As aulas de inglês estão presentes nas escolas brasileiras há décadas. Entretanto, na maioria das vezes, o ensino dessa língua adicional ocorre de maneira engessada e pouco interessante. No entanto, por meio da metodologia de ensino integrado CLIL, é possível oferecer uma verdadeira imersão no idioma.

Atualmente, utilizar o inglês em diversos contextos é importante para ter boas oportunidades, e essa é uma das diretrizes do CLIL. Além de oferecer uma educação de qualidade aos alunos, é uma excelente estratégia de marketing educacional – afinal, toda família deseja o melhor na hora de escolher uma escola. Entenda a seguir! 

O que é ensino integrado?

O ensino integrado é uma abordagem educacional que visa integrar diferentes disciplinas em um único programa pedagógico. Em vez de separar o conhecimento em áreas distintas, como matemática, história e ciências, ele busca criar conexões entre essas disciplinas e abordar assuntos de maneira interdisciplinar.

Essa abordagem permite que os estudantes aprendam sobre um determinado tema de maneira abrangente e completa, e entendam como diferentes áreas do conhecimento estão relacionadas. Essa abordagem pedagógica pode ser aplicada ao ensino do inglês, por meio do CLIL.

O Content and Language Integrated Learning (CLIL), traduzido como ensino integrado de idioma, é uma abordagem pedagógica que consiste em ensinar um conteúdo curricular, como história ou ciências, em uma língua estrangeira, geralmente inglês. 

Essa abordagem permite que os estudantes aprendam o conteúdo e, ao mesmo tempo, desenvolvam habilidades na língua estrangeira.

O CLIL pode ser aplicado em diferentes níveis de ensino e em diferentes disciplinas. Por exemplo, na aula de ciências, o professor pode ensinar sobre o ciclo da água em inglês, utilizando recursos lúdicos e motivadores. Dessa forma, os estudantes aprendem tanto sobre o conteúdo científico quanto sobre a língua inglesa.

Qual a diferença entre ensino integrado de inglês e aulas tradicionais?

Ao contrário do ensino de inglês tradicional, que muitas vezes se concentra apenas na gramática e no vocabulário, o CLIL enfatiza a compreensão e comunicação em contextos reais e imersivos. Dessa forma, os estudantes aprendem a língua de maneira significativa e contextualizada.

O CLIL é uma abordagem muito utilizada em escolas internacionais e escolas bilíngues, mas também pode ser implementada em escolas que não têm inglês como língua oficial. 

Entenda melhor as principais diferenças entre ensino integrado do inglês e aulas convencionais

Ensino integrado do inglêsEnsino tradicional 
Visa integrar o aprendizado da língua inglesa com outras áreas de conteúdo, como ciências, história e matemática.O foco principal é no ensino da língua em si. As aulas geralmente seguem um currículo que inclui gramática, vocabulário e leitura.
Permite o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, pois esse tipo de abordagem enfatiza o uso do inglês em contextos reais e naturais. Os estudantes aprendem a língua por meio de atividades estruturadas e exercícios, e geralmente, há menos integração com outras áreas de conteúdo. Assim, reduz as chances do desenvolvimento de outras habilidades. 
A língua estrangeira é usada tal como língua materna no ensino-aprendizagem. Os alunos demoram mais tempo para utilizar a segunda língua da mesma maneira que a língua materna. 
Conta com atividades e projetos interdisciplinares, que podem ser alinhados ao cotidiano dos alunos Ocorre pouca integração nas atividades, restringido às avaliações aos aspectos ligados ao idioma. 

3 dicas de como implementar o CLIL no ensino da língua inglesa

Para implementar o ensino integrado para o aprendizado no inglês, confira 3 dicas da Conexia Educação.

Apresente a abordagem aos professores

Antes de começar a utilizar o ensino integrado para o inglês, é importante fazer um planejamento cuidadoso do conteúdo curricular junto ao idioma. Por isso, é preciso apresentar a abordagem pedagógica aos professores, já que alguns educadores podem não ter familiaridade com essa maneira de ensinar. 

O corpo docente precisa participar ativamente do processo de mudança. Por isso, é importante estabelecer objetivos de aprendizagem claros e definir as estratégias pedagógicas e os materiais necessários, etapas que podem ser realizadas com o auxílio dos professores. 

Entenda também: Como gerar valor na escola por meio da educação bilíngue 

Elabore o planejamento pedagógico para o ensino integrado 

As atividades de linguagem devem ser planejadas para integrar a língua inglesa com o conteúdo curricular regular. Assim, o ensino integrado requer planejamento curricular no qual as disciplinas tradicionais possam ser facilmente ensinadas por um idioma não materno, visando também as quatro habilidades linguísticas.

Outro ponto importante são as avaliações escolares, que devem ser desenvolvidas para avaliar o conteúdo curricular e também as habilidades de linguagem dos alunos no inglês. É preciso incluir diferentes tipos de instrumentos, como testes escritos, projetos interdisciplinares e apresentações orais.

Invista na formação de professores

É importante que os educadores que vão implementar o CLIL para o ensino do inglês recebam treinamento específico sobre a abordagem pedagógica, afinal, será necessário entender como realizar a integração correta dos conteúdos. A formação do professor pode incluir cursos e workshops.

De todo modo, o CLIL é uma abordagem pedagógica flexível e adaptável. Os professores devem estar dispostos a fazer ajustes e mudanças no planejamento pedagógico, conforme as necessidades e habilidades dos alunos.

Dicas bônus: implemente o CLIL no inglês com o High Five 

A implementação do CLIL requer uma abordagem pedagógica específica que envolve uma série de etapas e estratégias. Porém, é possível utilizar soluções educacionais que oferecem projetos pedagógicos com o CLIL, a exemplo do High Five.

O High Five é o programa de educação bilíngue da Conexia Educação, desenvolvido com uma proposta consolidada no Brasil. O projeto está alinhado às habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como norteado pelos pilares da UNESCO para a formação do cidadão do século XXI.

As soluções de aprendizagem foram desenvolvidas com a metodologia CLIL para proporcionar uma educação bilíngue inovadora, contextualizada e interdisciplinar. Além disso, a escola parceira receberá todo suporte necessário para a implementação da proposta pedagógica. 

Quer entender melhor como o ensino integrado é uma estratégia inovadora para captação de alunos? Entre em contato com o High Five e conheça o programa de educação bilíngue. 

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula