As estratégias de avaliação são fundamentais para um ensino-aprendizagem de qualidade, já que os resultados podem ser utilizados para ajustar o planejamento pedagógico com base no desempenho acadêmico dos estudantes. 

Para conseguir visões macro e micro do ensino, no entanto, é preciso inovar na hora de avaliar os estudantes. 

Estratégias de avaliação diferentes da tradicional promovem o envolvimento dos alunos ativamente no processo de aprendizagem. Isso permite que eles apliquem o conhecimento de maneira prática, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos e habilidades.

Além disso, contribuem para o desenvolvimento de habilidades do século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. Quer entender como? Continue a leitura deste texto e veja as dicas da Conexia Educação

Quais estratégias de avaliação aplicar em sala de aula?

Simulados online

A tecnologia é, sem dúvidas, uma das melhores aliadas nas estratégias de avaliação na Educação Básica. Isso porque a nova geração de alunos vive conectada e sabe tudo sobre o digital — então, por que não utilizar uma ferramenta do cotidiano de crianças e alunos para avaliá-lo? 

Nesse sentido, o professor pode aplicar o simulado online, tipo de avaliação digital que pode reproduzir o formato e o conteúdo de avaliações tradicionais, permitindo que os alunos pratiquem habilidades acadêmicas e socioemocionais, além de revisarem o conteúdo lecionado em sala de aula. 

Com o simulado online, os alunos podem identificar pontos fracos e áreas de melhoria, já que essa ferramenta apresenta feedbacks detalhados em tempo real. Isso permite que o estudante concentre esforços em áreas específicas e trabalhe em suas lacunas de aprendizagem.

Autoavaliação

Outra estratégia de avaliação inovadora é a autoavaliação, processo pelo qual os alunos refletem sobre seu próprio desempenho e aprendizagem. Envolve a avaliação crítica de habilidades e conhecimentos, podendo ser implementado por escolas que desejam também trabalhar a educação socioemocional. 

A autoavaliação incentiva os alunos a refletirem sobre seu próprio progresso e desempenho. Eles podem revisar atividades realizadas, identificar áreas de melhoria e estabelecer metas de aprendizado. Também promove a inteligência emocional, ajudando os alunos a se tornarem conscientes sobre a própria aprendizagem.

Avaliação formativa

A avaliação formativa ocorre durante o processo de aprendizagem e fornece feedback contínuo aos alunos. Os professores podem usar estratégias de avaliação diversas para analisar a compreensão dos alunos, como:

  • discussões em sala de aula;
  • exercícios práticos;
  • trabalhos em grupo.

Os alunos se sentem mais à vontade para aprender e ensinar, enquanto os professores não precisam perder tempo com métodos de ensino já saturados. 

Vale lembrar que esse tipo de avaliação escolar não atribui notas, pois seu objetivo é avaliar toda a trajetória do estudante de maneira holística. 

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Portfólio escolar

Os portfólios escolares são coleções de trabalhos dos alunos que demonstram seu progresso ao longo do tempo. Os estudantes podem incluir redações, projetos, desenhos, anotações e outras tarefas concluídas no ano letivo. 

Além disso, os portfólios fornecem uma visão abrangente do desenvolvimento dos alunos e permitem que eles reflitam sobre seu próprio aprendizado.

De maneira geral, o portfólio escolar é composto por evidências tangíveis do trabalho e do progresso do aluno ao longo de determinado período, apresentando as diversas habilidades e competências adquiridas. Por isso, pode ser usado como estratégia de avaliação para a Educação Básica. 

Avaliação por pares

A avaliação por pares envolve os alunos na avaliação do trabalho de seus colegas. Eles podem fornecer feedback construtivo, revisar o trabalho dos colegas e oferecer sugestões de melhoria. Isso não apenas promove uma aprendizagem colaborativa, mas também desenvolve habilidades de análise crítica e comunicação.

Porém, é fundamental orientar os alunos sobre o processo de avaliação por pares, explicando o propósito da atividade e os critérios que devem ser considerados. Além disso, é preciso definir regras e diretrizes claras para garantir uma avaliação justa e construtiva

Por exemplo, o professor deve estabelecer limites de tempo para a avaliação, orientar sobre a importância de fornecer feedback construtivo e respeitoso e estabelecer procedimentos para manter a confidencialidade das avaliações para não expor os alunos.

Avaliação somativa

A avaliação somativa ocorre no final de um período de aprendizado e tem como objetivo avaliar o conhecimento e as habilidades adquiridas pelos alunos. Isso pode incluir:

  • testes;
  • apresentações individuais ou em grupo;
  • projetos de pesquisa;
  • entre outros.

A avaliação somativa concentra-se no resultado final do processo de aprendizagem. Ela avalia o conhecimento, as habilidades e as competências que os alunos adquiriram. Por causa disso, é realizada após um período específico.

Avaliação comparativa

A avaliação comparativa na educação é uma estratégia que envolve a comparação do desempenho dos alunos em relação a certos critérios ou padrões estabelecidos pela escola. 

Essa abordagem permite que os educadores comparem o desempenho de diferentes alunos, turmas ou escolas, identificando pontos fortes, áreas de melhoria e desempenho.

Por exemplo, é possível comparar o desempenho de um aluno em relação aos seus próprios resultados anteriores ou às metas individuais estabelecidas no planejamento letivo. Essa comparação pode ajudar a avaliar o progresso individual ao longo do tempo e identificar áreas de melhoria.

Avaliação escolar com a Conexia Educação

A educação do futuro não se baseia em atribuição de notas, como acontece nos métodos tradicionais de avaliação. Nesse sentido, a Conexia Educação, uma das maiores referências em soluções educacionais com foco em tecnologia, bilinguismo e desenvolvimento socioemocional do Brasil, disponibiliza ferramentas inovadoras de avaliação.

Na Plataforma AZ, por exemplo, é possível avaliar o aluno e, ao mesmo tempo, verificar quais são as maiores dificuldades por meio do AZ+. Uma avaliação inicial é feita para diagnosticar as habilidades focais que o aluno desenvolveu no ano letivo anterior e quais ele ainda precisa desenvolver para evoluir na série vigente.

A partir dos indicadores gerados pela avaliação diagnóstica, o professor implementa a trilha de aprendizagem apresentada no Mapa AZ+, favorecendo o desenvolvimento das habilidades que ainda precisam ser trabalhadas. 

Além disso, a escola tem acesso a relatórios e dados individuais ou de toda a sala com a performance histórica para avaliação e comparação. Isso sem contar com a possibilidade de avaliação socioemocional, por meio do programa de educação socioemocional My Life

Quer conhecer melhor como as soluções da Conexia podem ajudar nas estratégias de avaliação da sua escola? Acesse o site, clique na aba “Fale com um especialista”, preencha o formulário e fale conosco!

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