O marketing educacional é um conjunto de estratégias que estão cada vez mais inseridas nas instituições no Brasil e no mundo. Uma forma inteligente para disseminar conteúdos bem direcionados, contribuindo para atrair e reter os alunos, independentemente do nível escolar.

Nesse sentido, o marketing educacional permite que a instituição apresente sua metodologia de aprendizado e os diferenciais — fator importante para a captação de alunos e para garantir que as vagas sejam preenchidas no tempo correto, promovendo a competitividade da escola.

Mas afinal, você sabe quais as melhores técnicas para realizar o marketing educacional da sua escola? Se tem dúvidas sobre esse importante assunto, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja 6 estratégias essenciais do marketing educacional!

O que é o marketing educacional

A área da educação é primordial para o crescimento social e contribui para a formação pessoal e profissional de todo indivíduo. No entanto, é um segmento competitivo e repleto de instituições em todos os níveis, por isso, o marketing educacional surge como uma ótima alternativa.

Consiste em uma série de estratégias de marketing direcionadas à captação e retenção de alunos, aumentando o número de matrículas. Tudo acontece pela divulgação de conteúdos bem planejados, que têm o potencial de apresentar a escola e despertar a atenção dos estudantes ou responsáveis.

As principais diretrizes do marketing educacional são:

  • estudo do público-alvo;
  • estudo da concorrência;
  • definição da identidade da escola;
  • estudo dos canais de comunicação;
  • análise dos diferenciais competitivos da escola;
  • análise dos pontos fortes e fracos.

Influência do marketing educacional nos resultados

Ter um bom número de matrículas é fundamental para toda escola e impacta diretamente os resultados. Dessa forma, concentrar esforços para atrair alunos é uma necessidade para a sobrevivência da instituição, por isso, merece dedicação especial.

O marketing educacional é a melhor alternativa para gerenciar as ações e tornar a captação de alunos mais prática e eficiente, ou seja, um planejamento específico para interagir com o público-alvo e promover o crescimento exponencial nas matrículas, no período adequado.

Sendo assim, o marketing educacional influencia os resultados de forma significativa, pois proporciona os seguintes benefícios:

  • melhora o posicionamento da escola no mercado;
  • aumenta a captação dos alunos;
  • contribui para a escalabilidade;
  • otimiza a comunicação com o público.

Portanto, utilizar o marketing educacional é extremamente importante para manter e elevar os resultados da escola. Por esse motivo, é uma estratégia que não deve ser ignorada pelos diretores e coordenadores, pois contribui para destacar a instituição e se tornar referência no setor.

6 estratégias de marketing educacional

Como você viu até aqui, o marketing educacional é um conjunto de metodologias específicas para promover a escola e facilitar a captação de alunos. São diversas estratégias que a escola pode utilizar, por isso, é imprescindível definir um bom planejamento e escolher as melhores ações para alcançar os seus objetivos.

Veja quais são as principais estratégias de marketing educacional utilizadas atualmente!

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais comuns e eficientes. Trata-se da produção de conteúdos relevantes, segmentados e com assuntos variados, que tem o potencial de despertar o interesse dos leitores e direcionar a jornada até a escola.

Sendo assim, investir em blog, site e redes sociais para divulgação dos materiais é essencial para interagir e influenciar as decisões do público. Com produções bem planejadas, é possível aumentar bastante o interesse das pessoas pela escola e, com isso, melhorar seus resultados.

2. Marketing de experiência

Outra estratégia importante é o marketing de experiência, que utiliza técnicas para estimular a emoção das pessoas, a fim de promover o engajamento. Dessa forma, você pode utilizar as aulas experimentais, tour presencial ou virtual pelos espaços da escola, depoimentos e outros aspectos.

3. Omnichannel

Embora o termo seja complexo, o omnichannel é uma estratégia imprescindível para o marketing educacional. Essa técnica se baseia no uso simultâneo e interligado de distintos canais de comunicação para proporcionar uma experiência mais completa ao aluno e às famílias.

Diante disso, utilizar o omnichannel contribui para integrar os canais de comunicação da escola, sejam on-line, sejam off-line. Assim, as estratégias de marketing e interação com o público se tornam mais eficientes e aumentam as possibilidades para a captação e retenção de alunos.

4. Marketing de influenciadores

Os influenciadores são pessoas com presença forte nas redes sociais, ou seja, contam com milhares de seguidores no Instagram, Facebook e YouTube. Por terem grande visibilidade, são ótimas alternativas para divulgar a escola e atingir o público-alvo de uma forma mais próxima e agradável.

No entanto, a escolha dos influencers para atuar no marketing educacional deve acontecer criteriosamente. Em outras palavras, é necessário apostar em perfis que tenham relação com o público-alvo que deseja atingir e sejam compatíveis com a escola.

5. Chatbot

O chatbot é uma inovação importante para o marketing educacional, e atua como um assistente virtual, capaz de funcionar 24 horas por dia. É um recurso capaz de otimizar tarefas, conversar com usuários, receber feedbacks, realizar pesquisas e muitas utilidades para o marketing.

6. Conteúdos audiovisuais

Os conteúdos em vídeo são essenciais para tornar a aprendizagem mais dinâmica, e também são importantes para o marketing educacional. Com um vídeo marketing, a escola pode apresentar os diferenciais do ecossistema de aprendizagem, aumentar o tráfego e engajar o público.

Importância do uso de boas ferramentas

O sucesso do marketing educacional depende diretamente de um planejamento criterioso e utilização de ferramentas adequadas. Desde os canais de comunicação até as plataformas, é preciso utilizar recursos eficientes e que contribuam para os resultados.

As ações realizadas no marketing educacional devem ser condizentes com as realmente oferecidas aos alunos. Por isso, é indispensável investir em soluções educacionais completas, que oferecem todo apoio para uma aprendizagem personalizada.

Como pode notar neste artigo, o marketing educacional oferece estratégias eficazes para aumentar as matrículas e contribuir para a retenção de alunos. Portanto, é algo que não pode faltar no planejamento da sua escola para melhorar os resultados e levar ao sucesso.

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