mundo.

4. Proporciona segurança aos pais 

É comum que os pais passem o dia trabalhando ou fazendo outras tarefas. Ao escolher uma escola com contraturno escolar, eles terão a garantia de que os filhos estarão em um local seguro. 

O melhor é que o contraturno escolar possibilita que o aluno passe um certo tempo longe das redes sociais, fazendo tarefas que contribuem para a socialização, para a bagagem cultural e para o desempenho acadêmico, e que certamente serão importantes para toda a vida

5. Desenvolvimento integral do aluno

Como foi dito anteriormente, o desenvolvimento integral do aluno é o principal objetivo do contraturno escolar. Isso porque a instituição de ensino pode oferecer uma série de atividades que vão além de um reforço acadêmico.  

As escolas podem ofertar atividades que estimulam o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes e, assim, desenvolver a socialização dos alunos. Do mesmo modo, a instituição de ensino pode oferecer atividades que despertam habilidades técnicas, como empreendedorismo, tecnologia e programação

O que oferecer no contraturno escolar?

O contraturno escolar pode acontecer de várias formas, desde o oferecimento de aulas de reforço de disciplinas regulares, até oficinas culturais. Confira nos próximos tópicos. 

1. Educação bilíngue 

A instituição de ensino pode oferecer aulas ou atividades que estimulem a formação do aluno em um segundo idioma. A educação bilíngue está crescendo nas escolas devido à importância dos futuros profissionais saberem se comunicar em mais de uma língua.

Fica a critério da escola escolher o idioma a ser ofertado, mas o sugerido é que seja o inglês (a língua mais falada no mundo). Para despertar o interesse e o engajamento na sala de aula, é importante que o professor seja criativo na hora de ministrar o conteúdo, de forma menos engessada e tradicional. 

2. Oficinas culturais e artísticas 

Há diversos tipos de oficinas artísticas e culturais que podem ser ofertadas no contraturno escolar. Elas são excelentes formas de contribuir com a bagagem cultural, além de servirem para desenvolver o lado socioemocional dos estudantes. 

Entre as atividades, a escola pode oferecer aulas de artesanato, teatro, incentivo à leitura e escrita, música, dança, artes plásticas, oficinas de colagem, culinárias, entre muitas outras. O interessante é que a maioria das opções não exige grandes adaptações nas dependências físicas da escola.   

3. Práticas esportivas 

Apesar da disciplina de educação física fazer parte do currículo pedagógico da maioria das escolas, é possível oferecer um turno extra de treinamento em alguns esportes para os alunos que gostam de praticar atividade física. Dessa forma, a escola evita o desenvolvimento do sedentarismo.

A escola pode inovar e oferecer esportes menos tradicionais que o futebol e vôlei, como aulas de xadrez, pingue-pongue, defesa pessoal, entre outros. Ao oferecer a prática esportiva, é importante que ela seja menos engessada e exigente que a aula de educação física ministrada regularmente. 

Entendeu a importância do contraturno escolar?

Esperamos que tenha gostado deste post sobre o contraturno escolar. Se você pretende implementar atividades extras na sua escola, saiba que a Conexia Educação oferece soluções educacionais que podem ser oferecidas pela escola no turno oposto às aulas. Confira abaixo:

  • High Five: programa de educação bilíngue, voltado para promover uma vivência integral do aluno no inglês;
  • My Life: programa feito em parceiro com o Instituto Ayrton Senna, que visa o desenvolvimento do lado socioemocional do aluno;
  • Plataforma AZ: programa com atividades que estimulam  a criatividade, desenvolve o pensamento crítico e as habilidades socioemocionais. 

Se você quer saber mais sobre as nossas soluções educacionais, entre em contato com a nossa equipe. Estamos esperando por você!