A elaboração da proposta pedagógica é obrigatória pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Mas, além de estruturar o documento, é importante mantê-lo atualizado para manter a qualidade da educação. 

A proposta pedagógica é um documento vivo e dinâmico, que deve ser constantemente atualizado e revisado. Isso porque as demandas e necessidades dos alunos e da comunidade estão em constante mudança, assim como as políticas educacionais e as diretrizes curriculares. Continue a leitura para entender o tema.

Qual a importância de manter a proposta pedagógica atualizada?

A proposta pedagógica norteia a educação oferecida pela escola, por isso, precisa ser atualizada para o ensino ser de qualidade. Veja! 

Orientar a prática pedagógica 

A proposta pedagógica é fundamental para orientar e nortear as práticas educativas em uma instituição de ensino. Ela representa um conjunto de metodologias, estratégias e recursos que visam promover o desenvolvimento integral dos alunos, bem como a formação cidadã.

Para isso, a proposta pedagógica da escola deve estar alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma vez que ela estabelece as competências, habilidades e conhecimentos que devem ser trabalhados em cada etapa de ensino. 

Dessa forma, a BNCC funciona como um referencial para o planejamento e desenvolvimento e avaliação das práticas pedagógicas. Além disso, atualizar a proposta é uma oportunidade de a escola avaliar se a linha teórica adotada é condizente com as necessidades dos alunos. 

Refletir às necessidades da escola 

A proposta pedagógica deve ser elaborada a partir de uma reflexão sobre a realidade social, cultural e econômica onde a escola está inserida, considerando as demandas dos alunos, famílias e a comunidade escolar — no entanto, essas necessidades podem mudar com frequência e precisam ser revistas. 

Para chegar nesse caminho, é preciso que a escola adote uma postura de reflexão coletiva, proporcionando espaços para que todos que façam parte da comunidade escolar possam expor suas ideias e necessidades em relação à escola. 

A partir disso, é possível ter um processo de análise e reflexão em grupo sobre o ensino-aprendizagem oferecido pela escola, visando identificar problemas, desafios e oportunidades de melhoria. Todos podem desenvolver estratégias e ações que visem aprimorar o processo educativo e a cultura escolar. 

Garantir a qualidade do ensino-aprendizagem

Além disso, a proposta pedagógica também é importante para garantir a qualidade do ensino e para promover ações educativas condizentes com a realidade. Por exemplo, a tecnologia, não amplamente utilizada antes da pandemia, tornou-se fundamental para a educação — por isso, deve constar no documento. 

Nesse sentido, a proposta pedagógica deve ser constantemente avaliada e atualizada, considerando os resultados alcançados nas avaliações escolares e os desafios a serem enfrentados, como aumento do abandono escolar ou queda no rendimento acadêmico. 

A escola é um espaço destinado à educação, cujo principal propósito é promover o desenvolvimento dos estudantes. Para atingir esse objetivo, é preciso aprimorar a qualidade do ensino, adotando práticas pedagógicas que sejam eficazes e relevantes para os estudantes. 

Como manter a proposta pedagógica atualizada?

A seguir, veja 3 ações que auxiliam na atualização da proposta pedagógica. Aproveite as reuniões pedagógicas para debater a necessidade de atualizar o documento. 

Revise os objetivos periodicamente 

Manter a proposta pedagógica atualizada é importante porque permite que a escola ofereça uma educação de qualidade, que atenda às demandas e necessidades dos alunos e da sociedade em geral. Vale ressaltar a necessidade de seguir o Conselho Nacional da Educação (CNE) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Isso implica em revisar constantemente os objetivos, as metodologias, as estratégias e os recursos utilizados para promover o desenvolvimento integral dos alunos, bem como a formação de cidadãos críticos, autônomos e responsáveis. A frequência de atualização pode ser definida de acordo com a necessidade da escola. 

Além disso, é importante avaliar constantemente os resultados da proposta pedagógica para identificar pontos de melhoria e realizar ajustes necessários. Isso pode ser feito por meio de avaliações de desempenho dos alunos e outros indicadores definidos pela escola.

Conheça as tendências pedagógicas 

A educação está em constante evolução, por isso, a escola precisa estar por dentro das principais tendências para a área — sejam elas tecnológicas ou didáticas. A partir disso, será possível incorporar novas metodologias e estratégias de ensino na proposta pedagógica.

Para isso, realize pesquisas e estudos para identificar as tendências para a educação e avaliar se estão alinhadas às necessidades e expectativas dos alunos e das famílias. Além disso, é importante participar de eventos e workshops voltados para a melhoria do ensino-aprendizagem para se manter constantemente atualizado. 

Do ponto de vista estratégico, atualizar a proposta pedagógica com recursos e abordagens educacionais inovadores ajuda a alavancar o marketing educacional. Uma escola que oferece uma proposta inovadora pode atrair alunos e pais interessados em uma educação moderna, que prepare os estudantes para os desafios.

Saiba mais: 5 tendências pedagógicas para inovar o ensino da sua escola em 2023

Inclua a formação humanizada 

A escola é um espaço importante de desenvolvimento, mas deve ir além dos conteúdos técnicos das áreas do conhecimento. Nesse sentido, é importante que a escola inclua desenvolvimento de habilidades socioemocionais para a proposta pedagógica estar alinhada às necessidades sociais e profissionais da sociedade atual. 

A formação humanizada considera o desenvolvimento integral dos alunos, valorizando não apenas o conhecimento técnico, mas também o lado pessoal, social e emocional dos estudantes. Além disso, prepara o aluno para os desafios da vida profissional como, por exemplo, resolução de conflitos e relacionamentos interpessoais. 

A Conexia Educação, uma das maiores referências em soluções educacionais do País, disponibiliza soluções digitais educacionais que visam aprimorar a qualidade de ensino na Educação Básica. Nessa lista está o My Life, programa de educação socioemocional com parceria do Instituto Ayrton Senna. 

Além disso, sua escola pode contar com os recursos inovadores da Plataforma AZ, solução de ensino completa para alunos da Educação Infantil até o Pré-vestibular.

Todas as soluções educacionais contam com plataforma 100% digital intuitiva, canal direito com a família dos alunos com ferramentas que conduzem o ensino-aprendizagem do professor. Acesse o site da Conexia Educação e conheça as soluções educacionais digitais que não podem ficar de fora da proposta pedagógica da sua escola.