Qualquer recurso, material ou tecnologia pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem. Elas podem ser físicas ou digitais, incluindo desde livros físicos até aplicativos e plataformas digitais de ensino.

O objetivo das ferramentas de aprendizagem é ajudar os alunos a adquirirem novos conhecimentos e desenvolverem habilidades cognitivas e socioemocionais. Um dos benefícios é a possibilidade de adaptação para atender às necessidades de cada estudante, principalmente com auxílio da tecnologia. 

Quer entender melhor como a tecnologia é uma importante aliada nesse processo? Continue a leitura!

Uso da tecnologia na aprendizagem

As tecnologias educacionais desempenham um importante papel nas ferramentas de aprendizagem, afinal, oferecem benefícios importantes para os alunos — sobretudo pela facilidade da nova geração em utilizar os equipamentos tecnológicos.

Veja os benefícios das tecnologias educacionais para a aprendizagem:

  • Acesso a uma ampla variedade de recursos educacionais: a tecnologia fornece acesso rápido e fácil a recursos educacionais como livros, vídeos, jogos e outros materiais que podem ser usados para auxiliar na construção do conhecimento pelo aluno;
  • Personalização do ensino: outro benefício da tecnologia nas ferramentas de aprendizagem é a personalização, que permite o aluno aprender no seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem, com base em suas necessidades individuais;
  • Aprendizagem colaborativa: a tecnologia pode ser usada para facilitar a colaboração entre alunos e professores, permitindo que eles se conectem e trabalhem juntos em projetos e atividades;
  • Ensino flexível: a tecnologia pode ser usada para proporcionar um ensino flexível, permitindo que os alunos acessem o material educacional a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com as próprias necessidades e disponibilidade;
  • Feedback: com as ferramentas de aprendizagem digitais, é possível dar feedback imediato aos alunos, permitindo que eles corrijam rapidamente seus erros e aprimorem seu desempenho escolar.

5 ferramentas de aprendizagem para inovar na sua escola

Já que a tecnologia pode ter um enorme impacto no processo de ensino-aprendizagem, listamos 5 ferramentas de aprendizagem digitais para você utilizar na sua escola. Confira!

Gamificação

Na lista das ferramentas de aprendizagem está a gamificação, abordagem pedagógica na qual o uso de elementos comuns dos jogos (ranking, pontuação, narrativa, entre outros) são aplicados em outros contextos, como na educação. 

O objetivo na sala de aula é usar a ludicidade e o engajamento que os jogos proporcionam para motivar os alunos nos estudos, principalmente para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. É uma maneira de o professor oferecer uma educação envolvente e menos massante, por meio de ferramentas conhecidas pelas novas gerações. 

Leia também: Por que utilizar a tecnologia para estimular a leitura e interpretação de texto na sala de aula?

Videoaulas

As videoaulas fazem parte da educação desde o surgimento dos cursos de Educação a Distância (EaD). No entanto, foi na pandemia de covid-19 que essa ferramenta de aprendizagem ganhou força também na Educação Básica. Nesse caso, as aulas são gravadas em vídeo e podem ser assistidas online em qualquer momento e lugar.

O professor pode utilizar videoaulas para complementar o aprendizado presencial, ou como um dos materiais para a realização da sala de aula invertida. Além disso, as videoaulas permitem que os alunos revisem o conteúdo quando necessário.

Uma das principais vantagens de utilizar as videoaulas como ferramenta de aprendizagem é a flexibilidade, ao permitir que o aluno assista às aulas no seu próprio ritmo e no horário que preferir. Dessa maneira, o professor consegue desenvolver a macrocompetência da autogestão

Plataformas digitais de aprendizagem

Também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), essa plataforma de aprendizagem é um espaço virtual que oferece recursos e ferramentas para o ensino. É uma aliada importante para tornar o ensino mais flexível e adaptável às necessidades dos alunos. 

Por meio de plataformas digitais, o professor pode indicar materiais das aulas, dar feedback aos alunos e realizar o gerenciamento da aprendizagem. Tudo isso em um ambiente virtual interativo e fácil de utilizar. Assim, é possível aprimorar a aprendizagem utilizando recursos que fazem parte da rotina de crianças e adolescentes. 

Realidade Aumentada e Realidade Virtual 

A Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) ainda não fazem parte da rotina escolar na Educação Básica, mas são promissoras para o futuro da educação. A RA é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais a ambientes reais, criando uma experiência mista entre o virtual e o real. 

Já a RV é uma tecnologia que permite a criação de ambientes virtuais imersivos, em que o usuário tem a sensação de estar em um ambiente real, mesmo que seja virtual. Essa tecnologia utiliza dispositivos como óculos, fones de ouvido e sensores de movimento especiais para criar uma experiência imersiva.

A RA e a RV têm um grande potencial para transformar a educação, proporcionando experiências de aprendizagem imersivas e interativas. Isso porque, as tecnologias permitem que os alunos explorem ambientes virtuais e interajam com objetos de uma maneira que não seria possível no mundo real.

Por exemplo, o aluno pode aprender anatomia ao explorar o interior do corpo humano em um ambiente virtual 3D. Ou, ainda, entender batalhas por meio de um ambiente imersivo que remete às grandes guerras. Por essas e outras vantagens que é importante a escola começar a entender como utilizar as tecnologias como ferramentas de aprendizagem. 

Soluções educacionais Conexia Educação

A Conexia Educação acredita que a união do tradicional com o digital consegue revolucionar a Educação Básica. Para isso, são disponibilizadas ferramentas de aprendizagem interativas que permitem a personalização do ensino, oferecendo apoio ao professor na rotina escolar.

Confira as ferramentas disponibilizadas pela Conexia Educação

Plataforma AZ

Solução educacional digital completa, voltada para aprendizagem da Educação Infantil até o Pré-vestibular. O AZ oferece diversos recursos educacionais, como trilha personalizada de estudos e acervo com milhares de materiais didáticos. Isso sem contar nas funcionalidades voltadas para apoiar a atuação do professor dentro e fora da sala de aula.

High Five

Voltado para a educação bilíngue, o High Five utiliza recursos digitais para potencializar o ensino do inglês, por meio da personalização de conteúdos e trilhas de estudos de acordo com as necessidades educacionais de cada aluno.

My Life 

O My Life é um programa de educação socioemocional, voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, por meio de metodologias com embasamento científico. Todo aprendizado acontece com conteúdos 100% digitais, alinhados à linguagem da nova geração de alunos. 

Quer entender melhor como a Conexia Educação contribui para a inovação nas ferramentas de aprendizagem para a Educação Básica? Preencha o formulário e entre em contato conosco.