As novas tecnologias educacionais são soluções que podem transformar a forma de aprender, ensinar e avaliar nas instituições de ensino. Elas são as grandes aliadas para alavancar o rendimento escolar dos alunos de maneira dinâmica, engajadora e personalizada.

Essas ferramentas podem ser utilizadas por alunos de qualquer nível educacional, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Entre os diferenciais deste novo formato estão o desenvolvimento do protagonismo dos alunos, a personalização das trilhas de aprendizagem e a inserção dos professores como mediadores do processo de ensino-aprendizagem.

Saiba como as tecnologias educacionais podem ampliar a performance dos estudantes na sua escola. Confira!

Tecnologia como ferramenta de aprendizagem

A oferta das tecnologias em sala de aula é um grande fator motivacional e engajador para participação dos alunos – tanto de forma presencial, quanto remota. Ao ter contato com um processo de aprendizagem dinâmico, é possível estudar de maneira mais interativa, com livros digitais, videoaulas, personalização da trilha de aprendizagem dos alunos, entre outros.

Os meios digitais fazem parte do dia a dia dos estudantes e, utilizar essas ferramentas também na aprendizagem, os levam a interagir mais durante as aulas. Por meio desses recursos, também é possível personalizar a jornada de estudos do aluno, de acordo com as necessidades e sonhos de cada um, fazendo com que aprendam melhor e aumentem a produtividade.

Para o aluno

Os estudantes do mundo contemporâneo são considerados nativos digitais. Praticamente já nascem sabendo utilizar as tecnologias. Para atender a essas perspectivas, as escolas devem seguir esse ritmo, para engajá-los e incentivá-los a serem protagonistas dos seus estudos.

Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio de soluções educacionais digitais como o MAPA, da Plataforma AZ de Aprendizagem (marca da Conexia Educação). Com ele, os estudantes têm acesso a uma trilha de aprendizagem personalizada, de acordo com as necessidades de cada um.

Esta ferramenta aponta os conteúdos necessários para que o aluno estude de forma otimizada e, na 3ª série do Ensino Médio, orienta para a alta performance no vestibular – de acordo com a universidade escolhida. Com o MAPA, o aluno consegue acompanhar a sua performance nos estudos, além de detectar e atuar em seus erros por intermédio de exercícios com feedback imediato, videoaulas e vídeos de resolução.

Gamificação

As plataformas gamificadas, principalmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, também auxiliam na personalização da aprendizagem e, consequentemente, na melhora do rendimento escolar dos estudantes de forma lúdica e divertida.

Além de gerar trilhas de jogos personalizadas, de acordo com as necessidades de cada estudante, também disponibiliza dados relevantes para a melhor intervenção pedagógica do professor, tornando-o mediador do processo de ensino-aprendizagem.

Para o professor

O uso da tecnologia é um excelente recurso para ajudar o professor a potencializar o rendimento escolar dos seus alunos. Durante todo o processo dinâmico de aprendizagem, o educador tem acesso aos dados essenciais de forma individualizada (por aluno) e de forma geral (por turma). 

Por esse motivo, o professor consegue intervir de maneira objetiva e eficiente na aprendizagem de cada um. É desse modo personalizado que os alunos avançam nos seus estudos e conquistam excelentes resultados no final de cada ano.

Para a direção escolar

Assim como os alunos e professores, a direção escolar também precisa estar alinhada às novas tecnologias para que a sua gestão seja ágil, moderna e eficiente. Dessa forma, é fundamental que o gestor conheça recursos que possam desenvolver a performance dos alunos, para que os estudantes estejam aptos para enfrentar os desafios do século XXI.

E mais, por meio das inovações, a direção pode avaliar os resultados tanto dos estudantes, quanto do desenvolvimento que a escola está conquistando. Por meio desses dados relevantes, é possível perceber o que está satisfatório e o que precisa ser ajustado. Ao utilizar a cultura digital, os processos se tornam integrados, fato que potencializa a administração dos gestores.

Uso da tecnologia na prática

Ao inserir tecnologias digitais na escola, os alunos vão ser despertos a desenvolver novas competências e habilidades fundamentais para a sua vida pessoal, social e profissional.

Para conquistar esses resultados é necessário que o professor utilize recursos digitais que otimizem as suas aulas, de forma que instigue a curiosidade e o engajamento dos alunos em sala de aula.

Esse formato de aprendizagem pode ser ofertado por meio de jogos educativos, vídeoaulas bem estruturadas e outras formas de ensino que engajam o aluno em suas atividades de rotina.

Recursos da Conexia Educação

A Conexia Educação conta com diversos recursos que possibilitam a formação integral e de alta performance dos estudantes, utilizando o digital como alavanca dessa aprendizagem. Entre eles, a Plataforma AZ de Aprendizagem oferece uma solução educacional completa, personalizada, integrada e multiplataforma, facilitando a rotina de estudo dos alunos e preparando-os para os desafios do século 21.

Por intermédio do Super App AZ, os alunos podem seguir uma trilha de estudos personalizada, com acesso a livros didáticos, videoaulas e exercícios com feedbacks imediatos.

 Além disso, a plataforma conta com o programa digital AZ+, que realiza o mapeamento dos gaps de aprendizagem, estrutura a intervenção pedagógica com trilhas de conteúdos personalizadas e oferece ferramentas para o acompanhamento constante do progresso dos alunos, por meio de indicadores de desempenho.

O programa foi criado justamente para suprir a necessidade gerada pela pandemia e as aulas remotas. Com o AZ+ , por meio de soluções digitais, é possível identificar as lacunas no aprendizado dos estudantes e promover ações personalizadas para que nenhuma habilidade essencial seja deixada para trás e, assim, melhorar o rendimento escolar dos estudantes.

Como percebemos, as tecnologias são o melhor caminho para potencializar o rendimento escolar dos seus estudantes, tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas.

Agora, que tal fazer contato conosco? Estamos preparados para atender a sua escola com todos os recursos didáticos de que precisa.