Debater saúde mental e bem-estar do aluno faz parte da educação, mas é necessário também cuidar do emocional do professor. Nesse sentido, para além de boas condições de trabalho e suporte de psicoterapia, a escola pode incentivar a prática do mindfulness.

A atenção plena tem suas raízes na meditação budista, mas tornou-se uma prática popular em contextos atuais. Isso porque é possível praticar mindfulness em pequenas ações no dia a dia como, por exemplo, ao prestar atenção nas texturas, cores e sabores ao saborear um alimento. Continue a leitura para entender melhor o tema. 

Por que cuidar do emocional do professor?

Apesar da função social, o professor é um profissional como qualquer outro. Ele enfrenta diversas situações estressoras que podem desencadear desequilíbrio na saúde mental e no bem-estar físico, como sobrecarga de trabalho e prazos apertados.

Além disso, os professores precisam lidar com desafios emocionais, como o comportamento problemático dos alunos e ainda fornecer suporte emocional para os alunos que estão passando por dificuldades de aprendizagem.

Nesse sentido, cuidar do emocional do professor é importante para manter a continuidade do ensino e aprendizagem. Quando os educadores estão saudáveis ​​mentalmente, eles conseguem lidar com os desafios do trabalho, estão mais motivados e engajados e podem proporcionar um ambiente educacional positivo para os alunos. 

O que é mindfulness?

Mindfulness é uma prática que envolve prestar atenção plena ao momento presente, sem distrações. É uma técnica que ajuda as pessoas a se concentrarem e a se tornarem mais conscientes de seus pensamentos, emoções e sensações físicas.

A prática do mindfulness pode envolver meditação formal, como sentar-se em silêncio e concentrar-se na respiração, ou pode ser incorporada à vida cotidiana, como prestar atenção plena às atividades diárias, como caminhar ou comer.

A prática do mindfulness é associada a diversos benefícios para a saúde mental e física, incluindo a redução do estresse, ansiedade, bem como para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Por causa disso, é vista como uma vertente de psicoterapia.

Existem técnicas diferentes de atenção plena, mas um dos pontos positivos é que pode ser praticada informalmente ao longo do dia, ao trazer a atenção de volta ao momento presente, em vez de se perder em pensamentos ou distrações.

Veja também: Como a escola pode investir no desenvolvimento do professor

Benefícios da prática do mindfulness para os professores

A prática do mindfulness na escola pode ajudar a criar um ambiente escolar mais positivo e saudável. Entenda! 

Incentiva a autorregulação emocional

Para a prática do mindfulness, é essencialmente importante entender e ter consciência das emoções, o que consequentemente ajuda no desenvolvimento da autorregulação emocional. Isso significa conseguir gerenciar e regular nossas emoções de forma saudável e adaptativa. 

Dessa maneira, o professor aprende como reconhecer nossas emoções, entender as causas subjacentes e escolher como responder a elas de maneira construtiva. Pessoas com uma boa autorregulação emocional tendem a ter melhores habilidades sociais e uma maior capacidade de lidar com situações difíceis e estressantes da vida.

Ajuda a desenvolver a inteligência emocional 

Outra contribuição importante do mindfulness é a inteligência emocional, capacidade de utilizar as próprias emoções em benefício próprio, bem como ter ferramentas para lidar melhor com os outros. Por exemplo, é quando o indivíduo consegue resolver uma situação de conflito sem explodir com os outros. 

A prática do mindfulness ajuda a aumentar a consciência emocional, enquanto as habilidades de inteligência emocional podem ajudar a transformar essa consciência em comportamentos emocionais positivos e saudáveis. Juntas, ajudam a aumentar o bem-estar emocional do professor dentro e fora da sala de aula. 

Auxilia nos relacionamentos interpessoais 

O professor precisa lidar com diversos relacionamentos no exercício da profissão. São turmas e turmas repletas de pessoas com perfis diferentes, onde cada aluno tem suas particularidades de convívio. 

Nesse sentido, a prática do mindfulness é uma ferramenta valiosa para melhorar os relacionamentos interpessoais ao desenvolver habilidades como a atenção plena e a empatia.

Ao praticar mindfulness, o professor aprende a prestar atenção plena e a estar presente para os outros de forma mais autêntica e compassiva. É um bom caminho para se conectar mais profundamente com as pessoas e criar relacionamentos mais significativos e saudáveis.

Além disso, a prática do mindfulness reduz o estresse e ansiedade na sala de aula, fatores que podem afetar positivamente os relacionamentos na escola. Quando estamos mais calmos e centrados, conseguimos ouvir os outros com empatia e responder de maneira construtiva.

Aumenta a produtividade e o foco

Não há dúvidas de que a tecnologia proporciona diversos benefícios para a educação. Contudo, as redes sociais são conhecidas por oferecerem uma grande quantidade de informações e estímulos visuais e auditivos, o que pode levar a uma sobrecarga mental e perda de foco e produtividade.

Por outro lado, o mindfulness é um aliado importante do professor que precisa de foco e concentração para melhorar a produtividade, ao desenvolver a habilidade de prestar atenção plena e consciente ao momento presente.

Quando o professor pratica mindfulness, ele aprende a estar presente no momento e a não se deixar levar pelos pensamentos e emoções. Essa habilidade de estar atento melhora a capacidade de foco e concentração em outras áreas da vida do profissional. 

Você é gestor escolar e se interessou pelo mindfulness na sala de aula? A seguir, veja dicas da Conexia Educação para desenvolver a prática na sua escola. 

Mindfulness na escola: 7 dicas da Conexia Educação 

  1. invista em consultoria com psicólogos para promover o mindfulness com professores alunos;
  2. promova eventos e atividades artísticas para incentivo da atenção plena; 
  3. proponha a realização de pausa para a meditação ou a prática de atenção plena antes de começar uma tarefa;
  4. promova aulas de yoga em grupo;
  5. invista na educação socioemocional para o desenvolvimento de habilidades que favoreçam o foco, concentração e gerenciamento das emoções; 
  6. incentiva o desenvolvimento de técnicas de resiliência para o gerenciamento saudável de desafios;
  7. elimine distrações na sala de aula e nos espaços de convivência escolar.  

Proporcionar um ambiente educacional é fundamental para um ensino-aprendizagem de qualidade e positivo. Pensando nisso, a Conexia Educação disponibiliza o My Life, programa de educação socioemocional que visa desenvolver o projeto de vida saudável para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Acesse o site e conheça!