As avaliações internas escolares são utilizadas pelas instituições de ensino para monitorar e avaliar o desempenho acadêmico do aluno em relação aos objetivos educacionais e metas de aprendizagem traçados pela escola. 

Sendo assim, é um processo contínuo, que ajuda a melhorar a qualidade da educação oferecida e a identificar áreas de melhoria.

Além disso, as avaliações internas são vistas como autoavaliativas, justamente por analisarem se as abordagens pedagógicas utilizadas na escola cumprem com os objetivos de aprendizagem alinhados no Projeto Político Pedagógico (PPP)

A avaliação interna escolar pode envolver várias atividades, tais como:

  • avaliação de desempenho dos alunos;
  • avaliação dos professores;
  • análise do currículo educacional;
  • avaliação dos recursos educacionais;
  • análise do feedback dos alunos;
  • avaliação do clima escolar. 

Como aprimorar as avaliações internas?

Existem várias maneiras de aprimorar as avaliações internas em uma escola. A seguir, confira algumas sugestões.

Defina os objetivos e metas da avaliação interna

Uma das primeiras etapas na hora de aplicar as avaliações internas é, na verdade, determinar quais áreas da escola devem ser analisadas e quais são os indicadores específicos. 

Esse processo pode ser feito por meio do PPP, tanto no que se refere ao cenário atual de aprendizagem, quanto às metas frutas que desejam-se alcançar.

A escola pode ouvir professores, alunos e familiares para tornar a gestão participativa e assim, entender quais as necessidades de aprendizagem. Além disso, há possibilidade de utilizar dados quantitativos de avaliação anteriores como parâmetro, de acordo com o cenário atual encontrado pela instituição de ensino. 

Veja também: Qual a diferença entre avaliação formativa, diagnóstica e somativa?

Identifique os dados e informações necessárias para análise

O próximo passo é avaliar quais dados serão necessários para realizar a avaliação interna, desde que eles estejam alinhados às metas e objetivos estipulados na etapa anterior. Isso pode incluir dados de desempenho dos alunos, por exemplo, caso a escola deseje avaliar as metodologias de aprendizagem adotadas.

Tratando-se de avaliação de aprendizagem, elas permitem que os professores forneçam feedback construtivo aos alunos. Isso pode ajudá-los a identificar onde estão tendo dificuldades e o que precisam fazer para melhorar.

Outro exemplo são dados de frequência escolar que podem apresentar um panorama de abandono escolar, ou outras situações que impactem na aprendizagem. Para exemplificar, uma diretora escolar de uma escola da Bahia descobriu, por meio do padrão de falta dos alunos, um grave problema de pobreza menstrual que afetava os estudantes da instituição. 

Individualize a avaliação de aprendizagem

Nem todos os alunos aprendem da mesma maneira, afinal, cada indivíduo tem suas limitações. Isso significa também que fatores internos e externos podem afetar o rendimento acadêmico, sobretudo fatores psicológicos. Por causa disso, a escola precisa individualizar a avaliação interna, de acordo com as necessidades e contexto familiar de cada aluno. 

Um aluno que esteja passando por dificuldades familiares, por exemplo, pode apresentar notas baixas nas avaliações internas, o que pode enviesar a avaliação final da escola. É importante que a gestão tenha ciência de quais fatores internos e externos podem dificultar a aprendizagem, mas que não se relacionam com a educação em si. 

Analise os dados e faça melhorias

É fundamental analisar os dados e informações coletadas para identificar áreas de melhoria e oportunidades de mudança na escola. Esse processo inclui não apenas a educação, mas também, os espaços físicos e os outros fatores que podem impactar na aprendizagem dos alunos.

De todo modo, as melhorias devem ser informadas e planejadas com o apoio de toda a comunidade escolar. A escola também precisa reaplicar as avaliações internas periodicamente e comparar os resultados anteriores e com os padrões estabelecidos pela gestão educacional para os próximos anos. 

Avalie as habilidades socioemocionais

As avaliações internas podem verificar o nível de habilidades socioemocionais dos alunos, fundamentais para manter o clima educacional saudável e aprimorar a aprendizagem. Afinal, há estudantes que são ótimos em cálculos matemáticos, mas apresentam dificuldades em resolver problemas. 

Avaliar essas habilidades pode ajudar a obter uma compreensão completa da formação integral do aluno. Isso pode ajudar a identificar necessidades específicas de aprendizado e, uma vez identificadas, ações de intervenção podem ser criadas para ajudar as pessoas a desenvolver as habilidades. 

Dicas bônus: conte com auxílio da tecnologia

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na educação, sobretudo nas avaliações internas. Com as tecnologias educacionais, é possível usar recursos digitais para avaliar as habilidades dos alunos de maneira eficiente e lúdica.

A tecnologia também tem sido utilizada para criar ambientes de aprendizagem mais interativos e personalizados de acordo com as necessidades do aluno. Os recursos digitais, como jogos educativos e plataformas educacionais online, engajam os alunos e os motivam a aprender. 

Portanto, sua escola pode contar com as soluções educacionais da Conexia Educação, uma das maiores referências em educação do País. Presente em mais de 30 países, somos responsáveis pelas soluções educacionais da Maple Bear, Grupo SEB e de mais de 400 escolas em todo o mundo.

No Brasil, as escolas brasileiras podem ser parceiras dos programas:

  • Plataforma AZ – Solução educacional completa que promove a alta performance dos estudantes, o gosto pelo estudo e potencializa a aprendizagem. No que se refere às avaliações internas, disponibiliza a Jornada de aprendizagem AZ+, com avaliação inicial para diagnosticar as habilidades focais que o aluno desenvolveu.
  • My Life – Programa de educação socioemocional com parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna, tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida. A plataforma oferece diversas ferramentas para avaliação dessas habilidades antes e depois da aula.  

Quer entender melhor como a Conexia Educação pode inovar a aprendizagem oferecida na sua escola? Acesse o site e fale com um consultor educacional

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula